No dia 24 de janeiro, no Vinha Boutique Hotel, em Vila Nova de Gaia

A Real Companhia Velha é o parceiro vínico oficial do Open Kitchen 2025, evento no qual sete chefs Estrela Michelin a tomam conta da cozinha – que neste dia se abre ao público inscrito – do Vinha Boutique Hotel, em Vila Nova de Gaia. Henrique Sá Pessoa (Alma) é o chef consultor do Vinha Restaurante, sendo o único repetente nesta experiência e o anfitrião do evento. Estarão ao seu lado o chef Jonathan Seiller e a chef pasteleira Ana Macedo, da equipa do Vinha, e a este trio juntam-se, nesta edição, os chefs António Loureiro (Restaurante Cozinha); Carlos de Albuquerque Teixeira (Restaurante da Herdade do Esporão); João Oliveira (Vista Restaurante); João Sá (Sála de João Sá); Julien Montbabut (Le Monument); e Rodrigo Castelo (Ó Balcão).

O Open Kitchen é um conceito de evento enogastronómico e lúdico que assume uma tendência muito em voga a nível internacional – e cada vez mais no nosso país –, fugindo à formalidade do habitual serviço de fine dining. Neste caso em concreto, os participantes vão ser desafiados a circular por um percurso específico, interagindo livremente com os chefs, seus pratos e com os vinhos eleitos pela Real Companhia Velha para o pairing (consultar menu). Cada chef vai ter uma “estação” gastronómica, aberta das 19h30 às 22h00. Depois desse horário e até às 03h00, o convite é para os participantes que se deliciem com late night snacks, DJ e bar aberto.

“A gastronomia é o mote deste evento, numa atmosfera moderna e elegante, onde os vinhos da Real Companhia Velha vão acompanhar esta viagem sensorial e de experimentação.”, afirma Vasco Silva Reis, diretor comercial da Real Companhia Velha. Num total de oito, os vinhos da Real Companhia Velha que vão participar no Open Kitchen 2025 são o Real Companhia Velha Séries Rufete tinto 2018 (com arroz de polvo e algas, por João Sá); Quinta de Cidrô Marquis branco 2019 (com tártaro de caranguejo e lagostim do rio, por Rodrigo Castelo); Quinta das Carvalhas Tinta Francisca tinto 2021 (com tupinambur, cogumelos e gemas, de Carlos de Albuquerque Teixeira); Real Companhia Velha Séries Cercial branco 2021 (com mexilhão, gamba violeta e salicórnia, de João Oliveira); Quinta das Carvalhas branco 2023 (com pregado, couve flor, velouté com berbigão e caviar, de Julien Montbabut); Quinta de Cidrô Arinto branco 2023 (com sopa de sapateira, salmonete e gamba vermelha, de António Loureiro); Real Companhia Velha Espumante Reserva branco (com presa alentejana, de Hernique Sá Pessoa e Jonathan Seiller); e Grandjó Late Harvest branco 2021 (com maracujá, coco e caril verde, de Henrique Sá Pessoa e Ana Macedo).

O Open Kitchen 2025 acontece já esta sexta-feira, dia 24 de janeiro, entre as 19h30 e as 03h00, e tem um valor de €250,00 por pessoa. Os bilhetes são adquiridos no site do hotel em www.vinhaboutiquehotel.com/pt/experiencias.

 

Comentários