A ilha de São Miguel foi o palco de um dos maiores eventos vínicos de Portugal, o Wine in Azores. A edição de 2022 contou, uma vez mais, com a organização dos “Design Awards”, prémios entregues pela revista Paixão pelo Vinho e que visam reconhecer as melhores imagens, numa harmonia entre elementos: garrafa, rótulo, cápsula e caixa (sempre que tal se aplique). O Alentejo esteve em destaque, conquistando os três primeiros prémios. As duas Menções Honrosas foram para a Península de Setúbal e para o Douro. Em paralelo decorreu o concurso “Best Wine in Azores” organizado pelo grupo Cegos por Provas.
Viveu-se um verdadeiro fim de semana vínico na ilha de São Miguel, numa reunião de milhares de apaixonados e apreciadores de vinhos e gastronomia. A edição do Wine in Azores recebeu quase 100 expositores de vinhos e contou com cerca de 1000 vinhos e bebidas em prova. Os vinhos portugueses estiveram em destaque e tiveram honras de harmonizações gastronómicas com propostas de fantásticos cozinheiros: António Carvalho, António Loureiro (1 estrela Michelin), António Vieira, Cláudio Pontes, Diogo Rocha (1 estrela Michelin), José Júlio Vintém, Paulo Mota e Renato Cunha, juntos organizaram a primeira edição “Fest Fire”, cozinha de fogo, em panelas de ferro.
A revista Paixão Pelo Vinho apoia o Wine in Azores desde a primeira edição e promove os Design Awards, concurso que em 2022 contou com o alto patrocínio da Coutale Portugal – Acessórios para Vinho. Todos os vinhos presentes no evento foram avaliados pelo painel de jurados reunido pela revista e presidido pela sua diretora, Maria Helena Duarte. Após avaliada a imagem de mais de 1000 referências, o júri apurou os cinco vencedores. O 1º Prémio “Best Design” foi entregue ao Cartuxa Vinho de Talha tinto 2018, da Fundação Eugénio de Almeida (Alentejo). O 2º Prémio foi para o Malhadinha rosé 2021, Herdade da Malhadinha Nova (Alentejo). O 3º Prémio também foi para um produtor alentejano, região que esteve em destaque na edição deste ano, o premiado foi o vinho Blog tinto Alicante Bouschet 2018, Tiago Cabaço Winery. Por fim, foram apuradas duas Menções Honrosas: Leo d’Honor tinto 2015, Casa Ermelinda Freitas (Península de Setúbal) e Boeira Porto Tawny 20 Anos, Quinta da Boeira (Douro). “Uma boa imagem comunica a marca com elegância, destaca a identidade, obedece a um conceito e conquista-nos ao primeiro olhar, é o primeiro convite e o mote para a compra, prometendo um apaixonante desafio para os sentidos”, destaca Maria Helena Duarte.
Mas os prémios não ficaram por aqui. O grupo Cegos por Provas promoveu um concurso que premiou os melhores vinhos presentes no Wine in Azores 2022 – “Best Wine in Azores”. Foram premiadas cinco categorias e os vencedores são: Melhor Espumante – Forte da Graça Bruto (Alentejo); Melhores Branco – Casa Amarela Grande Reserva 2019 (Douro), Casa de Santar Curtimenta 2019 (Dão) e Pedras Brancas Reserva 2019 (Graciosa, Açores); Melhor Rosé – Quinta do Sobreiró de Cima Cabernet Reserva 2020 (Trás-os-Montes); Melhores Tintos – Vinha de Saturno Touriga Nacional Syrah 2017 (Alentejo), Bridão Private Collection 2018 (Tejo) e Coudel Mor Reserva 2017 (Tejo); Melhor Fortificado – Alves de Sousa Porto Vintage 2019. O júri foi composto por escanções, enólogos, produtores e provadores convidados e estiveram em concurso 124 vinhos.
O Wine in Azores é organizado pela Gorgeous Azores. Joaquim Coutinho Costa destaca que, após um renovado sucesso, “a intenção é continuar a crescer e melhorar a cada edição”, acrescentando que tal só é possível porque “somos uma grande família, a organização, os produtores e distribuidores, empresários, chefs de cozinha, a revista Paixão Pelo Vinho e toda a comunicação social… Fazer acontecer este grande evento só é possível com espírito de entrega e colaboração de todos”, remata o responsável.