Este foi um mês especial na Confraria Viva o Vinho. Realizamos uma grande imersão em uma das mais tradicionais regiões viníferas do mundo, Bordeaux. Um lugar do mundo onde os vinhos fazem parte do dia a dia das pessoas há mais de 2.000 anos.
Degustamos vários vinhos, uma experiência incrível entre vinhos de pequenos produtores, vinhos de garagem, produções mínimas de preciosidades que merecem ser apreciadas, de várias safras e estilos. Cada um nos remete a um momento especial. Impossível não se sentir na própria França.
Uma palavra define claramente o estilo de Bordeaux: elegância. Dos vinhos mais simples aos mais sofisticados, dos mais jovens aos mais antigos, todos são muito elegantes, cavalheiros que entregam prazer em taças.
Aromáticos, redondos, bem feitos. Alguns mais potentes, poderosos, outros um tanto mais gastronômicos, mas a elegância está sempre presente.
Outro ponto em comum muito forte é a longevidade. Todos, mesmo o 2006, com mais de 9 anos de garrafa, demonstraram grande capacidade de guarda, algo que só se encontra em grandes vinhos, mas que é uma característica natural para eles, indistintamente do valor cobrado.
O Vinho
Muitos vinhos nos chamaram a atenção, precisaríamos de muito mais tempo para falar sobre a experiência como um todo, mas neste momento, o que mais se destacou para nós foi o Château Les Grand Chênes Médoc 2008 Cru Bourgeois, um vinho com nome e sobrenome.
Uma experiência completa. A soma de maturidade, potência, força com a elegância natural de Bordeaux.
Logo ao tirar a rolha, bonita, já notamos que algo grande iria acontecer. Na taça um brilho jovem, surpreendente para um vinho com cerca de 7 anos de garrafa. Potente, seus aromas complexos já anunciavam o que iríamos beber e convidavam para a degustação. Uma mistura de frutas negras e especiarias.
Denso na taça, impossível passar despercebido. Na boca, ótima estrutura, persistente, maravilhoso. Excelente companhia para pratos de carne elaborados, bem feitos.
Entra para a lista dos grandes vinhos que merecem ser bebidos pelo menos uma vez na vida.
Château Les Grand Chênes Médoc 2008 Cru Bourgeois
-
Ao abrir a garrafa
-
Na taça
-
A prova
-
Meia hora depois