O Evento Cabernet Sauvignon da Confraria Viva o Vinho de agosto, realizado no último final de semana, trouxe uma grande novidade: fizemos uma reunião presencial com alguns dos confrades que participam do grupo Viva o Vinho no WhatsApp. A reunião foi na nossa casa, em São Paulo, cada um trouxe sua garrafa de vinho Cabernet e alguns petiscos. A diversão começou às 20h30 e foi até 3h30 da manhã.
Outra grande novidade é que, pela primeira vez, fizemos a transmissão da nossa reunião ao vivo, pelo Facebook Live, com todos os nossos amigos comentando os vídeos. Além de mim e do Emanuel, participaram o Artur e a Fernanda, a Denise e o Eduardo. Foram seis garrafas para seis pessoas! O saldo da noite está no nosso canal do YouTube. (SIM, agora temos um canal no YouTube e precisamos da sua ajuda para chegarmos a 100 assinantes e conseguirmos registrar a nossa marca! Vai lá e assina, por favor?).
Dessa vez nem precisamos falar sobre os vinhos. Os vídeos falam por si! Todos comentaram. Aliás, se você assistir todos os vídeos, vai ver a diferença dos convidados no primeiro vídeo – todos tímidos, menos o Emanuel, que nunca é tímido – e no último, quando todos já estão rindo e falando muito. Vale a pena tirar um tempinho, é diversão na certa!
Na nossa reunião predominaram os vinhos chilenos e argentinos. Mas durante as duas semanas anteriores ao evento, provamos todos os vinhos dos packs que montamos para a Wine in Pack, incluindo Cabernets Sauvignon do Brasil e Espanha. Para nós, o melhor deles foi o Perdriel, uma produção especial da vinícola argentina Norton, que ganhou um post diferenciado aqui no site. A nossa avaliação dos demais vinhos você pode conferir na seção Quick Review.
Mas claro que o evento não foi só a reunião que fizemos em casa. Como sempre, tivemos participação de todo o Brasil, alguns com os Packs Viva o Vinho, outros com Cabernets Sauvignons das mais diversas origens. E essa diversidade é muito legal!
Vejam como foi a participação dos nossos confrades do Grupo Viva o Vinho.
Cecilia Cec Ilia - Rio de Janeiro (RJ)
#eventoCabernetSauvignon Na foto aqui do post estão os vinhos do meu primeiro pack da Wine in Pack fotografados hoje à tarde, à frente de uma pequena garrafinha azul onde guardo as rolhas de alguns vinhos que experimentei até hoje. No ritmo dos eventos aqui da Confraria, acho que logo vou precisar de um recipiente maior para guardar as rolhas de bons sabores e recordações. Sexta-feira corrida, não deu tempo de combinar com os amigos para degustarem comigo hoje e nem de comprar os meus queijos preferidos. Aliás, não tenho orgulho em afirmar que na minha geladeira, esta semana, o único queijo que há é aquele sem lactose – e sem graça! Mas vamos nos concentrar nas coisas positivas: boa escolha do pack para hoje, o frutado delícia Finca La Florencia Cabernet Sauvignon estou experimentando agora!
Eduardo Carrano - São Paulo (SP)
Achei este Gran Coronas, um vinho bem frutado e aromático, muito bom encerrar o evento por aqui!! #vivaovinho #wineinpack
Marta Loreta Di Iorio Tavares - São Paulo (SP)
Um Cabernet espanhol de vermelho intenso, com toque de frutas vermelhas. Esperava mais por ser um reserva, talvez merecesse um pouco mais de tempo de guarda. #wineinpack #eventocabernetsauvignon
Marta Loreta Di Iorio Tavares - São Paulo (SP)
Meu Cabernet de hoje é chileno! Na taça apresenta brilho e cor rubi atraente. Na boca é encorpado e com boa acidez. Um bom exemplar de vinho chileno! #vivaovinho #wineinpack #eventocabernetsauvignon
Anne Caroline Gonçalves - Sorocaba (SP)
Esse foi o escolhido para compartilhar com vocês. Aposto bastante nos nacionais, e da Dal Pizzol faltava conhecer esse. Não passa por madeira, é o vinho na sua essência... leve... frutado... Equilibrado... tipo facinho de beber.
Edward J. Figueiredo - Cuiabá (MT)
Dois Cabernets provados no fim de semana. O primeiro foi o Miolo Reserva Cabernet Sauvignon, safra 2014, acompanhando um cordeiro assado, arroz marroquino, tabule e charutinho de uva. Ambos bastante representativos da casta, porém muito diferentes no paladar. O primeiro de perfil mais ligeiro e frutado, pronto para degustar.
Edward J. Figueiredo - Cuiabá (MT)
O segundo foi o Terrunyo Cabernet Sauvignon da Concha y Toro, safra 2012, acompanhando pizza, carne de sol, bolinho de bacalhau (!) e filmes. O segundo com maior peso em madeira (são 14 meses de descanso em barricas francesas), teve que passar pelo decanter para amaciar. Saúde, confrades!
Leandro Diniz - Maringá (PR)
Vermelho intenso, com bordas indo pro marrom, nariz intenso, frutas negras, amoras, um toque de cacau, na boca muito bem resolvido, um toque de pimenta com baunilha, com um final bem prolongado, vinho muito bom!!!
Natali Amaro Matos
Já começamos o evento do Cabernet Sauvignon. Um Marques de Nevado Reserva. Vermelho rubi escuro. No nariz apresenta aromas básicos de madeiras e frutas vermelhas. Na boca é intenso, com alguma presença de taninos, vai melhorando depois de alguns minutos respirando no decanter. #VivaOVinho #TimTim #EventoCarbenetSauvignon #MuitoBom #VinhoQueijos
Rodrigo Coelho - Lajeado (RS)
Depois de tanto falar durante a tarde, não me contive e iniciei os trabalhos do evento do Cabernet Sauvignon!!! Um vinho de 2013, com uma cor rubi intenso, com o carvalho predominando no aroma, mas descendo macio desde a primeira taça!! Seguramente vai melhorar nas próximas, mas estou muito empolgado pra esperar!! Saúde a todos!!
Solange Damasio - Rio de Janeiro (RJ)
Marques Casa Concha dispensa apresentações. Delicia de vinho!! Amo!! Muito bom nos encontrarmos nesses eventos!! Mesmo virtualmente.
Solange Damasio - Rio de Janeiro (RJ)
O Aranjuez ganhamos nesta semana. Me surpreendeu positivamente!! Tim tim!!
E você, já participou dos nossos eventos? Inscreva-se no nosso grupo no Facebook, fique ligado na página da Confraria Viva o Vinho e participe! A cada mês pretendemos trazer ainda mais novidades!