No último final de semana de fevereiro, realizamos o 3º Evento do Grupo Viva o Vinho no Facebook. Desta vez, inspirados pelos membros do grupo, o tema foi Vinhos Brasileiros. As pessoas se animaram e a mobilização começou cedo, com discussões e posts sobre o assunto, revelando grandes fãs pelo produto nacional.

Quem achou que seria um evento gaúcho, enganou-se. Surgiram excelentes rótulos de Santa Catarina, Vale do São Francisco e de duas regiões inusitadas: São Paulo e Goiás. Da primeira nós mesmos já tínhamos degustado – são os Guaspari, que conhecemos na SBAV – mas os goianos se fizeram representar muito bem. Só falta achar para comprar em outras regiões.

Supermercado St. Marché

No supermercado St. Marché, em São Paulo, os vinhos brasileiros estavam apenas na última prateleira, próxima ao chão

A busca

Essa mobilização demonstrou dois fatos: como conhecemos pouco os nossos próprios produtos e a dificuldade em encontrarmos bons vinhos nacionais nos grandes centros de distribuição, como supermercados.

Participantes do grupo que moram em regiões produtoras nos apresentaram rótulos que classificam como de ótima qualidade, mas ainda não tivemos a chance de provar. Um casal de amigos, que acabou de voltar de uma viagem ao Vale dos Vinhedos, trouxe alguns exemplares que só se encontra por lá.

De nossa parte, por estarmos em São Paulo, a maior cidade do país, espera-se encontrar muita variedade de tudo, mas em relação aos vinhos nacionais isso não ocorreu.

Na sexta-feira, a ideia era visitar uma pizzaria que não íamos há um tempo, a Pizzaria Nacional, em Moema, pois eles costumavam ter um vinho gaúcho boutique que gostamos muito, o Angheben Teroldego.

Tomamos o cuidado de telefonar antes e, para nossa frustração, fomos informados que não havia rótulos de vinhos brasileiros na carta. Tivemos de mudar nosso destino.

No dia seguinte, fomos a um grande supermercado da rede St Marché, por saber que eles contavam com uma boa seção de vinhos. Depois de muito procurar, encontramos os vinhos nacionais relegados à última prateleira, rente ao chão, embaixo dos chilenos. É um descuido surpreendente.

A exceção era a linha completa da Guaspari, que estava colocada com destaque ao lado dos vinhos franceses, em prateleiras centrais.

Desde que anunciamos o tema do evento aos membros do grupo, foi um período de grande aprendizado e troca de experiências para nós. Passamos a conhecer, mesmo sem ainda experimentar, diversos novos rótulos nacionais.

E fica um alerta para os produtores: é preciso investir mais em marketing e divulgação de seus produtos – se quiserem, a gente conversa. 😉

Os nossos vinhos

Fausto Verve Gran Reserva Pizzato

Fausto Verve Gran Reserva Pizzato

Lidio Carraro Quorum

Lidio Carraro Quorum

Nosso destino de sexta-feira acabou sendo o Prestíssimo, porque sabíamos que lá podemos encontrar um vinho nacional que gostamos muito: o Lidio Carraro Quorum. É um excelente assemblage. Encorpado, com aromas de frutas vermelhas, cravo e pimenta negra. O paladar é marcante e com final prolongado. Adoramos esse vinho, é uma daquelas escolhas certas. O curioso é que, segundo o fabricante, ele não passa por barricas de carvalho.

Já no sábado foi a noite do Fausto Verve Gran Reserva 2010, da Pizzato. Essa safra está melhor que a 2009, que experimentamos há algum tempo. Os aromas continuam um tanto ligeiros, poderiam ser mais interessantes, mas no paladar percebe-se que é um vinho bem feito, com um bom equilíbrio entre as três castas que o compõem.

No domingo, fomos almoçar com a família e, no restaurante, novamente tivemos problemas com a carta. Havia apenas dois vinhos brasileiros listados, extremamente simples e proporcionalmente caros. Infelizmente, tivemos de ficar com um italiano e não pudemos contar com mais um vinho para o nosso evento. Aqui vai mais uma oportunidade para os nossos produtores: melhorar sua atuação junto aos restaurantes. Sabemos que não é fácil, há muito trabalho a ser feito, mas o nosso produto merece!

Vejam quem participou

A cada evento, a participação no nosso grupo melhora. As pessoas estão cada vez mais engajadas, tiram mais fotos, fazem comentários sobre os seus vinhos e participam nos posts dos colegas. Estamos cada vez mais animados com as nossas degustações virtuais. Vejam abaixo as fotos e comentários de todos que participaram do 3º Evento da Confraria Viva o Vinho – Vinhos Brasileiros.

 

Vem aí o 4º Evento da Confraria Viva o Vinho!

mapa_toscana

 

Será de 25 a 27 de março, durante a Páscoa, com o tema Vinhos Italianos da Toscana.

Escolhemos essa região por ser o berço de grandes vinhos italianos, como os Brunellos, mas também de vinhos – porque não dizer? – deliciosos como os Chiantis, Montepulcianos e Montalcinos.

A variedade é enorme e há opções para todos os gostos e bolsos. 😉

Nós gostamos muito dos vinhos dessa região, normalmente encorpados e aromáticos, e tivemos o privilégio de degustar um excelente Brunello di Montalcino, alguém se lembra?

Vai aí a dica:

Brunello di Montalcino Sugarille 2000 Pieve Santa Restituta / Gaja

Além deste super vinho, nós já tomamos muitos Montepulcianos D’Abruzzo, Chiantis, entre outros.

Esperamos todos vocês no evento.

 

Comentários