Almoço Vínico - Viva o Vinho

Faz algum tempo que não nos encontramos com nossos amigos do vinho — por motivos óbvios — então vale comentarmos os eventos dos quais participamos e ainda não tínhamos tido tempo de fazer posts. Como sabem, gostamos muito de conhecer e apoiar novos projetos e, sempre que a oportunidade surge, não deixamos escapar! Dessa vez não foi exceção!

No início de março, recebemos um convite para participar de um almoço vínico realizado no restaurante Zazah, em Lisboa – um espaço criado pelo brasileiro Sidney Gonzalez, que conta com a ajuda do chef Moisés Franco — também brasileiro. Seu principal objetivo é proporcionar um espaço aberto à arte, música e ações colaborativas, unindo o estilo de vida lisboeta ao típico carioca. E, de fato, foi isso mesmo que tive a oportunidade de testemunhar.

O espaço é muito bonito e moderno, chamando bastante a atenção de qualquer pessoa que entra ali! Porém o foco desse evento não foi somente o Zazah, mas também o projeto de vinhos do sommelier português António Guerreiro.

O Guerreiro que veio para ficar

Almoço Vínico - Viva o Vinho

António foi sommelier no restaurante Porto de Santa Maria, na praia do Guincho, durante 24 anos. Foi nesse exato local que ele e Sidney se conheceram há algum tempo. Sidney sempre foi cliente assíduo do restaurante e, em pouco tempo, percebeu todo o potencial que António tinha para iniciar seu projeto pessoal. Na verdade, foi ele próprio que incentivou António a iniciar seu negócio de vinhos.

Apesar de não ter sua própria quinta, António não desistiu de tornar seu sonho realidade. Seu conhecimento enquanto sommelier, aliado à vontade de iniciar seu próprio projeto, fez com que ele começasse a explorar um pouco mais sobre o mundo vínico e os diferentes terroirs de cada região.

Apaixonado pela Bairrada, não tardou para que encontrasse o local certo e acabou fazendo parceria com a Caves Messias. É, portanto, na região da Bairrada que António Guerreiro faz a magia acontecer!

Uma experiência gastronômica

Para apresentar seus vinhos, António Guerreiro e Sidney organizaram um almoço vínico muito especial que combinou os vinhos Guerreiro com alguns pratos preparados pelo chef Moisés.

Lançado apenas em dezembro do ano passado, o projeto de António conta com três referências: um tinto, um branco e um espumante. O primeiro vinho que provamos foi o Branco Guerreiro 2018 –  um vinho tranquilo e muito fácil de beber – que veio acompanhado de um delicioso ceviche.  

Logo depois, o Espumante Bruto Guerreiro 2017 veio apresentar seu toque irreverente, junto de um bolinho de alheira e um escondidinho de bacalhau. Aposto que você está pensando: espumante e bacalhau?! Sim, verdade! E acompanhou muito bem.  

Por fim, António apresentou-nos seu último vinho – o Tinto Guerreiro 2017 – que foi servido com vazia grelhada acompanhada de legumes salteados e batatas bravas. Tudo muito bom!

O espumante voltou à mesa para acompanhar a sobremesa: esses maravilhosos cones de brigadeiro que dão água na boca!

Agradecemos muito pelo convite e desejamos o maior sucesso a António – pelos ótimos vinhos que criou – e a Sidney, pela gentileza com que nos recebeu e pelo seu excelente restaurante.


Comentários