Mais duas regiões se unem para conferir proporções continentais à programação do Dia do Vinho 2017. O evento, que desde edições anteriores já agregava três grandes polos de enogastronomia e turismo no Sul e no Sudeste do Brasil, ganha agora novas adesões em solo gaúcho e no Nordeste do país. Este ano, entram em cena o Vale Central – conhecido como “coração” do Rio Grande do Sul, onde estão os municípios de Santa Maria, São João do Polêsine, Itaara e Silveira Martins – e o histórico Vale do Rio São Francisco, na divisa entre os estados de Bahia e Pernambuco.
Os novos participantes somam-se a dez municípios na região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, a vinícolas associadas na Campanha Gaúcha, a Porto Alegre e ao Roteiro de São Roque, no interior paulista, para ampliar ainda mais a diversidade de empreendimentos e atrações oferecidos ao público de 19 de maio a 4 de junho.
No ano passado, mais de 45 mil pessoas participaram das cerca de 300 atividades inseridas na programação. A rede hoteleira da região da Uva e do Vinho, por sua vez, registrou ocupação superior a 90% nos três finais de semana do evento.
O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi-RS) e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003.
Duas semanas de atividades e descontos especiais
Na prática, a expansão territorial da iniciativa para movimentar três cadeias econômicas simultaneamente já chegou antes. E para lembrar que a proposta cresceu também no calendário, passando de uma semana para 15 dias de atividades, o Dia do Vinho 2017 chama o público com o tema Duas semanas para celebrar grandes momentos.
“Mais do que um evento, o Dia do Vinho é uma grande programação, integrando municípios e empreendimentos de gastronomia, hospedagem, turismo e vinícolas, a maioria deles familiares, para apresentar ao público algumas das melhores atrações enoturísticas que podem ser aproveitadas o ano inteiro nestas regiões”, explica o presidente do Segh Uva e Vinho, João Leidens.
Para se ter ideia da variedade de opções a turistas, enófilos, curiosos, viajantes, iniciados ou não nas delícias da gastronomia e das bebidas derivadas da uva com as sutilezas de cada região, só na Serra Gaúcha estão engajados os municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores.
“Além de tudo, é um ano para se comemorar a safra espetacular que tivemos, com qualidade e fartura, aproveitando para descobrir essa riqueza de características de cada região que é o melhor do Brasil. Imagine que se pode provar o que foi elaborado na Campanha Gaúcha, passando pelo Vale Central do Rio Grande do Sul, subindo à Serra Gaúcha, avançando para São Roque, lá no Sudeste, e depois de milhares de quilômetros, chegar no Vale do São Francisco”, observa o presidente do Ibravin, Dirceu Scottá.
Informações e programação disponíveis online
A programação completa do Dia do Vinho 2017 está disponível no site www.diadovinho.com.br. As ações, novidades, informações e respostas do próprio público serão marcadas nas redes sociais com a hashtag #diadovinho2017. O Dia do Vinho está nas redes sociais em facebook.com/diadovinho e instagram.com/diadovinho2017.