No dia 14 de Fevereiro, quando se comemora o Valentine’s Day aqui em Portugal, viajamos até à região Demarcada da Bairrada para um grande jantar de gala! A convite da revista Grandes Escolhas, fomos até Sangalhos, em Anadia, para participar de uma cerimônia muito especial. Já tínhamos estado em Anadia em outros eventos no ano passado, mas dessa vez fomos assistir, pelo segundo ano consecutivo, à cerimônia de entrega de Prémios “Grandes Escolhas – Melhores do ano 2019”.
Para quem não sabe do que estamos falando, esse evento equivale aos Óscares do mundo do vinho em Portugal – com direito a jantar de gala e tudo mais! Se você quiser saber quem foram os premiados num dos eventos mais abrangentes do mundo vínico em Portugal, continue a leitura, pois iremos partilhar tudo sobre nossa experiência!
Sobre o evento
A cerimônia de entrega de Melhores do Ano da revista Grandes Escolhas visa revelar e premiar o trabalho de excelência realizado pelas várias personalidades e projetos ao longo de todo o ano de 2019. Por esse motivo, os prêmios são atribuídos com base na avaliação de uma equipe experiente e conhecedora da ‘Grandes Escolhas’.
Como é habitual, não é somente vinhos que os Prémios Grandes Escolhas pretendem reconhecer. Também outros tantos projetos e personalidades assumiram seu lugar de destaque no palco, tendo sido devidamente reconhecidos pelo seu trabalho durante todo o ano de 2019.
Nesse sentido, a revista destacou o trabalho singular e profissional dos produtores que, ao longo do ano, se dedicaram arduamente a fazer aquilo de que mais gostam — produzir vinhos de qualidade. Por esse motivo, o prêmio de Produtor do Ano foi atribuído à Quinta do Regueiro (Melgaço), e a condecoração de Produtor Revelação foi para Luís Gomes (Bairrada) — o nome por trás de um projeto de pequena dimensão e grande personalidade.
E, porque sem vinhas não há vinho, destacamos ainda a condecoração de Viticultura do Ano, troféu atribuído à viticóloga-investigadora Vanda Pedroso. Também os troféus de Adega Cooperativa do Ano para a Adega de Cantanhede , bem como o de Enoturismo do Ano, a Quinta da Pacheca (Lamego), foram alguns dos prêmios da noite.
Ainda no que diz respeito ao universo vínico, entre os premiados estão André Figueirinha, reconhecido como Sommelier do Ano; David Guimaraens, premiado com o galardão Enólogo Vinhos Generosos; Pedro Batista, vencedor do troféu Enólogo do Ano e, ainda, Orlando Lourenço, vencedor do prêmio carreira Senhor do Vinho.
Além disso, o troféu Garrafeira do Ano foi entregue à Garrafeira Néctar das Avenidas (Lisboa), pelas várias iniciativas que promove. Entre elas, a organização de provas e jantares vínicos a um ritmo mensal. Por fim, o galardão de Wine Bar foi atribuído à garrafeira premium Wines by Heart (Lisboa).
Relativamente às empresas, a Empresa do Ano foi a Casa Relvas, um projeto da família Relvas, situado em Évora e, ainda, a Vasques de Carvalho (Porto) que foi reconhecida como a melhor Empresa de Vinhos Generosos, devido ao seu projeto com forte DNA de VInho do Porto. Já o troféu de Iniciativa do Ano foi atribuído ao Programa Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo. E, por último, mas não menos importante, o Prémio Singularidade, que visa homenagear iniciativas e personalidades que marcam pela diferença, e foi atribuído ao produtor e enólogo Márcio Lopes (Douro e Vinhos Verdes).
As distinções passam, também, pela área gastronómica e aqui, no que diz respeito a restaurantes, os troféus vão para o restaurante com uma estrela Michelin Epur (Lisboa), premiado como Restaurante do Ano; para o Arcoense (Braga) — um dos grandes templos do Norte — premiado por ser o Restaurante Cozinha Tradicional Portuguesa do Ano, e para o restaurante de cozinha clássica japonesa Go Juu (Lisboa), tendo sido reconhecido como Restaurante Cozinha do Mundo. Já o Prémio Gastronomia David Lopes Ramos foi entregue ao chef Nuno Diniz e o de Loja Gourmet do Ano à queijaria Corriqueijo (Braga).
Conheça o TOP 30 ‘Grandes Escolhas’
Entre os milhares de vinhos provados durante o ano, a equipe de críticos da Grandes Escolhas selecionou apenas o seu TOP 30 de Melhores Vinhos de Portugal. Contudo, esse ano a revista apresentou uma novidade: decidiram selecionar os melhores entre os melhores.
Veja abaixo quais foram os vinhos premiados no TOP 30 da revista Grandes Escolhas e, ainda, quais os melhores entre os espumantes, brancos, tintos e fortificados (em negrito).
Espumantes
- Murganheira Esprit de la Maison Távora-Varosa Espumante Branco 2011
- Vértice Douro Espumante Pinot Noir Branco 2010
Brancos
- Parcela Única Vinho Verde Monção e Melgaço Alvarinho Branco 2017
- Grande Druida Homenagem João Corrêa Dão Encruzado Branco 2017
- Quinta do Regueiro Jurássico Vinho Verde Monção e Melgaço Alvarinho Branco
- Série Ímpar Bairrada Sercialinho Branco 2017
Tintos
- Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa Douro Tinto 2016
- Aeternus Douro Tinto 2017
- Carlos Lucas & Carlos Rodrigues Dão Tinto 2015
- Cortes de Cima Regional Alentejano Reserva Tinto 2014
- Estremus Regional Alentejano Tinto 2015
- Ganita Regional Lisboa Tinto 2015
- Gene Bairrada Tinto 2007
- Gloria Reynolds Cathedral Regional Alentejano Tinto 2004
- Lavradores de Feitoria Três Bagos Douro Grande Escolha Tinto 2015
- Palácio dos Távoras Gold Edition Trás-os-Montes Grande Reserva Tinto 2016
- Pintas Douro Tinto 2017
- Quinta da Pellada “Mata” e “Casa” Dão Tinto 2015
- Quinta das Bágeiras Pai Abel Bairrada Tinto 2013
- Quinta do Noval Douro Reserva Tinto 2016
- Quinta do Vale Meão Douro Tinto 2017
- Quinta do Vallado Field Blend Douro Reserva Tinto 2017
- Scala Coeli Regional Alentejano Alicante Bouschet Tinto 2016
Fortificados
- Taylor’s Vargellas Vinha Velha Porto Vintage 2017
- Alambre Moscatel de Setúbal 20 anos
- Bacalhôa Setúbal Moscatel Roxo Superior 20 anos 1998
- Barbeito Madeira Frasqueira Sercial 1993
- Graham’s The Stone Terraces Porto Vintage 2017
- Vista Alegre Porto Colheita 1969
Aqui ficam alguns momentos para mais tarde recordar…
Parabéns à Grandes Escolhas pela magnífica festa. Esperamos continuar descobrindo com vocês, ano a ano, os melhores de Portugal.