A beleza do mundo dos vinhos é que quanto mais você prova, mais curioso fica por conhecer — as castas, os métodos de produção, os diversos terroirs. Já falamos por aqui de algumas das mais famosas castas tintas que existem no mundo, mas ainda não tínhamos feito um artigo sobre uma casta branca. No entanto, sabemos que quando o tempo começa a aquecer, as uvas brancas decidem aparecer e mostrar todo o seu potencial. É o caso da Sauvignon Blanc – a casta perfeita para um vinho fresco e repleto de aromas, bem ao estilo de um dia de verão.

Também conhecida como Blanc Fumé ou Sauvignon Fumé, a Sauvignon Blanc é apreciada nos quatro cantos do mundo. Por conta da sua versatilidade e fácil adaptação, facilmente encontramos cultivos dessa casta em países como a Nova Zelândia, Chile, Califórnia e até mesmo Portugal.

Podemos afirmar com certeza que se trata de uma casta francesa, mas nunca se soube ao certo em que região ela surgiu primeiro, se foi em Bordeaux ou no Vale do Loire. Há quem diga, inclusive, que sua origem resultou de um cruzamento entre uma casta desconhecida com a casta Savagnin, em algum lugar do Loire entre os séculos XVI e XVIII. No entanto, se você for pesquisar a denominação de origem da Sauvignon Blanc, é muito provável que encontre que ela pertence a Bordeaux.

Sauvignon Blanc - Viva o Vinho

Apesar de todo esse enigma em volta do berço de origem da Sauvignon Blanc, foi sem dúvida no Loire que ela se revelou brilhante e ganhou sua complexa notoriedade. Ainda hoje, seus rótulos continuam conquistando apreciadores em todo o mundo, em particular os famosos e elegantes Pouilly-Fumé e Sancerre.

Características da Sauvignon Blanc

Sauvignon Blanc - Viva o Vinho

Tal qual como seus vinhos, a Sauvignon Blanc se exibe de forma simples, mas elegante. Seu amadurecimento – normalmente prematuro – revela cachos compactos, com frutos pequenos e uma tonalidade um tanto esverdeada.

Assim como muitas outras castas, seu perfil se torna diferente de acordo com o processo de vinificação. Certamente já provou alguns Sauvignon Blanc que apresentavam cores e aromas diferentes do que o esperado. Isso se deve ao fato dela ser particularmente maleável e se adaptar facilmente a diferentes solos e climas, desde que não sejam muito quentes.

No entanto, a casta possui características intrínsecas reconhecidas por qualquer pessoa, pois o seu sabor se revela um tanto diferente de todas as uvas brancas. Seus vinhos são geralmente ácidos, resultando num frescor único e com um certo toque herbáceo. Mas se há algo que caracteriza os vinhos Sauvignon Blanc são, sem dúvida, os seus aromas.

Sempre muito característicos e fáceis de identificar, destacam-se pela sua exuberância e frescura. Se você provar um vinho dessa casta, com certeza irá notar aromas de melão, maçã verde e até frutos tropicais como o maracujá – dependendo do clima onde a casta foi cultivada.

Principais regiões produtoras

A Sauvignon Blanc é uma casta que se adapta a uma grande variedade de solos e climas. Por esse motivo, essa casta se desenvolveu muito bem em outros países do mundo, principalmente no Chile, Nova Zelândia e Califórnia – locais onde encontramos os mais variados estilos de vinhos feitos a partir desse varietal.

Na verdade, não é possível falar das principais regiões produtoras sem fazer referência às particularidades de produção de todos esses países que, de certa forma, são bastante diferentes daquelas que encontramos no seu local de origem. Nesse sentido, se torna fundamental distinguir a produção dessa casta em dois grandes estilos: Velho Mundo e Novo Mundo.

No Vale do Loire, o clima continental e solo granítico evidenciam a sutil acidez presente nos vinhos da região. Por conta disso, seus vinhos são repletos de aromas minerais, frescos e com acidez elevada. Sancerre, Touraine ou Pouilly-Fumé são algumas das regiões que produzem os vinhos mais tradicionais da casta no Vale.

Sauvignon Blanc - Viva o Vinho

Já em Portugal, facilmente encontramos Sauvignon Blanc por todo o país. No entanto, sua produção se concentra maioritariamente em regiões onde o clima seja fresco e os solos mais pobres. O estágio dessa casta em madeira, especialmente combinada com o Arinto, é muito típico do país. Por esse motivo, seus vinhos possuem um carácter mais cremoso e amanteigado, quase parecendo um Chardonnay, mas onde as frutas permanecem mais discretas.

À semelhança da França, também na Nova Zelândia a Sauvignon Blanc se adaptou de forma incrível, com destaque para a região de Marlborough, onde desenvolveu um estilo peculiar, muito frutado e incrivelmente aromático. Se você provar um Cloudy Bay, por exemplo, certamente irá notar aromas cítricos e bastante herbáceos, quase similares a relva acabada de cortar.

Contudo, existem dois países fora da Europa que se destacam pela produção dessa casta. O Chile é um dos países que demonstra maior importância no cultivo da Sauvignon Blanc, sendo o terceiro país com maior quantidade plantada desta casta no mundo inteiro. Já na África do Sul, a casta também faz sucesso, apresentando diferentes estilos de vinhos – do mais leve e fresco até o complexo e estruturado.

Na América do Norte, a Califórnia se traduz na principal região produtora de Sauvignon Blanc. No entanto, é preciso ter especial atenção com essa casta, sendo que em um clima mais quente, o seu cultivo e produção se revelam um tanto desafiantes.

Harmonização: o que fica bem com Sauvignon Blanc

Geralmente os vinhos brancos são ótimos para acompanhar pratos de peixe. No caso da Sauvignon Blanc, destacam-se os peixes brancos, peixe assado ou com molhos avinagrados e um pouco cítricos.

No entanto, os vinhos elaborados com essa uva são especialmente ideais para harmonizar pratos com vegetais, saladas, risoto de aspargos e tudo o que inclua molhos verdes – por conta do seu carácter herbáceo.

Outra sugestão são os queijos mais fortes e ácidos, como o queijo de cabra. Além disso, seus vinhos também são ótimos acompanhantes de aperitivos para desfrutar junto da família ou amigos.

Curiosidades sobre a Sauvignon Blanc

A Sauvignon Blanc é uma das castas mais plantadas em todo o mundo, juntamente com a Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, Pinot Noir e outras tantas que facilmente identificamos nos mais variados rótulos.

Outra curiosidade bastante interessante sobre a Sauvignon Blanc é que ela possui uma variedade de clones com personalidades distintas. Segundo consta, existem mais de 20 clones dessa uva registrados na Universidade Davis, na Califórnia. Além disso, ela é a única uva utilizada para fazer monocastas (ou varietais) na região de Bordeaux.

Mas a curiosidade mais falada em todo o mundo sobre a Sauvignon Blanc é que, juntamente com a Cabernet Franc, ela formou o par ideal para dar origem a uma das uvas mais conhecidas em todo o mundo – a Cabernet Sauvignon.

Alguns dos vinhos Sauvignon Blanc que amamos

A Sauvignon Blanc dá origem a excelentes varietais, mas também faz parcerias de sucesso na hora de compor um blend. Veja aqui alguns dos vinhos com esta casta que mais gostamos.

Clique nas imagens para mais informação.


Fontes:


Comentários