Foi uma brincadeira divertida! Durante o último final de semana, de 29 a 31 de julho, realizamos o Evento Chile na Confraria Viva o Vinho no Facebook, com a participação de mais de 20 pessoas. Um dos nossos confrades mais ativos, o Bruno Moraes, de Niterói (RJ), lançou o desafio: que uva iria liderar o evento, a Carménère ou a Cabernet Sauvignon? O placar ficou em 8 a 4 para a Carménère!

Orzada Carménère Odfjell 2011Como bons anfitriões, nós tomamos os oito vinhos dos nossos packs durante o mês (você pode ver todas as avaliações na seção Vinho do Dia), mas reservamos três deles para o final de semana do evento: o Veo Grande Reserva Carménère 2014, o Veo Última Syrah Reserva 2012 e o Orzada Carménère Odfjell 2011.

Começamos o final de semana pelo mais top deles, o Orzada Carménère, que acompanhou a nossa tradicional pizza das sextas-feiras. Esse é um ótimo Carménère. O Emanuel nunca foi muito fã dessa casta, mas gostou bastante. A rolha chamou a atenção por sua cor escura, um roxo marcante. 120 MerlotTingiu a taça com uma cor densa, profunda e ao mesmo tempo brilhante. Os aromas inconfundíveis, marcantes, com os toques herbáceos típicos da casta se misturam a condimentos. Encheu a boca com potência e elegância. Um belíssimo exemplar dessa uva emblemática do Chile.

No sábado, recebemos um casal de amigos em casa, daqueles que sempre nos acompanham em nossas noites regadas a vinhos e muita conversa boa! Com uma mesa de frios, queijos – e mais uma pizza! –, começamos pelo 120 Merlot da vinícola Santa Rita, que nossos amigos trouxeram.

Essa série é caracterizada por sua ótima relação custo benefício. A Merlot foi uma boa aposta para começar a noite. Jovem, frutado, aromático, um vinho muito interessante para abrir exatamente em uma roda de amigos e curtir o momento.

Para finalizar a noite, abrimos o Veo Última Syrah. A cor densa e brilhante e os aromas com toque herbáceo não deixam dúvidas de que se trata de um vinho desta casta, mas sem exageros, o que lhe confere muita elegância no paladar. Um vinho especial, redondo, muito bom. Agrada a todos os públicos.Veo Última Syrah Reserva 2012

Domingo, última noite do evento, experimentamos o Veo Grande Reserva, mais um Carménère que nos surpreendeu bastante. Muito brilhante na taça, os aromas herbáceos estavam lá, mas em equilíbrio com frutas vermelhas. Na boca apresentava uma acidez gostosa, elegância, muita persistência e uma vontade de beber mais. Realmente gostamos muito.

Veo Grande Reserva Carménère 2014

Em julho foi a primeira vez que tivemos um evento da Confraria Viva o Vinho com os packs que desenvolvemos em parceria com a Wine in Pack. A compra é opcional, mas várias pessoas participaram com os vinhos que sugerimos.

Esses packs de vinhos chilenos – bem como os packs portugueses, que lançamos em comemoração à vitória da seleção portuguesa na Eurocopa – continuam à venda no site da Wine in Pack até que acabem os estoques.

A novidade deste mês é que o próximo evento será lançado na página oficial da Confraria, neste link, e também nas nossas redes sociais. Teremos também um pré-evento incrível, em que todos poderão participar! Fique de olho! Ainda nesta semana vamos lançar o tema e os novos packs para o mês de agosto. Participe!

Abaixo, veja as fotos e os comentários de todos os confrades que participaram no nosso evento de Vinhos Chilenos. A todos vocês, muito obrigado por fazer da nossa Confraria um lugar cada vez melhor!

 

Comentários