Durante o mês de setembro e início de outubro, fizemos uma viagem à França, que culminou com nosso Evento Bordeaux, no final de semana de 7 a 9 de outubro. Repetindo o sucesso do último evento, reunimos alguns amigos da Confraria Viva o Vinho em nossa casa, para apreciarmos juntos esses vinhos fantásticos.
Nas semanas que antecederam o evento, nós provamos 11 vinhos de Bordeaux, todos eles já avaliados em nossa seção Vinho do Dia. Dos mais simples aos mais sofisticados, dos mais jovens aos mais antigos, todos são muito elegantes, cavalheiros que entregam prazer em taças. Aromáticos, redondos, bem feitos. Alguns mais potentes, poderosos, outros um tanto mais gastronômicos, mas a elegância está sempre presente.
Entre todos, o que mais se destacou foi o Château Les Grand Chenes Médoc 2008 Cru Borgeois, que se mostrou uma experiência completa. A soma de maturidade, potência e força com a elegância natural de Bordeaux.
Logo ao tirar a rolha, notamos que algo grande iria acontecer. Na taça um brilho jovem, surpreendente para um vinho com cerca de sete anos de garrafa.
Potente, seus aromas complexos já anunciavam o que iríamos beber e convidavam para a degustação. Uma mistura de frutas negras e especiarias.
Denso na taça, impossível passar despercebido. Na boca, ótima estrutura, persistente, maravilhoso. Excelente companhia para pratos de carne elaborados, bem feitos.
Entra para a lista dos grandes vinhos que merecem ser bebidos pelo menos uma vez na vida.
A reunião com os amigos foi super divertida, regada a muita conversa, risadas, diversão, vinho e, dessa vez, um ingrediente extra: o pãozinho de calabresa da padaria do Artur, que é sensacional!
Como das outras vezes, gravamos um vídeo para cada vinho que tomamos. Veja só a sequência:
E agora a opinião que os confrades postaram no nosso grupo no Facebook:
Adriano Almeida Junior – Curitiba (PR)
Château Beyran Reserve Bordeaux 2014
Olhos: ruby médio com nuances quase-granada. Muitas pernas finas.
Nariz: suave. Frutas vermelhas maduras predominam, algo de cereja e amora. Talvez um brilho de framboesas. Especiarias doces como canela e noz moscada. Pouco de cravo no final da degustação.
Boca: acidez e álcool médio altos. Dulçor residual enjoativo. Poucas sensações, talvez fruta no retro, ataque doce excessivo. Taninos médios. Corpo médio.
Geral: esperava um corpo mais presente e uma intensidade maior de aromas.
Denise Santos – São Paulo (SP)
Maravilhoso vinho da região de Entre-deux-mers! Muito aromático, boa acidez, taninos bem controlados. Uma viagem ao velho mundo! Salut!
E agora, vamos para Mendoza?
O próximo evento já está marcado: será de 4 a 6 de novembro, com o tema Mendoza. Desta vez não teremos packs especiais. Cada participante escolhe o seu vinho de Mendoza, abre no final de semana do evento e compartilha fotos e comentários no nosso grupo.
Você tem duas semanas para se preparar. E então, está animado?
Vamos finalizar o post com a turma que estava em casa no evento de Bordeaux. Estamos todos convidando você a participar do próximo evento com a gente. Vem!