Apresenta-se um vinho complexo, elegante, de estrutura aveludada e envolvente, que representa a essência pura do Douro
Após o rebranding da gama de Colheitas e Reservas de Kopke para São Luiz, que veio reforçar a proximidade da ligação dos vinhos ao seu terroir, a Sogevinus Fine Wines lança Quinta de São Luiz Vinhas Velhas 2017, a nova colheita de um vinho já existente no portfolio da marca Kopke, mas que conta agora com a assinatura da nova imagem São Luiz.
De solo xistoso, a Quinta de São Luiz, situada na sub-região do Douro – Cima Corgo, a 100-350 metros de altitude, é caracterizada por muros sublinhados a branco, que sustentam vinhas e homenageiam o conhecimento de várias gerações. É nestas parcelas históricas que estão plantadas as vinhas, algumas centenárias, que dão nome a este Grande Reserva.
O Vinhas Velhas Grande Reserva 2017 apresenta-se como um tinto complexo, elegante e de estrutura aveludada e envolvente. A sua cor rubi vibrante, remete-nos para um imaginário de frutos vermelhos e negros, que se concretiza na proximidade ao nariz.
Para Ricardo Macedo, enólogo da Sogevinus, “A colheita de 2017 do Quinta de São Luiz Vinhas Velhas representa o Douro no seu estado mais puro, criado na vinha, resultado de um blend de Vinhas Velhas com duas castas predominantes: Touriga Nacional e Sousão. A produção reduzida das cepas, combinada com um estágio em madeira prolongado são aqui aliados ao empenho de toda a equipa técnica, para reforçar o carácter e a qualidade deste projeto de vinhos da Quinta de São Luiz”.
Todo o processo de elaboração do vinho foi pensado de forma a respeitar e traduzir a autenticidade do seu terroir. A colheita das uvas provenientes, exclusivamente, das vinhas velhas da Quinta de São Luiz, foi efetuada, manualmente. A sua fermentação alcoólica decorreu durante 15 dias a uma temperatura controlada, precedida de maceração pelicular, prolongada durante 30 dias. O estágio foi feito em barricas de carvalho francês durante um período de 16 meses.
O Vinhas Velhas Grande Reserva Tinto 2017 é mais uma opção perfeita dos vinhos da Quinta de São Luiz, que conduz para uma harmonização com pratos de textura rica, como carnes de cordeiro, cabrito e javali, massas com molhos trufados e queijos curados. Deve ser servido a uma temperatura entre 16 e 18°C.
A Quinta São Luiz inclui, atualmente, uma coleção de vinhos de quinta, materializada no Vinhas Velhas e no Vinha Rumilã, que expressam, de forma única, as características singulares do seu terroir.
Esta edição conta com um lote numerado de 2200 garrafas, engarrafado em duas capacidades: garrafas 1 a 2000 em 750ml, garrafas 2001 a 2200 em 1500ml.
O Quinta de São Luiz Vinhas Velhas está disponível em garrafeiras de especialidade e na loja online https://pt.uvawineshop.com/, com o PVP Recomendado e Não Vinculativo de 48€.