O Grande Arribe de Ouro foi atribuído a GALVÁN, de Adegas Daniel Fernández, que obteve 98,80 pontos na categoria de Vinhos Brancos sem Madeira. Trata-se de um vinho da D.O. Monterrei.
As senhoras do júri “em feminino” elegeram como Grande Arribe de Ouro em Feminino, com 99 pontos, o vinho 100 Hectares Vinhas Velhas, um vinho tinto com envelhecimento em madeira entre 6 e 14 meses, elaborado pelo produtor 100 Hectares, em plena região do Douro.
No total, participaram cerca de 1.000 vinhos, representando centenas de produtores e adegas oriundas de 80 Menções Geográficas ou Denominações de Origem diferentes de Espanha e Portugal.
Resultado do Concurso
A excelência é a nota predominante nesta Edição dos Prémios VinDuero-VinDouro, já que as pontuações refletem a altíssima qualidade dos vinhos que participaram, elevando o nível a pontuações muito próximas da perfeição (100 pontos), uma prova inequívoca de que os Melhores Vinhos de Espanha e de Portugal estão nos Prémios VinDuero-VinDouro 2020.
Após as provas cegas, realizadas pelo prestigiado júri internacional dos Prémios VinDuero-VinDouro, sagrou-se vencedor o vinho branco GALVÁN como melhor vinho de Espanha e de Portugal, no concurso realizado nos dias 4, 5 e 6 de agosto em Trabanca (Salamanca). Este vinho da D.O. Monterrei e elaborado por Adegas Daniel Fernández participou na categoria de Vinhos Brancos sem Madeira obtendo 98,80 pontos.
Todos os vinhos premiados integrarão o “Guia dos Melhores Vinhos de Espanha e de Portugal 2020” que em breve estará disponível também na web.
Além deste importante galardão, o palmarés dos Prémios VinDuero-VinDouro outorga 104 Arribes de Ouro, destacando-se os seguintes vinhos como os melhores na categoria respetiva:
- Espumantes e cavas: Pata Negra Brut, de J. García Carrión
- Brancos sem envelhecimento em madeira: Galván, de Adegas Daniel Fernández
- Brancos com envelhecimento em madeira: Maria João Reserva, de Quinta do Solar do Arcediago
- Rosés: Gurdos, de Bodegas Gordonzello
- Tintos sem envelhecimento em madeira: Pedroheras, de Bodegas Pedroheras
- Tintos com envelhecimento em madeira até 6 meses: Vale de Vila, de Vale de Vila e Figueira.
- Tintos com envelhecimento em madeira entre 6 e 14 meses: 100 Hectares Vinhas Velhas, de 100 Hectares
- Tintos com envelhecimento em madeira superior a 14 meses: Foral de Cantenhede Gold Edition Baga, de Adega Cooperativa de Cantanhede
- Generosos e Doces: Amontillado 1822 Solera Fundacional, de Herederos de Argüeso
- Vinhos de Autor: Altos R. Pigeage, de Altos de Rioja Viticultores y Bodegueros
- Vermutes: Aventón Vermouth Traditional, de El Sabor del Vintage
Ao mesmo tempo, também se publica o palmarés dos Melhores Vinhos de Espanha e de Portugal segundo as mulheres do júri dos Prémios VinDuero-VinDouro 2020, galardões resultantes das votações das senhoras que fazem parte do Comité de Prova.
O Grande Arribe de Ouro em Feminino foi atribuído ao vinho 100 Hectares Vinhas Velhas, um vinho tinto DOC Douro com envelhecimento em madeira entre 6 e 14 meses, elaborado por 100 Hectares e votado com 99 pontos. Este prémio, juntamente com os restantes Arribes de Ouro em feminino, têm como objetivo dar visibilidade ao importante papel da mulher no mundo do vinho, como produtora ou como consumidora.
As mulheres do júri premeiam unicamente os vinhos extraordinários, pontuados com 90 ou mais pontos.
Assim, os vinhos melhor classificados pelas mulheres, em cada categoria do concurso, são:
- Espumantes e cavas: Marquês de Marialva Cuvée Primitivo, de Adega Cooperativa de Cantanhede
- Brancos sem envelhecimento em madeira: Galván, de Adegas Daniel Fernández
- Brancos com envelhecimento em madeira: Maria João Reserva, de Quinta do Solar do Arcediago
- Rosés: Gurdos, de Bodegas Gordonzello
- Tintos sem envelhecimento em madeira: Pedroheras, de Bodegas Pedroheras
- Tintos com envelhecimento em madeira até 6 meses: Vale de Vila, de Vale de Vila e Figueira Lda.
- Tintos com envelhecimento em madeira entre 6 e 14 meses: 100 Hectares Vinhas Velhas de 100 Hectares
- Tintos com envelhecimento em madeira superior a 14 meses: Foral de Cantenhede Gold Edition Baga, de Adega Cooperativa de Cantanhede
- Generosos e Doces: Justino’s Madeira Boal 10 Years Old, de Justino’s Madeira Wines
- Vinhos de Autor: Alto do Joa, de Casa do Jôa
- Vermutes: Aventón Vermouth Traditional, de El Sabor del Vintage
Sem dúvida, em 2020, os Prémios VinDuero-VinDouro foram um êxito, dado que apesar das dificuldades relacionadas com a pandemia de COVID-19 teve uma participação similar ao ano anterior, com vinhos originários de 80 regiões diferentes de Espanha e de Portugal.
Em números: quase 1.000 vinhos participaram nesta edição, repartidos em 11 categorias diferentes, para um elenco de 60 provadores de alto nível. Cerca de 52,9% dos vinhos presentes no concurso eram provenientes de Portugal e 47,9% de Espanha.
O Comité de Prova, de grande prestígio Internacional, foi composto equitativamente por homens e mulheres de diferentes âmbitos profissionais ligados ao setor do vinho, com uma vasta experiência e conhecimentos que confirmam o profissionalismo e o rigor que os Prémios VinDuero-VinDouro contemplam, entre outros valores.