O restaurante chama-se Frangaria, mas comemos lá um excelente bacalhau grelhado. Na verdade, a especialidade da casa são os grelhados, sejam os frangos, carnes ou peixes. Todos muito bem servidos.
Conhecemos o Ricardo Wildeisen, proprietário da Frangaria, no International Wine Show, do Empório Frei Caneca. Com sobrenome austríaco, alegria e bom humor contagiantes, ele nos convidou para conhecer o restaurante. São três unidades, e fomos na da Chácara Santo Antonio. Fica em uma rua bem estreita, a Vitorino de Moraes, e a entrada é um pouco escondida, quase passamos direto.
A espera, do lado externo, é um parklet, “o único da região de Santo Amaro”, segundo Ricardo. Entrando na casa, uma surpresa: o restaurante é muito grande e espaçoso, totalmente inesperado para quem olha da fachada.
Quando chegamos, ainda tinha pouca gente, mas aos poucos o restaurante foi enchendo – casais, grupos e famílias com crianças. A maioria eram frequentadores assíduos da casa, que faziam questão de vir cumprimentar o anfitrião, que estava jantando conosco.
O menu da noite já estava combinado: seria o bacalhau na brasa, uma especialidade da Frangaria. Enquanto esperávamos, pedimos polenta frita coberta por parmesão e um pão caseiro exclusivo deles, que é muito fofinho e tem grãos de erva-doce.
Já foi a deixa para abrirmos o vinho da noite: o português Esporão Reserva 2009, simplesmente um dos vinhos favoritos do Emanuel:
“Eu não canso de beber e falar desse vinho, para mim sinônimo de qualidade constante, uma aposta certa quando se quer tomar um bom vinho. Foi assim em Aveiro, Portugal: depois de experimentarmos muitos vinhos diferentes durante a nossa viagem, pedimos um Esporão Reserva para acompanhar o jantar e matar a saudade de um velho amigo.”
“Este vinho tem como características principais ter uma cor muito densa e bonita, aromas complexos, paladar persistente e ficar muito bem depois de alguns anos de garrafa. Este 2009 estava excelente e demonstrava claramente isso. Quando acabamos, sempre ficamos com a impressão de que mais alguns anos o deixariam ainda melhor. Mas isso um 2002 que está aqui em casa vai poder nos dizer em breve”.
Logo veio a estrela da noite: o bacalhau. Acompanhado por brócolis ao alho, pimentões vermelhos grelhados e batatas em bolinhas fritas, estava macio por dentro e crocante por fora. No ponto certo. A porção servia duas pessoas tranquilamente.
Para quem acha que “peixe se come com vinho branco”, esse prato preserva os sabores característicos do bacalhau e é bem condimentado. Portanto, ficou perfeito com um vinho mais encorpado. Alias, o Emanuel não cansa de falar que com bacalhau, só mesmo um português, preferencialmente tinto. Mas um bom vinho verde também faz bonito.
A noite foi muito divertida. Conversamos e rimos muito. Ricardo contou um pouco da sua história. Austríaco, nascido em Viena, trabalhou no Brasil na área de materiais de construção até que resolveu partir para o ramo de restaurantes. Abriu a primeira unidade da Frangaria, essa que conhecemos na Chácara Santo Antonio, em 2004, e se apaixonou pelo negócio.
Hoje tem mais duas unidades, uma na Vila Olímpia e outra na Cidade Monções, região da Berrini. Outra paixão é o motociclismo: ele tem três motos e costuma sair para longos passeios tanto no Brasil quanto no exterior.
Ao final do jantar, Ricardo nos fez experimentar a sobremesa da casa: Chico Balanceado, um doce típico do Rio Grande do Sul a base de caramelo, creme de ovos e merengue. Delicioso!
Já na saída, fomos conhecer a adega da casa. Com 60 rótulos disponíveis, apresenta ótima relação custo benefício, com vinhos de todas as faixas e diversos países. Impossível passar indiferente.
Se você mora em São Paulo ou passar pela cidade, vale a pena conhecer a Frangaria e provar um de seus grelhados. Do tradicional frango com polenta ao excelente bacalhau, todos os pratos são muito bem servidos, a preços justos. Se você experimentar, depois vem aqui contar pra gente o que achou. Combinado?
Serviço
Veja os endereços da Frangaria:
Chácara Santo Antonio
Rua Vitorino Moraes, 337
Tel: 11 5183-7359
Vila Olímpia
Rua Rua Gomes de Carvalho, 955
Tel: 11 3045-8828
Berrini – Cidade Monções
Rua Oswaldo Casimiro Müller, 46
Tel: 11 3530-5066