Experiências de prova e harmonizações exclusivas e personalizadas com vinhos excepcionais são parada obrigatória para quem visita a região do Porto, em Portugal
Um dos carros-chefes do WOW, o quarteirão cultural mais badalado da região do Porto, em Portugal é, sem sobra de dúvida, o vinho e as mil e uma possibilidades de experiências que ele proporciona. Em um dos sete museus do complexo, em workshops, degustações e harmonizações, ou ainda para acompanhar uma refeição em um dos 12 restaurantes e bares do local, a bebida sagrada de Dionísio dita regra.
Como não podia deixar de ser, o WOW abriga uma democrática Escola de Vinho e atende desde profissionais do ramo até curiosos e apreciadores, e oferece experiências de provas exclusivas e personalizadas com vinhos excepcionais, tudo isto num ambiente exclusivo. Essas degustações podem ser adaptadas aos interesses individuais ou seguir o roteiro da casa, que é agitado e perfeito para quem quer aprender tudo sobre os diversos vinhos portugueses, mas também sobre o vinho em geral, em um contexto global.
“Quem visita o WOW não pode sair sem aprender a identificar as características dos diferentes vinhos e descobrir os elementos chave para garantir uma boa harmonização mediante o gosto pessoal, seja para aplicar no cotidiano ou em recepções casuais”, pontua José Sá, enólogo responsável pela Escola de Vinho do WOW.
Nos workshops, o número de pessoas por turma é reduzido para garantir acompanhamento personalizado e aprendizagem eficaz, sendo assim ideal para finalizar uma visita ao WOW ou para ocasiões especiais. São várias opções de cursos rápidos e, separados por grau de dificuldade, não deixam ninguém de fora: Desmistificar o Vinho (nível I), Desmistificar Vinhos do Mundo (nível II), Harmonização de Vinho e Chocolate (nível II), Regiões Vínicas Portuguesas (nível III). Há também programações especiais, como A Descoberta do Dão, com mentoria de Paulo Nunes, eleito enólogo do ano em 2019 pela Revista de Vinhos de Portugal, que acontece dia 30 de junho. A programação mensal pode ser conferida aqui.
Em “Harmonização de Vinho e Chocolate”, workshop nível II e um dos mais buscados pelos visitantes, todos aqueles que apreciam vinho e chocolate e que queiram compreender como desfrutar ainda mais de ambos são bem-vindos. A vivência tem duração de uma hora e inclui um vinho e um chocolate de boas-vindas, prova de cinco vinhos portugueses e cinco chocolates Vinte Vinte, fabricados no próprio WOW, durante a sessão. Os participantes recebem ainda um certificado de participação no final. Uma excelente complementação depois de visitar o Museu do Vinho e o Museu do Chocolate, que fazem parte do complexo.
A chegada do verão em terras portuguesas também trouxe uma surpresa para os amantes de vinho e visitantes do WOW. A fim de provar que vinho não é uma bebida que se atém apenas a aconchegar no inverno, surgiu a Summer Wine School que, em formato de workshop, ensina como degustar vinho, a história e estilos de vinhos do Porto, fala sobre os vinhos do Douro e os vinhos verdes, mostra como armazenar o vinho e quais as diferentes temperaturas ideais para servir a bebida. As sessões são de 30 a 45 minutos e estão disponíveis em inglês e português durante os meses de julho a setembro. Cada sessão é limitada a 6 pessoas e custa 18 euros por pessoa.
Todos os workshops estão na agenda da Escola de Vinho no site do WOW e podem ser reservados online sem burocracia. Os preços variam de 25 a 45 euros e mais informações sobre a Escola de Vinhos podem ser obtidas pelo wineschool@wow.pt.