O mercado vitivinícola português teve um impulso positivo na década de 2010, com o volume a aumentar de forma constante, liderado pelo crescente interesse nos vinhos nacionais, e com o valor igualmente crescente (embora a partir de uma base relativamente baixa). O impacto do Covid-19 levou à redução do volume em todas as categorias de bebidas alcoólicas, e o vinho não foi exceção. No entanto, o preço por garrafa continuou a aumentar durante a pandemia – como aconteceu com outros mercados, refletindo uma tendência mais ampla de economias de bloqueio sendo reaproveitadas para as pessoas se mimarem e, portanto, haver uma premiumização da categoria.
Que tipo de mercado de vinho vai regressar a Portugal quando a pandemia recuar?
Até agora, os sinais são mistos. O volume de vinho recuperar-se-á, mas a tendência de premiumização pode diminuir à medida que os aumentos do custo de vida começam a surgir. Já a indústria do turismo apresenta uma possível recuperação, mas a “cautela acerca do Covid” entre os viajantes a lazer conterá os números.
O gasto por garrafa de vinho no mercado português tanto no off como no on trade tem aumentado de forma constante nos últimos 3 anos. Uma minoria de consumidores vê o vinho como uma bebida cara, e esta proporção aumentou desde o Covid. O aumento do gasto por garrafa, aliado à diminuição do volume, também é uma tendência presente em muitos mercados.
Os consumidores de vinho portugueses estão a envelhecer, pois o encerramento do on-trade durante o Covid prejudicou o número de consumidores mais jovens. Na verdade, os enófilos mais velhos são geralmente mais conscientes do valor e tendem a experimentar menos quando comparados com os consumidores mais jovens, assim como são menos propensos a ver o vinho como um contributo para melhorar o estilo de vida.
O aumento a curto prazo no número de consumidores maduros de vinho (com mais de 65 anos) pode ser parcialmente responsável pela diminuição do envolvimento no vinho, com os consumidores do mercado português a gostarem menos de experimentar nas suas seleções e a estarem menos ligados à categoria.
Níveis de envolvimento vitivinícola em Portugal
Envolvimento com vinho: tracking
Atitude em relação ao vinho: tracking
(% que “concorda” ou “concorda totalmente” com as seguintes afirmações)