Figuras de destaque por colocarem alma em tudo o que fazem e reconhecidas como o maior significado de amor e de resiliência, mães de todo o mundo conquistam o seu espaço nas mais diversas facetas da sua vida. Sem nunca deixarem de conciliar tudo na perfeição, unir o lado profissional e pessoal pode parecer fácil, mas não é. Por isso, muitas destas mulheres vêem no vinho mais que uma bebida, mas sim uma oportunidade de lazer e de descanso.

E se alguém já lhe disse que trabalhar com vinho era apenas coisa de homens, temos-lhe a dizer que o enganou bem! Cada vez mais presentes no universo vinícola, mães e, acima de tudo, mulheres, são o rosto de alguns dos cargos mais importantes do setor, ocupando posições que vão desde a enologia até ao jornalismo especializado

Por isso, não seria de estranhar que diversas mães dessem o seu nome e fossem motivo de homenagem de alguns dos melhores vinhos portugueses. Na verdade, inúmeros são os produtores que, muitas das vezes liderados por mulheres, usam os néctares favoritos de Baco (e das mães) como forma de distinguir as mulheres mais especiais da sua vida. Venha conhecê-los!

O consumo de vinho pelas mulheres

De um lado encontram-se as consumidoras que encontram no vinho diferentes propósitos e formas de apreciação. Efetivamente, já em 2014 as mulheres destacavam-se neste setor, chegando mesmo a beber mais vinho que os homens nos Estados Unidos, o que correspondia a 59% do consumo, não se cingindo a produções mais leves e optando muitas das vezes por tintos estruturados. Também na Ásia a tendência comprova-se e, de acordo com uma pesquisa desenvolvida pela exposição de referência Vinexpo, 40% das japonesas bebem vinho duas vezes por semana e o vinho tinto é um dos preferidos das asiáticas.

Mulheres a beber vinho | Viva o Vinho

Numa outra perspetiva, algumas das mulheres escolhem beber vinho não apenas pelo prazer, mas também pelos benefícios que este traz para a sua saúde em particular. Segundo Sherry Ross, um médico especializado na saúde feminina, o vinho contribui para o aumento da densidade óssea da mulher porque o álcool faz crescer os níveis de estrogénio. Também o aparecimento de diabetes tipo 2 pode ser influenciado pelo consumo de vinho já que, segundo um estudo feito pelo Instituto Francês de Saúde e Pesquisa Médica, mulheres que comecem a degustar esta bebida desde jovens têm menos probabilidade de desenvolver a doença.

As mães que vão além da hora do vinho

Se a mulher marca uma forte presença no mercado de vinhos mundial, naturalmente são inúmeras as mães que também têm estes néctares como os seus de eleição. De facto, o consumo de vinho pelo sexo feminino tornou-se tão popular que nos Estados Unidos chegou mesmo a aparecer o conceito de Wine Mom, ou seja, Mãe do Vinho.

Popular por toda a internet, este termo refere-se às mães que aderiram ao vinho como forma de relaxarem e se libertarem das complicações do dia a dia. Consequentemente, surgiram hashtags como #WineOclock, ou seja, Hora do Vinho, e #SendWine, que significa Mande Vinho, que viralizaram nas redes sociais ao serem utilizadas por mães em tom de brincadeira.

Contudo, estas mães não se ficam pelo consumo de vinho e aproximam-se cada vez mais deste universo como fonte de trabalho. De facto, direta ou indiretamente, existem diversas mães a trabalhar neste setor, desde o trabalho manual nas vinhas até à gestão de empresas produtoras.

Reconhecendo este crucial papel não só para o setor, mas também para a vida como um todo, vários foram os produtores que viram na figura maternal a fonte de inspiração para a criação de suas produções mais especiais.

Mulheres a beber vinho | Viva o Vinho

Vinho da Mãe

Casa Paciência

Se há algo que carateriza as matriarcas da família Paciência é exatamente o facto de sempre terem sido mães e mulheres ativas em simultâneo.

Com o propósito de homenagear as quatro gerações destas mães de família surgiu, assim, o Vinho da Mãe, criado em 2020 nas versões branco e tinto, ambos Reservas do Tejo.

Vinho da Mãe - Casa Paciência | Viva o Vinho

Mulheres que desde sempre colocaram a mão na massa e conduziram o negócio até aquilo que este é hoje, a primeira fonte de inspiração para a criação da linha Mãe foi Florinda Paciência, bisavó de Luísa Paciência, uma mulher extraordinária que viveu nas atuais instalações da adega e da sala de provas, cujo nome foi o motivo da escolha de flores para o rótulo destas produções. Além disso, a avó Maria Luísa, a mãe Maria Helena, assim como as três mulheres e mães da atual geração, também serviram como inspiração para a criação de um vinho tão maternal.

Vinho da Mãe - Casa Paciência | Viva o Vinho

Com todas as suas características pensadas ao pormenor, os vinhos da linha Mãe são o prolongamento das mulheres fortes que representam esta família. Também a escolha das castas foi minuciosa, a começar pela Touriga Nacional no tinto, que representa o calor e o macio das mãos femininas, seguindo-se o branco que, ligeiramente gaseificado, conta com a delicada presença da Chardonnay conferindo-lhe o espírito tão apreciado pelas mulheres.

Indicado não só para eventos de celebração, todos os momentos devem ser pretexto para se deliciar com vinhos tão únicos e pessoais.

Nana

Quinta da Lapa

Muito viva e alegre, Nana é uma de cinco filhos de uma abastada família de agricultores da região de Lisboa e, apesar do seu verdadeiro nome não ser este, é assim que é carinhosamente conhecida por aqueles que a rodeiam. 

Dando sempre as mãos à obra e ao amor, Nana domina a arte de cozinhar e a regra do prato a mais aplica-se tanto na mesa em casa como na sua vida, já que cabe sempre mais um no seu coração. De facto, é da sua cozinha, lugar onde tudo acontece, que advém a memória dos sabores e do convívio.

Em sua homenagem foi criada, assim, a linha de vinhos Nana da Quinta da Lapa, composta por um branco, um tinto, um rosé e um espumante que, desenvolvidos no Tejo, conquistam o paladar e os corações daqueles que os provam

Nana - Quinta da Lapa | Viva o Vinho

Dorina Lindemann Limited Edition

Plansel

Com um histórico familiar de 600 anos no ramo do vinho, Dorina Lindemann é o rosto que fez nascer a Plansel, propriedade fundada em 1997 e cujo nome remete às palavras “Planta Selecionada”.

Apesar do seu primeiro vinho ter sido criado em 1996 e desta tradição correr nas veias da família, o percurso de Dorina não foi tão simples como pode parecer. De facto, desde o início que o negócio familiar, sediado na Alemanha, esteve nas mãos de homens. Porém, Dorina cresceu com a paixão de um dia vir a trabalhar com vinho e fazer parte da enologia. Por isso, após terminar o ensino secundário e ter alguma experiência em adegas, Dorina acabou por ingressar no curso de enologia numa turma composta por 99 homens e apenas 2 mulheres.

Por ser mulher, afirma que arranjar emprego não foi fácil e, assentando o seu trabalho em Portugal, desde sempre foi incentivada pelo enólogo Paulo Laureano. Acabou, assim, por fundar com a ajuda de duas mulheres a Plansel.

Plansel |  Viva o Vinho

Hoje em dia conta com a companhia das suas duas filhas Júlia e Luísa no trabalho da empresa, caminho escolhido por ambas. A mais velha, Júlia, faz parte da comunicação e vendas da Plansel. Já a mais nova, Luísa, partilha da mesma paixão da mãe e, trabalhando na criação de vinhos muito especiais, estuda enologia e começou com a sua primeira vinha de Alicante Bouschet há 10 anos.

Todas mulheres inspiradoras, de perfis fortes e ideias fixas, não podia fazer mais sentido criarem vinhos em sua homenagem. Em primeiro lugar à mãe Dorina, o vinho Dorina Lindemann Limited Edition, criado pela primeira vez em 2001 e que, com um rótulo mais feminino e elegante, foi criado a partir de Touriga Franca e Touriga Nacional.

Porém, não só a mãe foi motivo de reconhecimento, mas também as suas filhas. Apesar de não trabalhar diretamente com vinhos, Júlia sempre teve um papel ativo na empresa, o que levou a que, após terminar o curso na universidade, fosse criado o Júlia Lindemann Limited Edition, um vinho composto por Touriga Nacional e Tinta Barroca.

Com a Luísa a história foi um pouco diferente, uma vez que pela altura em que terminou os estudos já tinha a sua vinha de Alicante Bouschet plantada. Por isso, esperou entre sete a oito anos para a vinha estar no ponto e, assim, criar sozinha o Luísa Lindemann Limited Edition.

De facto, estes vinhos carregam consigo a força de mulheres lutadoras e com muito para contar. Nascidos a partir de um projeto tão pessoal e familiar, temos a certeza que vão superar as suas expectativas.

Plansel | Viva o Vinho

Autênticas forças da natureza, parece que as mães não só dominam a esfera familiar, como também já conquistam sem medos o universo do vinho. De facto, esta bebida vai muito além do consumo e faz parte da história de produtores e produções de todas as partes do país.

Comentários