Provar vinhos é a melhor maneira de conhecê-los. Se eles são apresentados pelos enólogos e produtores que os fazem, então, é um privilégio! Em fevereiro, tivemos o privilégio de participar de um evento exclusivo da empresa Vinalda para parceiros, clientes, jornalistas e bloggers do setor de vinhos. A Vinalda existe há quase 73 anos no mercado português, mas vem passando por algumas mudanças ao longo dos últimos cinco anos — incluindo a alteração de gestão.
Como estamos há apenas dois anos e meio em Portugal, ainda não conhecíamos a história da Vinalda. O evento Vinalda Wine Experience permitiu-nos conhecer um pouco mais sobre a sua história, o seu conceito e provar alguns dos vinhos que essa distribuidora detém em seu portfolio.
Vinalda: um pouco de história
A empresa Vinalda surgiu no mercado português em 1947. Na época, era dedicada à importação de marcas internacionais de bebidas espirituosas, mas também de grandes marcas de champagne e vinho.
Durante décadas a empresa foi, essencialmente, uma das maiores importadoras e distribuidoras de marcas de todo o mundo. Porém, seu percurso ao longo dos anos se tornou um pouco atribulado.
Com a abertura do mercado português ao comércio internacional, as multinacionais de bebidas começaram a entrar no país e estabelecer os seus próprios negócios de distribuição. Foi, nesse momento, que a Vinalda chegou a perder a maioria das marcas internacionais com as quais trabalhava.
Nesse sentido, foi necessário procurar soluções para combater as adversidades causadas pela explosão do mercado em Portugal. Foi, então, que José Casais – diretor da Vinalda durante 50 anos – teve um papel bastante importante no processo de restabelecimento da empresa. Para que a Vinalda mantivesse sua posição de destaque, José iniciou um novo projeto: começou a criar marcas de raiz, a partir de enólogos e pequenas quintas.
Numa época em que os vinhos de quinta eram praticamente inexistentes, a Vinalda teve um papel fundamental no desenvolvimento de grandes marcas, hoje consideradas clássicas no mercado dos vinhos portugueses. Segundo José Espírito Santo, atual Diretor-Geral da Vinalda, a empresa se transformou em uma “fábrica de marcas” de muito sucesso.
Na verdade, tanto foi assim que, no início dos anos 2000, a Vinalda apresentou um faturamento impressionante. Logo na virada do milênio, a empresa estava faturando, somente em vinho, exatamente o mesmo valor que as atuais grandes distribuidoras conseguem faturar.
Foi esta brilhante estratégia, implementada por José Casais, que ajudou a reconstruir a marca Vinalda e a restabelecê-la no mercado. Porém, a entrada no novo século não veio, de todo, beneficiar o mercado e a empresa viu-se obrigada a mudar mais uma vez.
O processo de renovação
Em pleno século XVI, o mercado “explodiu para além do razoável”. Foi assim que José Espírito Santo nos contextualizou sobre o processo de aquisição e renovação de uma das mais conceituadas empresas de distribuição de vinhos.
Atualmente, o Grupo GLD é detentor de 100% do capital da Vinalda. Após sua aquisição em 2014, o GLD decidiu dar uma oportunidade ao nome e à marca, e tentar reerguer a empresa – e assim foi. Passaram a gerir a empresa e deram-lhe as condições de estabilidade financeira necessárias para conseguirem reconquistar o seu espaço de liderança no mercado.
A Vinalda sempre tinha sido, até então, uma marca fortíssima e uma das mais antigas do mercado português. Por esse motivo, não havia dúvidas que seria um bom investimento, de modo a tentar recuperar todo o prestígio outrora alcançado. Além disso, contava com uma equipe muito experiente que continuava a trabalhar para o crescimento da empresa.
Como seria de esperar, houve uma grande renovação da Vinalda. Segundo José Espírito Santo, a transformação foi intensa, mas manteve-se o nome, as pessoas e o próprio DNA da empresa.
A Vinalda nos dias de hoje
Passados quatro anos da aquisição da empresa pelo Grupo GLD, hoje a Vinalda se ergueu das cinzas e apresenta-se, novamente, como uma marca de referência na distribuição de vinhos.
Ao seu portfólio de marcas, nas quais poderíamos encontrar nomes como Palácio da Brejoeira, Quinta do Monte d’Oiro e Cabriz, se juntaram outras tantas. Desde o Douro, Beira Interior, Dão, Alentejo, são várias as regiões cujos produtores têm parceria com a empresa e a mesma acompanha — em todos os níveis — o processo de distribuição e comercialização dos seus vinhos.
Em 2014, a Vinalda vendia a milhares de pequenos clientes e possuía um sistema de distribuição integral. Hoje, a empresa conta com uma rede de parceiros que acabam por ser agentes regionais com um know-how muito profundo. Dessa forma, rentabiliza custos e mão de obra, mas acima de tudo, aumenta a produtividade.
E os resultados? Esses foram bem visíveis! Depois de muito trabalho, ao fim de quatro anos os frutos começaram a ser colhidos. A Vinalda duplicou a sua participação no mercado e faturou cerca de 12 milhões de euros em vendas no ano de 2019.
Tudo isso foi resultado de inúmeras estratégias adotadas. Entre elas, destacam-se a implementação de novos e modernos sistemas de gestão e a aposta numa equipe jovem de 38 colaboradores focados na área comercial. Também a redução do estoque, a redução do prazo médio de pagamento e, ainda, a redução da própria dívida – hoje inexistente – constituem alguns dos fatores que possibilitaram o sucesso da empresa.
A Vinalda é, atualmente, líder em vários segmentos do mercado, como por exemplo, nos vinhos do Dão, vinhos biológicos, vinhos vegan e, também, nas águas premium. Além disso, a liderança na exportação faz parte dos seus objetivos a longo prazo e em breve irão lançar o seu primeiro site B2B.
Este é, sem dúvida, um caso de sucesso e só podemos deixar os nossos sinceros parabéns a toda a equipe da Vinalda. Depois de um longo período trabalhando para alcançar seus objetivos, finalmente se encontram no patamar desejado.
Fique atento aos nossos próximos artigos, pois iremos falar sobre os vinhos que provamos durante a Vinalda Wine Experience. Até lá!