Mesmo que a consoada de Natal já tenha acontecido, ou então ceia para os brasileiros, não podíamos deixar essa noite passar em vão aqui pelo Viva o Vinho. Afinal de contas, tivemos um jantar realmente digno de partilha! Assim como muitos se viram afastados daqueles que mais amam, por aqui também estivemos longe dos nossos familiares, que se encontram do outro lado do oceano no Brasil, e, por isso, decidimos fazer algo diferente para tornar esta data ainda mais especial.

O SUBA Restaurante, situado em Lisboa, foi a nossa escolha para jantar, um lugar que por si só já é extraordinário. Inserido no topo do hotel Verride Palácio Santa Catarina, um edifício histórico com uma linda vista para o Tejo, não foi só a paisagem que nos surpreendeu, mas também o serviço atencioso, acompanhado de um cardápio muito bem elaborado e a perfeita harmonização dos vinhos escolhidos para a noite.

Para começar foi-nos sugerido um exuberante Sauvignon Blanc, da Quinta dos Abibes, um vinho claro, brilhante, que revelou um belo abacaxi no nariz e muita untuosidade na boca, harmonizando com sonhos de choco, sapateira e alho fermentado.

Na sequência veio um excelente Pinot Noir da Adega Mãe, muito marcante na taça e na boca. Este acompanhou logo dois pratos, codorniz com foie gras, citronela e avelã, assim como polvo a três tempos, arroz trufado, couve-de-bruxelas e pimentos.

Para completar, acompanhamos um lombinho de borrego de leite, castanhas, queijo e trufa, com um Vinhas Velhas do Douro de estirpe da Companhia dos Vinhos do Douro. Íntegro, elegante, estruturado, percebemos que este vinho ainda tem muita vida pela frente.

Adega Mãe Pinot Noir consoada Natal | Viva o Vinho

Adega Mãe Pinot Noir 2019

Oboé Vinhas Velhas consoada Natal | Viva o Vinho

Oboé Vinhas Velhas 2017

Para fechar a noite com chave de ouro escolhemos um Tawny 10 anos da Quinta do Vallado, que temos a certeza que dispensa apresentações. Este foi a companhia perfeita para a nossa sobremesa, uma rabanada, gelado de arroz doce, falsa bola de Natal (quebrar é que foi um desafio) e medronho.

Uma experiência única, que pretendemos repetir num futuro bem próximo, a verdade é que saímos de lá com a sensação de termos uma noite abençoada. Para ter uma ideia, basta ver o que jantamos:

Um espaço digno de visita

Verride Palácio Santa Catarina | Viva o Vinho

Verride Palácio Santa Catarina (Fonte: Facebook)

Distinguido com os prémios ‘Best Luxury Boutique Hotel Restaurant in Portugal’ e ‘Best Portuguese Cuisine in Portugal’, pelos Haute Grandeur Global Excellence Awards em 2019, a verdade é que o SUBA restaurante não se faz apenas de boa gastronomia.

Presente no hotel Verride Palácio Santa Catarina, tal como mencionamos anteriormente, este local tem muita história para contar. Com origem que remonta ao século XVIII, foi por este palácio que passaram algumas das principais figuras da época, chegando a ser casa do Conde de Verride.

Já a sua recuperação e inauguração enquanto hotel é bem mais recente que isso, estando aberto ao público desde 2017. Um ponto de paragem obrigatório pela capital portuguesa, tanto pelo restaurante como pelo espaço em si, esta é a oportunidade de comer e beber bem, enquanto se delicia com a vista.

Comentários