30 e 20 Anos de história contada no copo

Nascidas no seio de uma família que produz vinhos do Porto desde 1710, as irmãs Luísa e Maria Vieira de Sousa elegeram este ano de 2024 para lançar mais dois Tawny Colheita: um de 1994 (ano de nascimento da Maria) e outro de 2004. Com 30 e 20 anos de idade, chegam ao mercado com a marca e chancela de qualidade Vieira de Sousa, atestada pelo conhecimento na feitoria e por fazerem parte de um dos mais consagrados espólios de vinhos do Porto. Duas referências que se apresentam com uma nova roupagem, do logo ao rótulo – mais clean e atual –, a somar mais um passo no rebranding que foi iniciado em finais de 2023 e estreado com o lançamento do Vieira de Sousa Reserva tinto 2011 – Edição Especial 5L.

A Vieira de Sousa é proprietária de cerca de 70 hectares de vinhas, espalhadas por quatro quintas, todas elas localizadas na sub-região do Cima Corgo: Quinta da Água Alta (que congrega a Quinta do Bom Dia e a Quinta do Espinhal), no Ferrão, Gouvinhas; Quinta da Fonte, em Celeirós do Douro; Quinta do Fojo Velho, em Vale de Mendiz; e Quinta do Roncão Pequeno, em Vilarinho de Cotas. As uvas usadas para a produção dos vinhos do Porto Colheita têm origem em dois terroirs bem distintos, mas que se complementam entre si: a Quinta da Água Alta, com exposição maioritariamente a sul, e vinhas com diferentes altitudes, que vão desde os 120 aos 412 metros de altitude; e a Quinta do Fojo Velho, encaixada no vale do rio Pinhão, com exposição a poente, mas ainda assim muito protegida do calor escaldante que se faz sentir no rio Douro durante o verão. O encepamento é semelhante, dominando a Tinta Roriz, casta determinante no envelhecimento fresco dos nossos Tawnies. A esta casta somam-se Touriga Francesa, Tinta Amarelas, entre outras. No que toca ao processo de vinificação, as uvas fermentam em lagares antigos de granito, com pisa a pé, ocorrendo este processo nas adegas de cada uma destas duas quintas.

O ano de 1994 foi considerado “monumental”, tendo sido declarado como ano para ‘Vintage Clássico’, a mostrar muita concentração de taninos e fruta. Foi um ano que se iniciou com muita chuva e humidade, o que levou a um rendimento baixo generalizado. No restante período, o tempo revelou-se excelente, com temperaturas nunca acima dos 38.ºC e clima seco com algumas chuvas oportunas. As vindimas decorreram em condições ideais, com as uvas num estado perfeito, sanitário e de maturação. Além dos lotes excecionais escolhidos para o engarrafamento de Porto Vintage, António Vieira de Sousa Borges – pai de Luísa e Maria – fez a seleção de um lote de destaque, proveniente destas vinhas, que destinou para o envelhecimento a longo prazo em pipas. Este Porto Colheita resulta de um lote de algumas pipas, sempre atestadas com 1994. No que toca à prova, apresenta-se em tons de castanho-dourado, com ligeira aurela esverdeada. No nariz, revela uma intensidade aromática bem evidente. Na boca, é intenso, poderoso e surpreendentemente profundo. Com notas de melaço, damasco desidratado e frutos secos, tem uma estrutura elegante e equilibrada com o tempo. O Vieira de Sousa Porto Colheita 1994 é um excelente exemplo do potencial desse ano, com corpo e um nervo infinito.

A vindima de 2004 foi precedida por um ótimo ano vitícola. Em agosto, as vinhas estavam em boas condições, mas verificava-se um forte stress hídrico. No final do mês surgiu uma boa pluviosidade acompanhada por temperaturas relativamente baixas, resultando numa maturação muito lenta. O mês de setembro começou com tempo instável, seguido de um sol duradouro. A vindima foi realizada sem chuva, perfeita para um grande final de ano de trabalho. Após um inverno de estabilização e afinamento, António Vieira de Sousa Borges fez a seleção de um lote de destaque proveniente das vinhas da Quinta da Água Alta e da Quinta do Fojo Velho, destinando-o para um envelhecimento em tonel, feito a longo prazo: para guarda e história. O Vieira de Sousa Porto Colheita 2004 tem uma cor âmbar e apresenta uma excelente complexidade aromática, onde é possível destacar notas de mel, frutos secos e figo. Na boca tem bom volume e uma textura suave e fresca. Termina cheio de complexidade, elegância e persistência.

 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Vieira de Sousa Porto Colheita 1994

PVP: €98,00 • Alc.: 19,50% • Acidez Total: 4,90 g/L • Açúcar Residual: 106 g/L • Baumé: 3,70 • pH: 3,50

Vieira de Sousa Porto Colheita 2004

PVP: €38,00 • Alc.: 20,00% • Acidez Total: 5,68 g/L • Açúcar Residual: 106 g/L • Baumé: 3,50 • pH: 3,72

 

Comentários