Foram várias as vezes que ouvimos falar nesse conceito durante visitas a vinícolas e mesmo em conversa com alguns enólogos e produtores de vinhos em Portugal. No entanto, sempre ficamos um pouco na dúvida em relação a aquilo que, de fato, é a Produção Integrada.

Algumas vezes em que ouvimos falar nesse termo, entendemos que se tratava de algo relacionado com um método de produção mais sustentável e amigo do ambiente. Aliás, chegamos a pensar que este tipo de produção estaria diretamente relacionado com a produção de vinhos biológicos certificados.

Em uma das nossas últimas visitas à Beira Interior estivemos na Quinta dos Termos e tivemos a oportunidade de conhecer um produtor que se dedica exclusivamente ao método de Produção Integrada. João Carvalho, proprietário da Quinta dos Termos, nos explicou o que realmente era este conceito.

Para nos aprofundarmos um pouco mais no assunto, fomos pesquisar sobre o assunto e compartilhamos aqui as informações com você. Esperamos esclarecer as dúvidas que todos nós temos!

O que é a Produção Integrada?

O conceito geral de Produção Integrada, abordado por diversos sites, relaciona-se à prática de uma agricultura sustentável, onde os recursos naturais e mecanismos de regulação natural são favorecidos, de modo a evitar a aplicação de produtos químicos que sejam nocivos para o ambiente e para nossa saúde.

Mas não é somente o trabalho em campo que determina se você – enquanto produtor – recebe o certificado de Produção Integrada. Também as condições das instalações, cuidados de higiene e todas as práticas que ocorrem dentro da propriedade devem estar de acordo com as normas estabelecidas pelas entidades responsáveis.

Produção Integrada - Viva o Vinho

No caso do vinho e da prática da viticultura, tudo é avaliado. Desde o solo, as próprias vinhas e, até mesmo, o local onde ocorre a vinificação e a adega. Tudo isso deve cumprir com os critérios base da Produção Integrada.

Produção integrada vs Produção Biológica: qual a diferença?

Numa era em que a conscientização ambiental está virando moda e a procura por produtos com certificação Biológica é maior, o consumidor acaba ficando confuso quando se depara com o conceito de Produção Integrada.

Na verdade, enquanto consumidores, não sabemos se o produto que estamos comprando foi produzido através de uma prática de Produção Integrada, pois esta não é representada com um selo na embalagem — ao contrário da produção Biológica, já mais conhecida pelos consumidores.

Mas será que existe realmente diferença? Sim e não.

Pode parecer confuso, mas depois de pesquisar sobre o assunto você entende que a diferença entre Produção Biológica e Produção Integrada não é tão complexa assim.

A principal diferença é o fato de a Produção Biológica interditar por completo a aplicação de produtos químicos de síntese sobre plantas ou solo, sendo que na Integrada este fator é tolerado com base nos critérios estipulados pelas entidades.

Produção Integrada - Viva o Vinho

Por outro lado, como comentamos antes, a Produção Integrada não se limita ao cultivo — plantas e solo —, mas abrange todo o processo de produção incluindo, no caso dos vinhos, a vinificação e a adega.

No entanto, um produtor que faça uso da Produção Integrada muitas vezes é, também, um produtor biológico. Isto deve-se ao fato do mesmo possuir uma certificação de Produção Integrada referente às suas instalações e, ainda assim, não utilizar qualquer produto químico no solo. Por esse motivo, seus produtos obtêm certificação biológica também.

As vantagens da prática de Produção Integrada

A começar pelo ambiente e até chegar no consumidor, são inúmeras as vantagens que resultam da prática de um sistema de Produção Integrada. Além da forte redução da pegada ecológica, o consumo de produtos que sejam produzidos de forma sustentável é, efetivamente, melhor para a nossa saúde.

Contudo, não é somente o ambiente e o consumidor que saem ganhando com a Produção Integrada. Também os próprios produtores acabam por ser beneficiados ao adotar esta prática de produção, uma vez que a rentabilidade do seu negócio é, sem dúvida, maior.

A produção integrada em Portugal e no Brasil

Em Portugal – país no qual vivemos há dois anos e meio – existe uma entidade responsável por estabelecer tanto as orientações e normas técnicas, como os princípios que definem a Produção Integrada como um modo de produção sustentável. Existe também um Decreto-Lei que confirma quais os princípios da prática deste tipo de produção.

Já no Brasil, a Produção Integrada também não é desconhecida. Existe, inclusive, a aplicação de um selo oficial – Brasil Certificado – que indica se um produtor é adepto desta prática de produção.

Produção Integrada - Viva o Vinho

Apesar deste método só ter sido reconhecido em 2001, com a ocorrência do Marco Legal da Produção Integrada de Frutas (PIF), atualmente a Produção Integrada é válida para todas as cadeias do agronegócio – conforme a informação disponibilizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Por esse motivo, foram criadas normas técnicas para todas as culturas, desde frutas, café, produtos hortícolas e, até mesmo, flores!

E agora, depois de chegar até aqui, entendeu o que é Produção Integrada?

Esperamos que, de alguma forma, tenha agora menos dúvidas em relação a esse assunto! Posso garantir que eu mesma aprendi muito com a pesquisa. Vale lembrar que não somos especialistas no assunto, mas um pouco de curiosidade com alguma pesquisa ajudam no nosso aprendizado diário, concorda?


Comentários