Você sabe exatamente com que tipo de consumidores mais se identifica? A verdade é que não existe forma correta de beber vinho, já que cada um tem a sua forma bem específica e até pessoal. Por isso mesmo, existem diferentes tipos de consumidores que, baseados na sua relação com o vinho e nas suas preferências, desde o Vinho do Porto até ao Vinho Verde, variam entre as categorias de aventureiro e colecionador.

No entanto, este tema dá muito o que falar, chegando a existir estudos que afirmam que o nosso perfil é baseado em fatores genéticos.

No fundo, opções não faltam. Junte-se a nós e descubra a categoria com a qual mais se identifica.

1 – O Enochato

Se você nos segue assiduamente, certamente já viu por aqui o termo enochato. Também conhecido como enobobo, este tipo de consumidor gosta verdadeiramente de chamar a atenção… e normalmente não é para o vinho.

Basta pensar naquela pessoa inoportuna que você evita ter por perto sempre que bebe um copo.

Além de estar constantemente a fazer comentários, a realçar as falhas do vinho ou até a demonstrar euforicamente o seu conhecimento, em alguns casos o enochato pode ser aquela pessoa que só se interessa por este universo devido a um aparente status.

Enochato | Viva o Vinho
Novato | Viva o Vinho

2 – O Novato

É com muito agrado que todos os anos vemos chegar novas caras aos eventos de vinho. Apesar de ainda não terem conhecimentos muito aprofundados, demonstram um imenso interesse em imergir neste mundo. Estão naquela fase em que provam de tudo para descobrirem a sua verdadeira identidade, sabendo pouco a pouco qual as suas castas ou colheitas de eleição.

Habitualmente, o público inserido nesta categoria é constituído por jovens que atingem a maioridade. No entanto, independentemente da sua data de nascimento, nunca é tarde para começar a beber vinho e deliciar-se com uma bebida que, acima de tudo, também é história e cultura.

Novato | Viva o Vinho

3 – O Bom e Barato

Em todos os círculos de amigos conhecemos alguém que não gosta de abrir os cordões à bolsa. No universo do vinho não podia ser exceção e, por isso, é muito comum encontrarmos enófilos que colocam o preço como uma prioridade na hora da compra.

Além disso, este tipo de consumidor é caracterizado por estar atento às promoções, ter um vale desconto sempre à mão, e por não comprar um vinho sem primeiro comparar o seu preço em dezenas de lojas. No entanto, vale sempre lembrar que a ideia de comparar preço a qualidade é totalmente errada. Existe muito vinho barato e bom com particularidades únicas.

Bom e barato | Viva o Vinho

4 – O Colecionador

Ao contrário do tipo de consumidor anterior, esta categoria não tem mãos a medir. O colecionador, que em muitos casos chega a ser um acumulador, é apresentado como alguém que já não tem mais nenhuma divisão em casa para guardar uma nova garrafa.

De diversos tipos, regiões, colheitas ou castas, o colecionador tem um exemplar para qualquer tipo de gosto. Afinal de contas, tudo tem os seus benefícios — opções nunca vão faltar, independentemente da ocasião ou refeição.

Colecionador | Viva o Vinho
Vinhos Laranja | Viva o Vinho

5 – O Destemido

Seja a arriscar com um vinho pouco banal, como é o caso dos vinhos laranja, ou então a escolher o destino de férias a pensar nos produtos típicos da região, este consumidor certamente não tem receio de se aventurar nas múltiplas potencialidades deste universo.

Aqueles que se enquadram nesta categoria veem o vinho como bem mais que uma bebida. Para eles, é a chance perfeita de explorar os seus sentidos, assim como de descobrir aspetos pouco conhecidos.

Vinhos Laranja | Viva o Vinho

6 – O Expert

Ainda que não seja um enólogo ou sommelier, este consumidor tem um grande conhecimento sobre vinhos — e quer sempre aprender e envolver-se cada vez mais neste universo.

Com conhecimentos de A a Z, este perfil realmente gosta de estudar os vinhos, chegando a realizar cursos sobre a temática. Desde distinguir os diferentes tipos de aromas até identificar rapidamente todas as suas características, nada lhe escapa.

Expert | Viva o Vinho
O Casual | Viva o Vinho

7 – O Casual

Ainda que esta pessoa adore vinho, a verdade é que o consumidor casual apenas bebe em momentos muito específicos.

Geralmente as ocasiões em que bebe vinho são em festas ou entre amigos, não costumando ter uma grande diversidade de garrafas em casa.

Estes consumidores tendem a olhar para o vinho como uma bebida para desfrutar socialmente em momentos mais descontraídos.

O Casual | Viva o Vinho

8 – O Fiel

Ao contrário do anterior, para este enófilo o vinho é quase uma religião, já que qualquer momento do dia é uma boa desculpa para se deliciar com uma boa taça.

Não há dia que este consumidor não beba vinho, independentemente do local. Além disso, esta pessoa também costuma ser leal aos seus vinhos preferidos.

Fiel | Viva o Vinho
Como harmonizar bacalhau? | Viva o Vinho

9 – O Harmonizador

Além de gostar de vinho, este enófilo também aprecia uma boa refeição. Com isto em mente, é muito importante para ele fazer a harmonização de vinho e comida da melhor forma possível.

Mais do que beber um copo, este consumidor vê estas produções como uma verdadeira experiência. Por isso, seja com bacalhau ou com pizza, o vinho é escolhido ao detalhe para harmonizar.

Como harmonizar bacalhau? | Viva o Vinho

10 – O Local

Para terminar esta lista não podíamos deixar de fora um perfil mais tradicional. O consumidor local não gosta de ir muito além do que conhece, valorizando bastante aquilo que é produzido em determinada região.

Desta forma, este consumidor tem uma opinião muito vincada sobre aquilo que bebe. Ao contrário do aventureiro, não gosta de arriscar, mantendo-se fiel aos vinhos da sua região predileta.

Vinhos do Tejo | Viva o Vinho
Depois de analisar a nossa lista, temos certeza que se identificou com algum perfil de consumo. Pode ser mesmo que tenha um pouco de diversas categorias. Então o que acha? Que tipo de consumidor é você? Conte para nós nos comentários!

Comentários