O tour de imprensa imersivo promovido pelo Consórcio Garda DOC, como parte do projeto europeu “DOP Excellence:
A Truly European Savoir-Faire”, retorna ao Lago de Garda de 4 a 6 de junho, explorando dados,
o território e estratégias de posicionamento.

A edição de 2025 do Garda Wine Stories está de volta — o evento organizado pelo Consórcio Garda DOC, que receberá a imprensa internacional de 4 a 6 de junho no coração do Lago de Garda para um press tour exclusivo, com o objetivo de descobrir a região, seus produtos agroalimentares de excelência e a identidade única da denominação Garda DOC.

A iniciativa faz parte do projeto europeu mais amplo “DOP Excellence: A Truly European Savoir-Faire”, cofinanciado pela União Europeia, com o objetivo de reforçar a notoriedade e a competitividade de quatro produtos DOP que representam o savoir-faire europeu: os vinhos Garda DOC, o Salame di Varzi DOP, o Prosciutto Crudo di Cuneo DOP e o queijo Montasio DOP.

Por meio de degustações, visitas a vinícolas, debates e sessões de aprofundamento, o programa oferece aos participantes uma jornada imersiva que combina storytelling, qualidade produtiva e promoção do território. Entre os eventos mais aguardados desta quarta edição está a conferência marcada para quinta-feira, 5 de junho, na Dogana Veneta, em Lazise, intitulada “Garda DOC Entre HoReCa e Grande Distribuição: Números, Percepções e Perspectivas”.

O encontro proporcionará uma análise detalhada do desempenho da denominação, por meio de dados do Observatório de Distribuidores e de insights de compradores da grande distribuição, servindo como uma oportunidade significativa para refletir sobre o posicionamento da DOC no mercado atual.

O Garda Wine Stories não é apenas um evento, mas um projeto estruturado que, ano após ano, nos permite construir uma denominação moderna e competitiva, alinhada às dinâmicas atuais do mercado. Estamos trabalhando a partir de uma base sólida, fundamentada em dados e análises, que nos ajuda a compreender profundamente o potencial do nosso território e promovê-lo de forma sustentável. 2025 representa um passo estratégico: desde entender como a denominação é percebida até engajar diretamente os principais players da distribuição, estamos prontos para traçar um caminho rumo a um DOC Garda cada vez mais reconhecível, presente e valorizado nos canais HoReCa, na grande distribuição e no mercado internacional”, afirmou Paolo Fiorini, presidente do Consórcio Garda DOC.

O Garda Wine Stories confirma-se, assim, como uma poderosa ferramenta de storytelling e promoção, com um forte senso de identidade, concebida para construir uma imagem coerente e contemporânea da denominação, através das vozes dos produtores, das experiências diretas no território e da partilha dos dados provenientes das pesquisas e análises realizadas nos últimos anos.

Essa evolução também foi possível graças ao projeto europeu “DOP Excellence: A Truly European Savoir-Faire”, como destacou Paolo Fiorini, presidente do Consórcio Garda DOC: “Hoje, o Garda Wine Stories é um exemplo concreto de como uma denominação pode se narrar com profundidade e consistência dentro de uma visão europeia. O projeto nos permitiu estabelecer um diálogo virtuoso entre a identidade territorial e as dinâmicas de mercado, valorizando o selo DOP tanto como um ativo cultural quanto competitivo.

O projeto “DOP Excellence: A Truly European Savoir-Faire” continuará na segunda metade do ano com novas iniciativas estratégicas, incluindo uma campanha nacional de televisão, atividades promocionais nos principais pontos de venda italianos — os Tasting Days — e outros press tours pela região.

Neste contexto, o Garda Wine Stories destaca-se como uma das principais ferramentas para garantir a continuidade da narrativa coletiva das excelências DOP envolvidas.

 

Comentários