Em três dias dedicados ao mundo do vinho, a Provino 2019 – Feira Profissional de Vinhos e Destilados se concretizou como a mais importante feira de negócios, ao promover o contato entre importadores e produtores de todo o mundo com distribuidores, lojistas, varejistas e outros profissionais de diversos estados brasileiros e de países da América Latina. O público altamente qualificado foi destacado com ênfase pelos expositores, que apresentaram vinhos, tendências, lançamentos, acessórios – e até maquiagem! – a 2.600 visitantes profissionais.
O êxito da primeira edição da Provino foi ressaltado por Bastian Mingers e Géraldine Leverd, diretores da ProWein, maior feira de negócios do vinho no mundo, que visitaram o evento e o classificaram como um hub sul-americano de wine business.
“Público satisfeito e expositores ocupados. Como primeira edição, a feira superou as expectativas e estabeleceu um importante canal para novas oportunidades de negócios”, afirmou Bastian Mingers. “Um dos principais desafios de uma feira é se consolidar a longo prazo”, finalizou Géraldine Leverd. “Fizemos um trabalho preciso na seleção dos visitantes, avaliando cada perfil para qualificar a audiência. O resultado foi muito bem-sucedido e a feira já tem data em 2020: de 20 a 22 de outubro, no Transamerica Expo Center”, comemora Rico Azeredo, diretor da Provino.
Lançamentos, maquiagem inspirada no mundo do vinho, espumante com Swarovski e rosé da Madonna#
Algumas das principais importadoras do Brasil reservaram lançamentos exclusivos para a Provino. Foi o caso da Adega Alentejana, com o argentino Amadeo Malbec, que enriquece seu portfólio ao lado de grandes vinhos portugueses. A Cantu Importadora anunciou na feira a parceria com a marca Rosé Piscine, vinho francês mais consumido no Brasil. O Primitivo de Puglia IGT da linha A.Mare, pertencente à Terra Rossa, marca própria da World Wine, foi destaque do grupo, líder na importação da uva Primitivo no País.
A importadora Vinoli lançou o português Adaga, elaborado na região dos Vinhos Verdes, e a VCT, que voltou a ser a principal importadora de vinhos no País no 1º semestre, participou com as marcas Concha y Toro, Trivento e Fetzer. Os vinhos argentinos Mosquita Muerta, com fermentação natural, e a edição limitada do Vale Secreto do Chile foram as apostas da Optimus Importadora.
A presença nacional também marcou a Provino 2019. Vinhos sem conservantes e maquiagem inspirada no mundo do vinho foram alguns dos destaques da Famiglia Valduga. O grupo apresentou o branco Chardonnay Era e o espumante Ponto Nero SO2 Free, livres da adição de SO2 (dióxido de enxofre), e através da marca Vinotage, que elabora cosméticos à base de uvas, trouxe a linha de maquiagens Vinya, com gloss, rímel, lápis de olho e paletas de sombras com tonalidades e nomes inspirados no universo dos tintos, brancos e rosés.
A Villa Francioni, da Serra Catarinense, concretizou dezenas de negócios e ressaltou o VF Rosé 2018 – premiado no Guia ADEGA Vinhos do Brasil -, popularmente conhecido como “o rosé da Madonna” – em 2010, a cantora degustou o vinho em sua vinda ao Brasil.
O Grupo Miolo reservou para a feira uma masterclass para apresentar o novo Íride Miolo Sur Lie Nature 2019. “Por ser exclusiva para profissionais, conseguimos espaço e tempo para focar em negócios, detalhar os produtos e ter retornos concretos”, resumiu Fabio Miolo. “Fizemos contatos efetivos e bastante qualificados”, explicou Andreia Gentilini Milan, sócia-fundadora da marca brasileira de espumantes Amitié, sensação na Provino com o Amitié Nature Tradicional, que traz na tampa um pingente com strass Swarovski.
Argentina, Áustria, Bolívia, Chile, França, Portugal e Uruguai também desembarcaram na capital paulista para negócios do vinho. “A Provino nos proporcionou o contato com um público excelente, para o qual mostramos o trabalho que estamos realizando no Uruguai”, comemorou Martín López, da Uruguay Wine. A Wines of Chile reuniu expressivas vinícolas em seu espaço e a Associação Empresarial de Portugal (AEP) coordenou a participação das marcas portuguesas.
A França foi representada pela Vignobles Bouillac, a Bleu de Mer e a importadora PNR – do empresário francês radicado no Brasil Philippe de Nicolay-Rothschild. A Argentina marcou presença com as bodegas Budeguer e La Coste de Los Andes (Chateau La Coste). A Lenz Moser trouxe os novos aromas e sabores da Áustria e a Bolívia surpreendeu os paladares com vinhos das vinícolas La Concepción e La Cabaña.
Salas com lotação total e listas de espera#
Em horários simultâneos, as salas destinadas ao Fórum Provino e ao Fórum Eno Cultura tiveram sessões concorridas nas palestras, reforçando o compromisso da feira em proporcionar conteúdo de alta qualidade. Entre os grandes nomes que passaram pelos fóruns estão a Master of Wine inglesa Lydia Harrison – MW e Laura Barros, diretora de marketing da Wine.com.
Movimentação, fila de espera e sala lotada marcaram o Women Wine Talks, iniciativa da CH2A, que trouxe ao Fórum Provino mulheres líderes em seus segmentos para falarem sobre a atuação feminina no mercado de vinhos. Fabiana Bracco (Bracco Bosca), Ana Paula Oliveira (Bodega Garzón), Luciana Salton (vinícola Salton), Juciane Casagrande Doro e Andreia Gentilini Milan (Amitié), inspiraram o público com suas trajetórias, cases e os obstáculos em um setor primordialmente masculino.
Sustentabilidade#
Com apoio do Glass is Good, as milhares de garrafas de vinhos degustadas na Provino foram recolhidas pelo programa pioneiro de logística reversa do vidro, criado em 2010 e gerido pela Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE). A ação conjunta visa promover a sustentabilidade no setor, gerando economia de energia e de matéria-prima retirada da natureza, além da redução na emissão de CO² na atmosfera.
