A José Maria da Fonseca, produtora de Azeitão com 190 anos de história, acaba de lançar a mais recente colheita do seu vinho topo de gama – Hexagon 2017. Criado e pensado pela mente inquieta de Domingos Soares Franco, o tinto simboliza as seis castas que o compõem e as seis gerações da família que estão na sua origem.

O Hexagon nasceu de uma feliz provocação lançada ao enólogo Domingos Soares Franco, pertencente à 6ª geração da família. Em causa, o desafio de criar um tinto capaz de refletir o trabalho realizado na vinha e na adega, de um perfil internacional ímpar, marcado pela elegância.

Com a primeira colheita lançada em 2000, este tinto pretende celebrar o conceito de “Novo Mundo”, onde os vinhos são dotados de tonalidades mais densas e com uma ampla concentração de sabor e aromas. Conhecido e reconhecido por ser o topo de gama da José Maria da Fonseca, o Hexagon reúne, numa só garrafa, as raízes portuguesas e as influências internacionais. Uma receita que vai ao encontro das múltiplas experiências no estrangeiro que impactaram a vida e o gosto do seu autor.

Elaborado com as castas Touriga Nacional, Syrah, Trincadeira, Tinto Cão, Touriga Francesa e Tannat, o Hexagon é de uma complexidade única. Com um tom vermelho-escuro dominante, evidencia no nariz aromas a frutos vermelhos e do bosque, como mirtilos, violeta ou ameixa preta, revelando ainda traços de trufa.

No paladar, mostra-se frutado, elegante, cheio, embora suave, com alguma madeira de carvalho francês, taninos presentes, mas delgados. O final de boca é longo e, aqui, é possível notar a personalidade e acidez das castas Tinto Cão e Tannat. Harmonia e elegância são o duo omnipresente ao longo de toda a prova.

Com um estágio de oito meses em meias pipas novas de carvalho francês, o vinho acompanha na perfeição pratos de caça e queijos. Apresenta ainda um potencial de guarda alargado, podendo aguentar até 16 anos após o seu engarrafamento.

A nova colheita do Hexagon chega ao mercado acompanhada de uma nova imagem, cujo rótulo revela agora um acabamento a lacre, tornando-o na sugestão ideal para oferecer nesta quadra natalícia.

Hexagon Tinto 2017 – P.V.P. Recomendado €89,00

 

Comentários