Sou um apreciador confesso de vinhos potentes e com personalidade. Nunca escondi minha admiração pessoal por vinhos marcantes, aqueles que ainda na taça já exigem respeito e despertam admiração. Foi assim, por exemplo, com o Don Melchor, um dos mais magníficos Cabernets Sauvignon que já tive oportunidade de beber.
No mês de agosto a Confraria Viva o Vinho nos brindou com um evento que teve como tema essa casta tão cultuada pelos grandes exemplares de vinhos que é capaz de originar, muito brilhantes na taça, aromáticos e potentes.
Claro que não é uma unanimidade, até porque isso simplesmente não existe, mas a Cabernet Sauvignon conquistou um lugar de extraordinário destaque no cenário mundial de vinhos. Hoje é possível degustar grandes vinhos de todos os continentes produzidos a partir dela.
Durante esse mês provamos dez rótulos diferentes, de várias faixas de preço, quatro países e dois continentes. Foi uma experiência diferente, uma viagem, como propunha o próprio evento.
Vários chamaram a atenção por diversas razões, mas nenhum deles me conquistou como o Finca Perdriel Colección 20o8, da Norton.
Esse vinho é produzido na propriedade original da vinícola, que tem uma história de mais de 100 anos, e possui um dos melhores terroirs do mundo.
É um Cabernet tradicional, potente, de guarda. Na taça um vinho denso, com o característico halo rubi da casta, demonstrando que ainda poderia ser guardado por, pelo menos, mais cinco ou dez anos.
Os aromas demonstravam que estávamos diante de um grande vinho. Frutas negras maduras, um toque de ameixas, um fundo equilibrado de madeira, tudo combinado e em equilíbrio.
Mas foi na boca que ele realmente se impôs. Como falei no começo, gosto de vinhos que “falam para que vieram” e este foi o caso do Perdriel. Um vinho equilibrado, denso, maduro e persistente. Deve ser degustado em uma golada mais longa, enchendo a boca e sentindo toda sua complexidade tomando conta do espaço.
Cada momento com ele foi único. Um vinho desse nível tem a incrível capacidade de evoluir na taça e proporcionar novas experiências. Seus aromas vão se tornando mais complexos e o paladar ainda mais elegante. Ele se torna um cavalheiro.
Esse foi para o grupo vinhos que temos de beber um dia.
Finca Perdriel Colección 2008 Cabernet Sauvignon
-
Ao abrir a garrafa
-
Na taça
-
A prova
-
Meia hora depois