Em três dias dedicados ao mundo do vinho, a Provino 2019 – Feira Profissional de Vinhos e Destilados se concretizou como a mais importante feira de negócios, ao promover o contato entre importadores e produtores de todo o mundo com distribuidores, lojistas, varejistas e outros profissionais de diversos estados brasileiros e de países da América Latina. O público altamente qualificado foi destacado com ênfase pelos expositores, que apresentaram vinhos, tendências, lançamentos, acessórios – e até maquiagem! – a 2.600 visitantes profissionais.

O êxito da primeira edição da Provino foi ressaltado por Bastian Mingers e Géraldine Leverd, diretores da ProWein, maior feira de negócios do vinho no mundo, que visitaram o evento e o classificaram como um hub sul-americano de wine business.

Público satisfeito e expositores ocupados. Como primeira edição, a feira superou as expectativas e estabeleceu um importante canal para novas oportunidades de negócios”, afirmou Bastian Mingers. “Um dos principais desafios de uma feira é se consolidar a longo prazo”, finalizou Géraldine Leverd. “Fizemos um trabalho preciso na seleção dos visitantes, avaliando cada perfil para qualificar a audiência. O resultado foi muito bem-sucedido e a feira já tem data em 2020: de 20 a 22 de outubro, no Transamerica Expo Center”, comemora Rico Azeredo, diretor da Provino.

Lançamentos, maquiagem inspirada no mundo do vinho, espumante com Swarovski e rosé da Madonna

Algumas das principais importadoras do Brasil reservaram lançamentos exclusivos para a Provino. Foi o caso da Adega Alentejana, com o argentino Amadeo Malbec, que enriquece seu portfólio ao lado de grandes vinhos portugueses. A Cantu Importadora anunciou na feira a parceria com a marca Rosé Piscine, vinho francês mais consumido no Brasil. O Primitivo de Puglia IGT da linha A.Mare, pertencente à Terra Rossa, marca própria da World Wine, foi destaque do grupo, líder na importação da uva Primitivo no País.

importadora Vinoli lançou o português Adaga, elaborado na região dos Vinhos Verdes, e a VCT, que voltou a ser a principal importadora de vinhos no País no 1º semestre, participou com as marcas Concha y Toro, Trivento e Fetzer. Os vinhos argentinos Mosquita Muerta, com fermentação natural, e a edição limitada do Vale Secreto do Chile foram as apostas da Optimus Importadora.

A presença nacional também marcou a Provino 2019. Vinhos sem conservantes e maquiagem inspirada no mundo do vinho foram alguns dos destaques da Famiglia Valduga. O grupo apresentou o branco Chardonnay Era e o espumante Ponto Nero SO2 Free, livres da adição de SO2 (dióxido de enxofre), e através da marca Vinotage, que elabora cosméticos à base de uvas, trouxe a linha de maquiagens Vinya, com gloss, rímel, lápis de olho e paletas de sombras com tonalidades e nomes inspirados no universo dos tintos, brancos e rosés.

Villa Francioni, da Serra Catarinense, concretizou dezenas de negócios e ressaltou o VF Rosé 2018 – premiado no Guia ADEGA Vinhos do Brasil -, popularmente conhecido como “o rosé da Madonna” – em 2010, a cantora degustou o vinho em sua vinda ao Brasil.

Grupo Miolo reservou para a feira uma masterclass para apresentar o novo Íride Miolo Sur Lie Nature 2019. “Por ser exclusiva para profissionais, conseguimos espaço e tempo para focar em negócios, detalhar os produtos e ter retornos concretos”, resumiu Fabio Miolo. “Fizemos contatos efetivos e bastante qualificados”, explicou Andreia Gentilini Milan, sócia-fundadora da marca brasileira de espumantes Amitié, sensação na Provino com o Amitié Nature Tradicional, que traz na tampa um pingente com strass Swarovski.

Argentina, Áustria, Bolívia, Chile, França, Portugal e Uruguai também desembarcaram na capital paulista para negócios do vinho. “A Provino nos proporcionou o contato com um público excelente, para o qual mostramos o trabalho que estamos realizando no Uruguai”, comemorou Martín López, da Uruguay Wine. A Wines of Chile reuniu expressivas vinícolas em seu espaço e a Associação Empresarial de Portugal (AEP) coordenou a participação das marcas portuguesas.

A França foi representada pela Vignobles Bouillac, a Bleu de Mer e a importadora PNR – do empresário francês radicado no Brasil Philippe de Nicolay-Rothschild. A Argentina marcou presença com as bodegas Budeguer La Coste de Los Andes (Chateau La Coste). A Lenz Moser trouxe os novos aromas e sabores da Áustria e a Bolívia surpreendeu os paladares com vinhos das vinícolas La Concepción e La Cabaña.

Salas com lotação total e listas de espera

Em horários simultâneos, as salas destinadas ao Fórum Provino e ao Fórum Eno Cultura tiveram sessões concorridas nas palestras, reforçando o compromisso da feira em proporcionar conteúdo de alta qualidade. Entre os grandes nomes que passaram pelos fóruns estão a Master of Wine inglesa Lydia Harrison – MW e Laura Barros, diretora de marketing da Wine.com.

Movimentação, fila de espera e sala lotada marcaram o Women Wine Talksiniciativa da CH2A, que trouxe ao Fórum Provino mulheres líderes em seus segmentos para falarem sobre a atuação feminina no mercado de vinhos. Fabiana Bracco (Bracco Bosca), Ana Paula Oliveira (Bodega Garzón), Luciana Salton (vinícola Salton), Juciane Casagrande Doro e Andreia Gentilini Milan (Amitié), inspiraram o público com suas trajetórias, cases e os obstáculos em um setor primordialmente masculino.

Sustentabilidade

Com apoio do Glass is Goodas milhares de garrafas de vinhos degustadas na Provino foram recolhidas pelo programa pioneiro de logística reversa do vidro, criado em 2010 e gerido pela Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE). A ação conjunta visa promover a sustentabilidade no setor, gerando economia de energia e de matéria-prima retirada da natureza, além da redução na emissão de CO² na atmosfera.


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