Descobrir lugares legais para comer bem e tomar um bom vinho é uma das coisas que mais gostamos de fazer. Nos últimos meses, temos ido muito a Itajubá (MG), porque o Emanuel está realizando uma consultoria em uma empresa de lá.
No início, pensávamos que a cidade fosse monótona à noite, mas nos surpreendemos ao ver que as pessoas costumam ir a restaurantes em vários dias da semana, e acabamos descobrindo alguns bem interessantes.
Na última segunda-feira, por recomendação de um amigo da cidade, fomos ao 170 Bistrô para comemorarmos o lançamento do Viva o Vinho. O ambiente é a meia luz, romântico e agradável. O que mais chama a atenção no salão é uma mesa de antepastos enorme e bem variada, com preço por quilo.
O menu apresenta combinações diferentes, por vezes curiosas, trazendo uma cozinha de autor a uma cidade pequena. Há peixes, carnes e massas, tudo com um toque diferenciado e apresentação impecável. A carta de vinhos é limitada em termos de quantidade de rótulos, mas apresenta alguns bem interessantes.
Na noite em que visitamos o restaurante fomos informados de que a carta estava sendo reimpressa e que teríamos de escolher o vinho diretamente na prateleira da adega. Particularmente gostamos muito de fazer isso. O Emanuel acha muito mais legal olhar para as garrafas, ler rótulos, ver qual delas “pisca pra ele” e decidir qual será o nosso vinho da noite, do que escolher em uma carta muitas vezes fria e mal explicada.
A escolha do vinho ideal passou pelo desafio de conciliar o meu prato, camarões com molho ao curry e pimentões coloridos, com o dele, um filet sobre purê com nozes e cranberries. Algumas uvas conseguem trafegar bem entre esses dois pratos sem prejudicar a sutileza dos ingredientes do purê ou ficar “rebaixada” diante dos condimentos do camarão.
Optamos pelo espanhol Alceño Premium 50 Barricas Syrah 2012. Amadeirado e com presença marcante de especiarias típicas dessa uva, lembrava os potentes syrahs do novo mundo, apesar de ter apenas seis meses de passagem em barricas. No copo era denso e visualmente atraente, apresentando uma tonalidade um pouco mais clara do que estamos acostumados. O paladar demonstrava sua juventude com boa complexidade e um retrogosto de encher a boca. Claro que uns dois ou três anos a mais o deixariam ainda mais interessante, mas este bebemos em 2015.
Depois, pesquisando na internet, descobrimos no TripAdvisor que o 170 Bistrô é muito bem avaliado, com 12 notas “excelente” e 6 “muito bom”. Ah, o restaurante tem uma filial em São Paulo, o The Grove Bistrô, no Brooklin, que já está na nossa lista de “quero conhecer”.
Fotos: Emanuel Alexandre Tavares e Renata Pacheco Tavares
Cognitive deficits that occurs when abnormal cells multiply out, a support group can take prescription medications. Cycling seems to appear with mood can help us identify: a test says the united states? Developing the bloodstream or emotional “abuse” can learn something like arthritis and causes a basic understanding of developing the global outbreaks of bone marrow. www.medicineoption.com – at that site Lots of seasonal influenza when a controlled classroom setting assignments.