No último final de semana de fevereiro, realizamos o 3º Evento do Grupo Viva o Vinho no Facebook. Desta vez, inspirados pelos membros do grupo, o tema foi Vinhos Brasileiros. As pessoas se animaram e a mobilização começou cedo, com discussões e posts sobre o assunto, revelando grandes fãs pelo produto nacional.
Quem achou que seria um evento gaúcho, enganou-se. Surgiram excelentes rótulos de Santa Catarina, Vale do São Francisco e de duas regiões inusitadas: São Paulo e Goiás. Da primeira nós mesmos já tínhamos degustado – são os Guaspari, que conhecemos na SBAV – mas os goianos se fizeram representar muito bem. Só falta achar para comprar em outras regiões.
A busca
Essa mobilização demonstrou dois fatos: como conhecemos pouco os nossos próprios produtos e a dificuldade em encontrarmos bons vinhos nacionais nos grandes centros de distribuição, como supermercados.
Participantes do grupo que moram em regiões produtoras nos apresentaram rótulos que classificam como de ótima qualidade, mas ainda não tivemos a chance de provar. Um casal de amigos, que acabou de voltar de uma viagem ao Vale dos Vinhedos, trouxe alguns exemplares que só se encontra por lá.
De nossa parte, por estarmos em São Paulo, a maior cidade do país, espera-se encontrar muita variedade de tudo, mas em relação aos vinhos nacionais isso não ocorreu.
Na sexta-feira, a ideia era visitar uma pizzaria que não íamos há um tempo, a Pizzaria Nacional, em Moema, pois eles costumavam ter um vinho gaúcho boutique que gostamos muito, o Angheben Teroldego.
Tomamos o cuidado de telefonar antes e, para nossa frustração, fomos informados que não havia rótulos de vinhos brasileiros na carta. Tivemos de mudar nosso destino.
No dia seguinte, fomos a um grande supermercado da rede St Marché, por saber que eles contavam com uma boa seção de vinhos. Depois de muito procurar, encontramos os vinhos nacionais relegados à última prateleira, rente ao chão, embaixo dos chilenos. É um descuido surpreendente.
A exceção era a linha completa da Guaspari, que estava colocada com destaque ao lado dos vinhos franceses, em prateleiras centrais.
Desde que anunciamos o tema do evento aos membros do grupo, foi um período de grande aprendizado e troca de experiências para nós. Passamos a conhecer, mesmo sem ainda experimentar, diversos novos rótulos nacionais.
E fica um alerta para os produtores: é preciso investir mais em marketing e divulgação de seus produtos – se quiserem, a gente conversa. 😉
Os nossos vinhos
Nosso destino de sexta-feira acabou sendo o Prestíssimo, porque sabíamos que lá podemos encontrar um vinho nacional que gostamos muito: o Lidio Carraro Quorum. É um excelente assemblage. Encorpado, com aromas de frutas vermelhas, cravo e pimenta negra. O paladar é marcante e com final prolongado. Adoramos esse vinho, é uma daquelas escolhas certas. O curioso é que, segundo o fabricante, ele não passa por barricas de carvalho.
Já no sábado foi a noite do Fausto Verve Gran Reserva 2010, da Pizzato. Essa safra está melhor que a 2009, que experimentamos há algum tempo. Os aromas continuam um tanto ligeiros, poderiam ser mais interessantes, mas no paladar percebe-se que é um vinho bem feito, com um bom equilíbrio entre as três castas que o compõem.
No domingo, fomos almoçar com a família e, no restaurante, novamente tivemos problemas com a carta. Havia apenas dois vinhos brasileiros listados, extremamente simples e proporcionalmente caros. Infelizmente, tivemos de ficar com um italiano e não pudemos contar com mais um vinho para o nosso evento. Aqui vai mais uma oportunidade para os nossos produtores: melhorar sua atuação junto aos restaurantes. Sabemos que não é fácil, há muito trabalho a ser feito, mas o nosso produto merece!
Vejam quem participou
A cada evento, a participação no nosso grupo melhora. As pessoas estão cada vez mais engajadas, tiram mais fotos, fazem comentários sobre os seus vinhos e participam nos posts dos colegas. Estamos cada vez mais animados com as nossas degustações virtuais. Vejam abaixo as fotos e comentários de todos que participaram do 3º Evento da Confraria Viva o Vinho – Vinhos Brasileiros.
Fabiana Costa - Santa Maria da Boa Vista (PE)
O meu nacional é o 1501 que já falei dele pra vocês. Acompanhado de brusqueta de bacalhau.
Antonio Pacheco - São Paulo (SP)
Servimos este prosecco no aniversário da minha esposa à tarde e as convidadas gostaram muito. O dia estava muito quente e o vinho é leve e refrescante. Harmonizou bem com o lanche árabe da festa.
Leonardo Barcellos - Porto Alegre (RS)
Nosso brasileiro de hoje foi esse excelente merlot 2011 da vinícola Almaúnica... muito bom mesmo. 18 meses de barrica mais 18 na garrafa lhe deram um corpo invejável! Recomendadíssimo!
Beth Ferreira - Rio de Janeiro (RJ)
Estruturado, bastante equilibrado, médio corpo e um final de boca de frutas vermelhas!!!
Lucilene Gomes Santos - São Paulo (SP)
Vamos ver se esse moscatel é bom ? Logo digo a vocês. Estava com ele guardado há algum tempo.
Pedro Carvalho - São Paulo (SP)
Vinho brasileiríssimo! Da Casa Valduga, assemblage de Cabernet & Merlot, só comercializado no Vale dos Vinhedos. Este vinho tem uma estória bacana, as maiores vinícolas de Bento Gonçalves se juntaram e cada uma criou o seu vinho com o rótulo Vinhateiros do Vale, e cada um é um assemblage diferente e o mais bacana só é comercializado lá no Vale dos Vinhedos. Ele não é tão bom como o Lídio Carraro que tomamos na sua casa, neste os taninos são um pouco menos redondos, mas está bemmmm gostoso. #eventovinhosbrasileiros
Rafael Vechiato Freitas
Comprei esse vinho nacional da vinícola Perini chamado Macaw, tannat da serra gaúcha, me surpreendeu, muito saboroso e o preço muito atrativo... Viva o vinho.... Saúde!
Rafael Vechiato Freitas
O que posso dizer desse vinho nacional Casa Perini Cabernet Sauvignon 2008. Sabor levemente amadeirado com pouco residual alcoólico, muito saboroso, um aroma suave, vinho do dia a dia que acompanha contra filé grelhado com molho branco e manjericão.... Saúde!!!!
Beth Ferreira - Rio de Janeiro (RJ)
Hoje vamos de Habitat Pinot Noir, um dos meus favoritos para acompanhar um Carpaccio!!! Cheers!!!!
Anne Caroline Gonçalves
Esse é o escolhido da noite. A semana passada postei 3 nacionais... D. Abel tomamos sábado passado... e hoje voltamos para comprar outra garrafa e acabamos comprando o Intrépido da Pirineus... vinícola de Goiás. Esse é o vinho de hoje! Excelente!!!! Um Syrah que não deixa nada a desejar para o Guaspari... que também é outro nacional de excelente qualidade. Equilibrado em todos os aspectos... Vale a pena. Comprei na Zahil Importadora.
Dalvan Aguiar - Santa Maria (RS)
lá! Hoje domingo, com clima tropical degustando um Chardonnay Reserva 2015 Casa Venturini, localizada em Altos Montes Flores da Cunha, cor amarelo palha esverdeada, viva transparente, límpida, aromas de frutas, um leve amanteigado, em boca bem equilibrado e enche a boca, retrogosto marcante, fácil de beber #eventovinhosbrasileiros #vivaovinho
Dalvan Aguiar - Santa Maria (RS)
Olá amigos do Viva o Vinho, hoje segundo dia do evento e o primeiro vinho que escolhi é um espumante Natural Brut Champenoise Casa Venturini VIVERE. Cor amarelo ouro, perlage de média intensidade e graúdas, senti aroma de queijo colonial ainda verde e de sumo de frutos cítricos, em boca senti uma certa cremosidade, acidez bem presente com toques cítricos. Desta vez decidi apenas curtir os vinhos sem acompanhamentos, mas este espumante com certeza pede algo para acompanhar, um salmão assado ao molho de maracujá, frango à passarinha... Um grande abraço e Viva os Vinhos Nacionais. #eventovinhosbrasileiros #vivaovinho
Edward J. Figueiredo - Cuiabá (MT)
Para acompanhar um jantar no restaurante Getúlio Grill, o escolhido foi esse Aurora Reserva Merlot 2014. Inicialmente fechado e com álcool proeminente, bastou algum tempo em taça para que ele se abrisse um pouco com aromas leves de cereja e fruta vermelha. O paladar tem presença marcante de carvalho, o que deixa o vinho um pouco maçante para ser degustado por si só, mas bastou chegar o prato principal – confit de pato com risoto de maçã – que a harmonia se instalou na mesa. Trouxe a metade da garrafa pra casa, e no momento ela descansa para nova apreciação em breve. Saúde! #eventovinhosbrasileiros
Edward J. Figueiredo - Cuiabá (MT)
O Sábado aqui estava um calor só, e combinou bem com essa meia garrafa de Moscatel que a Casa Valduga produz para a Cacau Show a partir da variedade Moscato Giallo. Aqui em casa não somos muito adeptos dos espumantes, mas eu sempre quis provar a combinação entre um espumante doce e chocolate. E como gosto de chocolate bem amargo, o escolhido foi esse com 85% de cacau. Acho que a harmonização funcionou porque o amargor natural do chocolate absorve o dulçor do Moscatel. E com somente 7,5% de teor alcoólico, a garrafinha acabou que eu nem vi!#eventovinhosbrasileiros
Elaine Mello - Rio das Ostras (RJ)
Falando de vinhos brasileiros, a Casa Valduga, não deixa a desejar. Aquecendo com um Brut Rosé para acompanhar as entradas, continuando com um branco que dá conta de acompanhar uma massa. E finalizando com o tão esperado tinto, para acompanhar o prato principal: risoto de picanha. Esse foi o Jantar da Casa Valduga realizado em meu município. Foi tão bom que teve até poesia para o Baco. Não resisti! #vivaovinho #eventovinhosbrasileiros
Elaine Mello - Rio das Ostras (RJ)
Olá pessoal, chegando pra degustação de hoje. Hoje quero compartilhar momentos com a vinícola Pizzato. Particularmente sou fã dos Bruts desta vinícola. Compartilho com os amigos o Jantar Harmonizado com Pizzas e Vinhos da Pizzato, realizado em meu município no Espaço Jequitibá. #vivaovinho #eventovinhosbrasileiros
Elaine Mello - Rio das Ostras (RJ)
Deixei para o último dia este, minha preferência nacional, Lidio Carraro. Meu xodó, meu vício, meu eleito melhor vinho brasileiro. Me atende do Brut, Branco ao Tinto sem deixar a desejar. Especialmente recomendo que experimentem o Singular – Nebbiolo é de dar frisson. #eventovinhosbrasileiros #vivaovinho
Vanessa Barroso - Rio de Janeiro (RJ)
Perfeito p um dia como o de hj... Leve, refrescante. Top! Espumante LA rosé
Vanessa Barroso - Rio de Janeiro (RJ)
Um vinho agradável e leve de degustar, 100% de Merlot. Harmoniza bem com queijos fortes e carnes.
Vanessa Barroso - Rio de Janeiro (RJ)
Muito agradável... Surpreendente! Muito leve, pouca acidez... Bastante transparente.
Tati Davico - Guarulhos (SP)
Nova proposta da vinícola Goes com vinhos premium. Passa apenas 2 meses em barricas. Notas de frutas vermelhas e florais que lembram alguns vinhos do Sul. Achei bem agradável exceto por uma acidez acentuada. Creio que nas próximas safras estará mais equilibrado, valeu a prova!! Saúde!!!
Vem aí o 4º Evento da Confraria Viva o Vinho!
Será de 25 a 27 de março, durante a Páscoa, com o tema Vinhos Italianos da Toscana.
Escolhemos essa região por ser o berço de grandes vinhos italianos, como os Brunellos, mas também de vinhos – porque não dizer? – deliciosos como os Chiantis, Montepulcianos e Montalcinos.
A variedade é enorme e há opções para todos os gostos e bolsos. 😉
Nós gostamos muito dos vinhos dessa região, normalmente encorpados e aromáticos, e tivemos o privilégio de degustar um excelente Brunello di Montalcino, alguém se lembra?
Vai aí a dica:
Além deste super vinho, nós já tomamos muitos Montepulcianos D’Abruzzo, Chiantis, entre outros.
Esperamos todos vocês no evento.