Pois é, tem dias que não tem jeito, você não está bem, e esse dia aconteceu com a Renatinha. Ela tem realizado uma série de exames bem desagradáveis e naquela noite ela estava indisposta, aborrecida e eu tinha de fazer algo.

Santa Helena Selection del Directorio Pinot Noir 2011

Mortadela italiana e brioche francês para a entrada.

Não tínhamos o jantar definido e eu queria sair da pizza convencional. Corri à padaria, por sinal temos uma excelente aqui perto de casa, e comprei o “básico”: presunto Royale Sadia, um bom Emmental e pão de forma não industrializado. Para a entrada, mortadela italiana e um brioche francês. Levei também um mil folhas e uma bomba de chocolate. Eu precisava fazê-la feliz.

Cheguei em casa e ela foi logo perguntando o que era tudo aquilo, falando que eu era exagerado e eu só falei que a noite era dela.

Para beber, sentenciei: a adega é sua! Escolha o que quiser! Ela riu e falou: “você sabe que o Don Melchor eu não vou pegar e que eu prefiro que você escolha”. Respirei aliviado. rsrsrsrsrsrs

Apesar dos ingredientes, estamos falando de um lanche, pensei logo em um bom Pinot Noir. Fui direto para um Santa Helena Selección del Directorio Pinot Noir 2011 que estava lá, esperando por nós. Adoro essa família de vinhos e o Pinot Noir em particular é digno de nota. Partimos para a cozinha, organizei os ingredientes na pia e abri o vinho.

O sanduíche foi feito de uma maneira um pouco diferente do que costumamos fazer em casa, quando o assamos em um forno elétrico ou a gás. Utilizei uma frigideira grande, boa, com revestimento tefal, e fritei um pouco os ingredientes com uma pitada de orégano e um fio mínimo de azeite. Coloquei entre as duas fatias e fiquei virando até o pão ficar dourado.

Santa Helena Selection del Directorio Pinot Noir 2011

Que tal o visual geral?

Sinceramente, acho que ficou muito bom.

O vinho

Gosto muito dos Santa Helena Selección del Directorio. São vinhos que entregam muito mais do que custam, proporcionando excelentes experiências.

Os vinhos da Santa Helena recebem uma denominação própria, que pode ser vista aqui. Recentemente, acrescentaram aos rótulos termos mais comuns ao mercado. O Selección del Directorio, por exemplo, vem agora com o termo Gran Reserva associado.

Esse Pinot Noir é especial. Muito elegante, aromático, delicado ao paladar, mas presente. Sua cor é mais intensa que outros Pinots clarinhos; a passagem por barricas de carvalho confere uma harmonia e intensidades que o deixam acima da média.

Já escrevi sobre os Vernus, mas em termos de custo benefício, os Selección del Directorio são difíceis de bater.

O humor da Renatinha melhorou bastante depois disso tudo. Valeu muito a pena.

 

Santa Helena Selección del Directorio Pinot Noir 2011
  • Ao abrir a garrafa
  • Na taça
  • A prova
  • Meia hora depois
3.8

Comentários