A feira Grandes Escolhas Vinhos & Sabores 2024, que decorreu entre 19 e 21 de outubro, na Feira Internacional de Lisboa, registou 16 mil visitantes durante os três dias, que puderam testemunhar a grande aposta na internacionalização e no enoturismo, estratégia que contou com o apoio do Turismo de Portugal e da ViniPortugal.
Lisboa, 28 de outubro de 2024 – A feira “Grandes Escolhas | Vinhos & Sabores”, que decorreu no Pavilhão 1 da Feira Internacional de Lisboa (FIL), entre 19 e 21 de outubro registou, durante os três dias do evento, 16 mil visitantes, dos quais se registaram 3.100 participantes profissionais. A maior feira do setor em Portugal contou, mais uma vez com o apoio do Turismo de Portugal e da ViniPortugal, que se juntaram à Grandes Escolhas na sua forte aposta no enoturismo e na internacionalização dos vinhos portugueses, os temas centrais da edição deste ano.
De destacar é a presença de 20 compradores internacionais, vindos de 14 mercados dentro e fora da EU, convidados pela organização, que resultou em mais de 140 reuniões de trabalho com produtores presentes no certame, contactos esses que se irão traduzir em negócio, razão pela qual esta é sem dúvida uma estratégia de sucesso, com claras vantagens para ambos.
“Esta feira, realizada num período marcado por alguma turbulência no setor, marca um ponto de viragem na abordagem que fizemos, focando-nos em duas áreas nucleares: o apoio à exportação e a divulgação do enoturismo, no que tivemos apoio tanto da ViniPortugal como do Turismo de Portugal. No que se refere à exportação foi feito um grande esforço de trazer a Lisboa um conjunto importante de compradores internacionais, oriundos de 14 diferentes mercados, que tiveram uma interação muita intensa com várias dezenas de produtores presentes, traduzida em mais de 140 reuniões de trabalho e muitos outros contactos exploratórios. Das reações que já apurámos por parte desses visitantes, verificámos uma impressão muito positiva acerca da qualidade e diversidade dos nossos vinhos e tenho a certeza que muitos negócios se concretizarão nos próximos tempos.” – refere João Geirinhas, diretor de negócio da Grandes Escolhas.
A feira que reuniu 360 expositores de vinhos e sabores, promoveu 14 Masterclasses – todas elas com grande adesão, pela sua qualidade e relevância, sendo oportunidades únicas de provar vinhos excecionais, muitos dos quais são raridades e colheitas históricas que há muito não se encontram à venda -; 25 provas rápidas comentadas – Prove Connosco -, em que os produtores puderam dar a conhecer ao público as suas novidades, e seis showcookings, dois dos quais com chefes à frente de restaurantes com uma estrela Michelin. André Cruz (Feitoria, *Michelin, Lisboa), Ruben Trindade (Casa do Gadanha, Estremoz), Hélio Loureiro, João Sá (SÁLA, *Michelin, Lisboa), Carlos Afonso, e Tiago Emanuel Santos (Voraz, Barreiro) protagonizaram os momentos em que vinhos e sabores se juntaram para celebrar o panorama gastronómico nacional.
O tema do enoturismo voltou a estar em foco nesta edição, com a realização de um colóquio sobre Enoturismo, e com a visita de vários profissionais da área, como afirma João Geirinhas – “No que se refere ao enoturismo, tivemos também a visita de muitos profissionais da área, agências e organizadores de viagens, que procuraram, e acho que encontraram, perspetivas de novas ofertas para o mercado internacional, sem esquecer o mercado interno que vale cerca de 40% do negócio. Estas são áreas que queremos continuar a explorar e a aumentar em futuras edições.” Este momento de debate em colaboração com o Turismo de Portugal teve por objetivo incentivar os produtores de vinho a fazerem crescer o seu negócio, apostando no turismo e tirando partido das potencialidades da sua propriedade e da região em que se insere.
O saldo de mais uma edição da Grandes Escolhas Vinhos & Sabores é, indubitavelmente, positivo, sendo possível realçar que esta feira mostrou que é possível reunir no mesmo evento profissionais e consumidores, num ambiente descontraído e confortável para todos, e em que foram mostradas em primeira mão muitas das novidades que vão chegar ao mercado no Natal, e que vão marcar o ano 2025. “A qualidade está amplamente assegurada e há produtos muito interessantes a aparecer.”, reforça o organizador do evento, João Geirinhas.
No dia 19, na abertura da feira foram ainda anunciados os resultados do Concurso Escolha da Imprensa. Este concurso que reúne no Júri representantes de vários órgãos de comunicação social teve este ano 500 vinhos a concurso nas cinco habituais categorias: espumantes, vinhos brancos, rosés, tintos e fortificados.
Mais fotos: crédito Ricardo Palma Veiga