Venda de ingressos para o maior evento de vinhos portugueses no Brasil está aberta; programação inclui três dias de lives com 62 produtores e provas especiais com nomes consagrados em plataforma digital

A venda de ingressos para o Vinhos de Portugal está aberta. Neste ano em que o Brasil tem as maiores audiências de lives no mundo e lidera o ranking mundial de transmissões ao vivo no YouTube, além de registrar aumento de mais de 30% em vendas online de vinhos e de 60% no número de novas lojas virtuais especializadas na bebida, o maior evento de vinhos portugueses no País fará sua sétima edição de forma totalmente online, de 23 a 25 de outubro e, com isso, terá alcance nacional. Realizado pelos jornais O GLOBO, Valor Econômico e Público, com parceria de ViniPortugal, a primeira edição virtual contará com três dias de lives com os melhores produtores de Portugal, além de provas de vinhos especiais com nomes consagrados. Em breve, também o Viva o Vinho terá toda a programação das lives na nossa Agenda de Eventos. Os ingressos, que custam a partir de R﹩ 75, podem ser adquiridos pelo site vinhosdeportugal2020.com.br.

Em 2020, o novo formato do evento levará a experiência premium do Vinhos de Portugal para os consumidores de todo o Brasil e Portugal por meio de uma plataforma digital e exclusiva. O ingresso para o Salão de Degustação dará direito aos três dias de lives com 62 produtores portugueses. Moradores do Rio de Janeiro e de São Paulo (Grande Rio, Grande São Paulo e capitais RJ e SP) terão também a opção de adquirir ingressos com a entrega das gift boxes do evento em suas casas, que virão com uma garrafa de vinho surpresa de um dos produtores, acesso ao conteúdo e brindes dos patrocinadores. Já o ingresso para participar da Sala de Provas dará acesso à prova escolhida e, para os consumidores que adquirirem a modalidade do ingresso com a gift box, serão entregues de três ou quatro garrafas de vinhos de acordo com a prova selecionada, além de brindes exclusivos e acesso aos três dias de conteúdo para o Salão de Degustação.

O grande destaque desta edição é a plataforma digital exclusiva e pioneira em termos mundiais que levará o mundo real dos produtores portugueses até às casas dos consumidores brasileiros. De julho a agosto, uma equipe do projeto viajou de Norte a Sul de Portugal filmando e fotografando as quintas e herdades participantes do evento. Esse conteúdo, disponível no site vinhosdeportugal2020.com.br, será a porta de entrada para os brasileiros conhecerem cada produtor: os vinhos inscritos, as fichas técnicas, a história da quinta ou herdade, e onde comprar os vinhos no Brasil.

Vinhos de Portugal é uma realização dos jornais O Globo, Valor Econômico e Público, com parceria de ViniPortugal, apoio da Comissão Vitivinícola do Alentejo, Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, Associação Portuguesa de Cortiça (APCOR), Mozak e AGO, participação do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), Azeites Esporão e Comissão Vitivinícola do Dão, projeto da Out of Paper, rádio oficial CBN e apoio institucional do SindRio.

 

Salão de Degustação

No Salão de Degustação, os consumidores terão a chance de assistir de sexta a domingo 62 lives com produtores de Portugal falando sobre seus novos vinhos em conversas comandadas pelos críticos brasileiros e portugueses Dirceu Vianna Júnior, único Master of Wine de Língua Portuguesa; Jorge Lucki, crítico do Valor Econômico; Manuel Carvalho, diretor do Público; Luís Lopes; e Rui Falcão.

Entre os 62 produtores inscritos para o evento, 14 participam pela primeira vez: Loyalty Wine Family, produtor no Douro, Alentejo e Lisboa, cujos rótulos homenageiam cães lendários; Fita Preta, de António Maçanita, produtor do Alentejo que recolocou os Açores no mapa dos vinhos; Herdade do Rocim, que faz vinhos na talha, uma tradição romana com mais de dois mil anos; Quinta dos Roques, um projeto familiar no Dão; Quinta Alta, da brasileira Fernanda Zuccaro que faz vinhos no Douro; ManzWines, do brasileiro André Manz, único a fazer vinhos com a casta jampal em Cheleiros, perto de Lisboa; Adega Mayor, a primeira de autor em Portugal, cuja sede é de autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira; Caves Campelo, Vinhos do Norte e Garantia das Quintas, três produtores na região dos Vinhos Verdes; Boas Quintas, produtores nas regiões de Dão, Bucelas, Setúbal, Alentejo, Douro e Porto; Quinta da Pacheca, único lugar do mundo onde se pode dormir em barricas; Ségur, que reúne Quinta do Sagrado, Encostas de Estremoz e Roquevale; Odisseia Wines, projeto pessoal do francês Jean-Hugues Gros, que trabalha no Douro desde 1999; Soito Wines, produtores no Dão; e Quinta de Santa Cristina, única que produz vinhos com a uva batoca, considerada um patrimônio.

 

Sala de Provas

A programação inclui ainda 15 provas de vinhos especiais, quatro delas inéditas com a presença do próprio autor e algumas de safras raras, difíceis de encontrar tanto no Brasil como em Portugal. Luís Pato, o “senhor Baga”, produtor incontornável da Bairrada, vai comemorar os 40 anos de seu primeiro vinho em uma prova guiada por Dirceu Vianna Júnior em que apresentará quatro vinhos: dois brancos e dois tintos. Pela primeira vez no evento, João Portugal Ramos, grande nome do Alentejo, mostrará seu icônico Marquês de Borba em prova ao lado de Jorge Lucki. O crítico do Valor Econômico também estará na prova especial com Sandra Tavares e Jorge Serôdio Borges, casal que comanda a Wine and Soul e apresentará pela primeira vez seus vinhos aos consumidores. Por fim, Lucki comanda ainda a prova de quatro vinhos da Tapada do Chaves, que tem as vinhas mais antigas do Alentejo, ao lado de Pedro Baptista, o enólogo que também faz o Pêra Manca, da Adega Cartuxa.

Além das quatro provas especiais, Vinhos de Portugal terá 11 provas em que as regiões do Douro e Alentejo terão destaque. A prova de Vinhos do Porto será guiada por Manuel Carvalho, do Público. Já o Master of Wine Dirceu Vianna Junior fará provas sobre vinhos do futuro e sobre as diferenças de vinhos varietais, de corte e field blend.

 

Destaques Virtuais

O evento digital trará pela primeira vez uma prova gratuita de azeites guiada pelas jornalistas Luciana Fróes, do GLOBO, e Alexandra Prado Coelho, do Público, com Ana Carrilho, especialista em azeites da Herdade do Esporão. A prova será exclusiva para os 100 primeiros consumidores que comprarem ingressos para esta edição.

 

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