O que saber sobre esta nação do vinho
Este ano, o Congresso Mundial da Vinha e do Vinho terá lugar, pela primeira vez, na República da Moldávia – o país com a maior área de vinha per capita do mundo, com 4 hectares por cada 100 pessoas. A área total de vinha da Moldávia atinge quase 110.000 hectares. O país está entre os 20 maiores produtores de vinho do mundo e é o 14.º maior exportador mundial de vinho.
Em 2024, a Moldávia exportou 144 milhões de litros de vinho, no valor de mais de 234 milhões de dólares. Os vinhos moldavos são exportados para 73 países, sendo que metade de todas as exportações se destinam aos mercados europeus. Na Moldávia, o vinho não é apenas uma indústria – faz parte da identidade, da história e da economia do país. Nos últimos anos, o setor vitivinícola cresceu significativamente, graças à elevada qualidade e à melhoria da infraestrutura de enoturismo. Atualmente, a Moldávia conta com mais de 250 adegas, que oferecem excelentes vinhos e experiências inesquecíveis aos visitantes de todo o mundo.
A Moldávia construiu uma forte reputação no mundo internacional do vinho não só através do seu terroir autêntico e das suas tradições ancestrais, mas também pelo reconhecimento crescente alcançado nas últimas décadas. Nos últimos cinco anos, os vinhos moldavos conquistaram milhares de medalhas nas mais prestigiadas competições internacionais – incluindo o Berliner Wine Trophy, Mundus Vini, Decanter World Wine Awards e Concours Mondial de Bruxelles. Estes prémios ajudaram a Moldávia a tornar-se reconhecida como um produtor sério de vinhos de elevada qualidade, capaz de competir a nível internacional e de impressionar até os especialistas mais exigentes.
Um marco importante na promoção dos vinhos moldavos além-fronteiras foi a criação do Instituto Nacional da Vinha e do Vinho (ONVV) e o lançamento da marca nacional “Wine of Moldova: Unexpectedly Great” em 2013.
A 46.ª edição do Congresso Mundial da Vinha e do Vinho terá lugar de 16 a 20 de junho de 2025, no Palácio da República, em Chișinău, na Moldávia. O congresso reunirá 300 especialistas, investigadores, enólogos, produtores e decisores políticos de 51 países membros da OIV, para discutir o futuro da indústria vitivinícola global.
Os participantes também irão realizar 13 visitas técnicas às adegas mais renomadas da Moldávia e desfrutar de um jantar festivo na Cricova – a famosa cidade subterrânea do vinho, conhecida pelos seus vastos túneis e excelentes vinhos.
Os pacotes de participação estão disponíveis para compra no site oficial do congresso: https://oiv2025.md/packages-available/
O evento é organizado pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), em colaboração com o Ministério da Agricultura e Indústria Alimentar da Moldávia e o Instituto Nacional da Vinha e do Vinho (ONVV). A Moldávia é membro da OIV desde 3 de abril de 2001 – tendo sido o primeiro país da CEI a aderir à organização. Em 2024, a OIV celebra o seu 100.º aniversário e o congresso na Moldávia marca o início do seu segundo centenário.
CONTACTO:
Natalia Ogurtov, nogurtov@wineofmoldova.com, +37360022799