Recorde de participação, de comentários e de animação. Esse foi o saldo do 5º Evento da Confraria Viva o Vinho – Uva Merlot, realizado no último final de semana de abril. A cada mês, temos mais e mais adesão do nosso grupo, as pessoas realmente se preocupam em compartilhar o que acharam do vinho e comentam nos posts dos colegas. É como se nos reuníssemos todos os meses para beber juntos, mesmo estando cada um em um canto do País. Estamos gostando tanto da participação do grupo que vamos fazer o evento em maio, mesmo estando de férias, no meio de uma viagem (veja mais no final desse post).

Nosso final de semana do evento foi bastante movimentado, com uma comemoração pessoal e duas festas de família. Mas conseguimos encaixar o Merlot em meio a tudo isso.

Morgenhof Estate Merlot 2007Começamos na sexta-feira, com um belo exemplar vindo da África do Sul: Morgenhof Estate Merlot 2007. Valeu muito a pena. A designação Estate significa que são vinhos produzidos a partir de uvas de uma mesma região, com limite de produção. Apesar de ser um 2007, seguramente este vinho poderia ser aberto daqui a cinco anos que ainda estaria excelente. Aromático como todo Merlot, demonstra maturidade, uma cor muito bonita e persistência marcante.

Passamos o sábado em um churrasco onde as bebidas principais eram caipirinhas de todos os sabores e chopp. O vinho ficou para o jantar à noite. Apesar de ser dia 30, resolvemos adiantar a nossa comemoração de todo dia 1º, pois no dia seguinte teríamos outra festa em família.

Depois de tanta carne, escolhemos comer uma massa no jantar e fomos ao restaurante Lilló, que tem um ambiente muito agradável e é perto da nossa casa. Fizemos até uma pequena transmissão ao vivo do restaurante, diretamente para a página do evento no Facebook.

O Emanuel queria um vinho especial para essa noite, levamos de casa um Montes Alpha Merlot 2010. A escolha foi acertada: um maravilhoso Merlot para comemorar nossos 38 meses juntos. É um vinho potente, de guarda, por isso mesmo nos pareceu um tanto jovem ainda. Equilíbrio entre frutas vermelhas e madeira nos aromas. Uma cor densa com halo rubi. Paladar persistente e maravilhoso. Um dos melhores Merlots que já experimentamos.

Renata e Emanuel no restaurante Lilló, em São Paulo

No domingo, comemoramos os 50 anos da Marta, cunhada do Emanuel, em uma churrascaria com muito vinho. Mesmo assim, depois da festa ainda fomos à casa do irmão dele para brindarmos juntos com um excelente Rutini Merlot, que a Marta fez questão de abrir para participar do evento.

Foi um final de semana intenso, em que dividimos nossa atenção entre os eventos familiares e os amigos do Viva o Vinho, que publicaram o tempo todo no nosso grupo. Valeu muito a pena, nos divertimos muito. Vejam só o resultado do evento, nas fotos e comentários abaixo!

Como eu falei lá no início do post, vamos viajar para a Alemanha e Portugal no próximo dia 25 e a adesão ao último evento foi tanta que ficamos muito animados em realizar o próximo mesmo durante as nossas férias. Então, reservem desde já o final de semana de 27 a 29 de maio.

Meu filho mora em Berlim e ele diz que por lá só se encontra vinho europeu. Mas não se preocupem, não vamos escolher os alemães, que são mais difíceis de encontrar por aqui e, quando encontramos, são brancos (e estamos perto do inverno…). O tema da vez será Ribera del Duero – Espanha. Como bom português, meu pai sempre diz que esses são os melhores vinhos da Espanha, pois são os vinhos do Douro produzidos do outro lado!

A região produz uma grande variedade de vinhos, principalmente tintos. As castas principais são Tempranillo, Garnacha, Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec e Petit Verdot.

O que acham? Mais simples e fácil de encontrar por aqui, não é? E meu filho garante que esse vamos encontrar em Berlim também!

Então, está marcado: nosso próximo encontro, no final de maio, será internacional! Quem vem pra festa?

Comentários