As hostes abrem com um almoço no último domingo de novembro, dia 28 de Novembro com o chef Filipe Carvalho e o sommelier Marc Pinto. A 16 de Janeiro será Lucas Azevedo a levar o melhor da cozinha japonesa ao Monte d’Oiro.

Haverá melhor ideia do que juntar bons vinhos à melhor cozinha? Muito provavelmente não.

O perfil gastronómico da Quinta do Monte d’Oiro – QMdO – sempre foi uma realidade, bem como a ligação histórica dos vinhos à alta cozinha. Foi partindo deste princípio, mas querendo mudar as regras do jogo, que Francisco Bento dos Santos criou o TASTE@QMdO.

A ideia é simples: explorar a ligação dos vinhos da quinta às diversas correntes gastronómicas que existem hoje em Portugal. Sem barreiras ao estilo de cozinha, apenas para saborear a genuína ligação entre comida e vinho. Daqui vão nascer um conjunto de 8 almoços e jantares, a decorrer durante um ano na quinta em Alenquer.

Francisco Bento dos Santos | Viva o Vinho

“Os nossos vinhos têm um sentido gastronómico, sendo criados com a clara intenção de serem bebidos à mesa. São transversais e interclassistas. Do fine dining, à taberna, do restaurante tradicional, à nova cozinha portuguesa, esse mundo global e sem fronteiras é o nosso território. TASTE@QMdO resulta da vontade de juntar os nossos vinhos a várias correntes da cozinha portuguesa. Sem rótulos, sem barreiras, apenas pelo prazer de desfrutar boa comida acompanhada por bons vinhos”, Francisco Bento dos Santos

A fórmula destes TASTE@QMdO tem duas regras simples: em primeiro lugar, juntar o melhor dos dois mundos: vinhos e cozinha, através da harmonização dos vinhos da Quinta, alguns verdadeiras raridades, à comida dos chefes. Depois, trazer os Chefes para fora da sua zona de conforto, levando-os a cozinhar pratos e estilos de cozinha que não fazem necessariamente parte do seu dia a dia.

A estreia vai ser já no próximo dia 28 de Novembro, domingo, com um almoço servido pelo chef Filipe Carvalho e pelo sommelier Marc Pinto, ambos do Fifty Seconds by Martín Berasategui, em Lisboa (restaurante distinguido com 1 estrela Michelin). Conhecido o amor de Filipe Carvalho pela cozinha tradicional portuguesa e pela cozinha de conforto internacional, o menu navega num território em que o produto de altíssima qualidade irá também brilhar.

O Caldo Verde faz as honras de abertura, depois viaja-se até Espanha com Pan Tomaca y Jamón Iberico Bellota. Seguem-se: o Ovo e Trufa Branca de Alba, o Arroz de Lavagante e o Beef Wellington com Trufa Negra. A fechar o Pão de Ló e Queijo da Serra.

A harmonização de Marc Pinto é um segredo a desvendar, na hora.

Preço por pessoa: €350.

Menu Quinta do Monte d’Oiro | Viva o Vinho

“É sempre um prazer voltar ao campo e fugir do rebuliço da cidade. Esta ida ao Monte d’Oiro recorda-me os tempos de confinamento, passados na terra: a semear, cultivar e a cozinhar. Já não o fazia há muito tempo e soube-me pela vida”, Filipe Carvalho, chef

Filipe Carvalho e Marc Pinto | Viva o Vinho

Filipe Carvalho e Marc Pinto, o chef e o sommelier do Fifty Seconds num almoço muito especial na Quinta do Monte d’Oiro

Mas não se pense que o TASTE@QMdO girará apenas em torno de um tipo de cozinha ou de um estilo definido. Antes pelo contrário: a ideia passará exactamente por casar os vinhos da Quinta do Monte d’Oiro com todas as vertentes da cozinha portuguesa e não só. Mostrando a riqueza e o lado eclético de ambas as partes.

Depois do almoço de estreia de Filipe Carvalho e de Marc Pinto é tempo de sobrevoar outras paragens. No dia 16 de Janeiro, é Lucas Azevedo que levará o melhor da gastronomia japonesa à Quinta do Monte d’Oiro. Num almoço que juntará mais uma vez os melhores vinhos da quinta a um menu selecionado por Lucas Azevedo que em breve será desvendado.

Lucas Azevedo | Viva o Vinho
Sushi Chef Lucas | Viva o Vinho

Lucas Azevedo, o homem que tornou a barra de Sushi do Praia no Parque num local de culto, vai estar na Quinta do Monte d’Oiro com o melhor da cozinha japonesa

Os chefes Rui Silvestre do Vistas, no Algarve e André Lança Cordeiro do Essencial, em Lisboa vão ser os senhores que se seguem, com datas ainda por confirmar.

Será que Rui Silvestre conhecido pela sua ligação a Goa brilhará com um caril? E André Lança Cordeiro, será que vai apostar num Phitivier – que é já sua imagem de marca – mas aqui numa versão lusitana?

Os almoços e jantares vão decorrer na sala que tem testemunhado alguns dos momentos mais marcantes da Quinta do Monte d’Oiro. Esta será uma oportunidade única para conhecer: a vinha e os vinhos que dela nascem, os chefs e sommeliers e ainda o mentor desta ideia, Francisco Bento dos Santos.

Comentários