Mas nem só de festa vive o bacalhau. Em Portugal, estima-se que se consome 20% de todo o bacalhau pescado no mundo, não é por acaso que é considerado o “Fiel Amigo” que está praticamente presente em todos os momentos.
E não podemos esquecer da melhor companhia de um bom prato de bacalhau, o vinho. Você já se deve ter perguntado: “Afinal, qual o melhor vinho para harmonizar com bacalhau?”.
Há brancos, tintos e rosés, frutados e estruturados, leves e encorpados, escolher o vinho às vezes parece ser um grande desafio cheio de regras, mas não é bem assim.
Não se preocupe, estamos aqui para salvar o seu dia e ajudá-lo a ter uma ótima experiência.
Como vai prepará-lo?
Esta é a primeira pergunta a fazer.
Não é sem razão que se costuma dizer que existem mil e uma maneiras de confecionar bacalhau. Desde as formas mais simples, como o cozido, grelhado e assado, aos pratos mais elaborados, como o bacalhau com natas, à Brás, à Zé do Pipo ou em pastéis.
De qualquer forma, o bacalhau em si já é um alimento com um sabor marcante e característico e isso implica que o vinho tenha uma certa “presença”.
Na hora de escolher o vinho, é importante perceber que, se o prato tiver sabores mais suaves e for menos condimentado, um branco mais leve é uma excelente opção. Caso seja um prato com sabores mais fortes e intensos, podemos ir de um branco mais estruturado a diversos tipos de tintos.
O vinho escolhido tem que ter personalidade. Se for um branco leve, que seja harmonioso, fresco e que tenha a acidez necessária para conseguir dar a sensação de “limpar a boca”. No caso de um tinto leve, opte pelos mais frutados e aromáticos.
Para os vinhos estruturados, com passagem por barricas, a melhor opção são os vinhos elegantes, com uma boa estrutura, mas que não sejam pesados demais.
Com tanta variedade de vinhos que podem harmonizar com bacalhau, parece bem difícil escolher qual deles beber.
Para o ajudar, neste post, irá encontrar boas dicas para resolver o problema.
Cozinhando o Bacalhau
O bacalhau cozido normalmente é acompanhado com legumes e batatas, regados com o fio de um bom azeite, coberto por cebolas e um dente de alho. Ainda assim será um prato com um sabor mais delicado do que um frito, por exemplo.
Este tipo de prato vai bem com um vinho branco leve que seja equilibrado com os sabores dos vários elementos que o compõem. Um vinho produzido com a casta Alvarinho, que seja leve e fresco, é uma excelente escolha para acompanhar o bacalhau cozido e pode ser um vinho que tenha passado, ou não, por um breve estágio em barricas.
Podemos citar ainda as castas como Arinto, Loureiro, Viosinho, Fonte Cal e Sauvignon Blanc que vão bem com estes preparados de bacalhau.
O vinho Casa da Senra Loureiro Vinho Verde Branco 2020 é muito aromático, com um sabor bem fresco, suave e frutado, uma ótima opção para acompanhar o prato.
Já o Quinta dos Termos Reserva Branco 2020 é também um vinho muito aromático com notas cítricas que se equilibram com as frutas brancas, com uma frescura e acidez característica, que também irá ser uma boa escolha.
Receitas de bacalhau cozido são menos condizentes com os vinhos tintos, mas, caso seja de sua preferência, escolha um tinto mais leve e frutado para harmonizar a sua refeição.
Assado ou Frito, vamos falar de Bacalhau a sério
Sinônimo de casa perfumada e fartura, outro prato típico português é o bacalhau frito, assado no forno ou na brasa, todos temperados com bastante azeite, cebola e alho. Os acompanhamentos podem ser os mais diversos, desde grelos e esparregados, a batatas, legumes grelhados ou um bom arroz.
Algumas castas como Aragonês, Touriga Franca, Touriga Nacional produzem vinhos com uma boa estrutura, elegantes e com acidez, que proporcionam uma grande experiência gustativa, assim como um bom Vinhas Velhas.
Um vinho que vai bem é o Quinta dos Lagares Touriga Nacional 2015, de cor rubi, muito elegante e com uma excelente estrutura, com notas de especiarias e ameixa preta. Com uma evolução ao longo da sua degustação, este é uma grande escolha para acompanhar o seu bacalhau.
O Remisi’us Tinto Reserva DOC Douro 2017 também harmoniza bem com este modo de preparo, um vinho elegante, com aromas de frutas vermelhas e um travo a pimenta preta e cravo.
E bacalhau envolvido em natas?
Mesmo sendo uma receita muito mais recente do que os preparados anteriores, consegue superar as expectativas. O bacalhau lascado é acompanhado com pequenos cubos de batata, que são envolvidos em natas e polvilhados com queijo ralado que vai ao forno para gratinar.
Pratos como este pedem um vinho que consiga equilibrar a refeição e acompanhar a textura das natas. Um vinho branco, de castas como Alvarinho, Arinto, Avesso e Loureiro, que tenha acidez e efervescência harmoniza perfeitamente com o bacalhau com natas.
O vinho Quinta do Burgo Grande Escolha Branco 2019 apresenta um toque frisante, muito fresco e aromático. É um vinho com uma boa estrutura e elegância, que acompanha muito bem este prato de bacalhau.
Temos ainda o Esteira Branco 2019, um vinho com muita frescura e frutado, e uma acidez natural bem marcada, ideal para beber com esta receita.
Como os gostos variam de pessoa para pessoa, os amantes de vinho tinto muitas vezes optam por acompanhar esta refeição com a sua bebida de eleição.
A regra fundamental
Seja qual for a sua forma preferida de comer bacalhau, o importante é que o faça com um vinho do seu agrado. Não existem regras para harmonizar este alimento exceto uma: o seu gosto pessoal, pois o importante é que beba o vinho que lhe proporcione a melhor experiência.