Comemorando os 40 anos de demarcação vitivinícola, a região da Bairrada, em Portugal, lançou durante evento nos dias 14 e 15  de setembro a sua nova marca: Bairrada, Terras de Bem-viver. Tendo como ponto de partida a cultura da vinha e do vinho, a Comissão Vitivinícola da Bairrada e a Rota da Bairrada uniram esforços para criar uma marca agregadora e identitária da região. Sua primeira aplicação foi vista no evento Aqui na Bairrada – Beber e Saborear, que nós fomos prestigiar.

Este evento teve início em 2013, ano em que a Comissão Vitivinícola da Bairrada desafiou os produtores de vinhos da região a fazer uma mostra de espumantes e vinhos “em casa”. A eles juntaram-se os sabores, tendo ganho o nome de ‘Encontro com o Vinho e Sabores – Bairrada’. Em 2017 assumiu a designação de ‘Bairrada Vinho & Sabores’ e passava a ser bienal.

No vídeo a seguir, um pouco da nossa visita ao evento Aqui na Bairrada:


‘Quinta de São Lourenço Espumante 2008’ em destaque no Concurso de Espumantes e Vinhos

Quinta de São Lourenço Espumante 2008
Quinta de São Lourenço Espumante 2008

Juntamente com o evento Aqui na Bairrada realizou-se a edição de 2019 do ‘Concurso de Espumantes e Vinhos Bairrada’. Feitas as contas, o vinho mais pontuado foi o Quinta de São Lourenço Espumante branco 2008, das Caves do Solar de São Domingos, tendo arrecadado a Grande Medalha de Ouro.

A concurso, e perante um painel de jurados de 15 provadores, estiveram quase 70 rótulos, entre espumantes, vinhos tranquilos brancos e vinhos tintos. A qualidade desta edição foi bastante elevada; a comprová-lo o fato dos vinhos premiados – valor que corresponde a 30% da amostra – terem alcançado, todos, medalhas de ouro: 2 espumantes com estágio até 24 meses; 9 espumantes com estágio igual ou superior a 24 meses; 3 brancos e 7 tintos. Não houve medalhas de prata.

Conheça os premiados:

Espumantes Estágio menos de 24 meses

Aplauso Espumante branco 2016
Marquês de Marialva Espumante Rosé

Bairrada Terras de Bem-viver

Espumantes Estágio igual ou superior a 24 meses

Aliança Grande Reserva Espumante branco 2012
Casa do Canto Baga Bairrada Espumante branco 2015
Elpídio Espumante branco 2013
Marquês de Marialva Espumante branco 2014
Messias Espumante branco 2013
Milheiro Selas Espumante branco 2014
Montanha Baga & Chardonnay Grande Cuvée Espumante branco 2010
Quinta de São Lourenço Espumante branco 2008
Quinta do Poço do Lobo Baga Bairrada Espumante branco 2016
Samião Espumante branco 2015

Bairrada Terras de Bem-viver

Vinhos Brancos

Marquês de Marialva branco 2015
Quinta dos Abibes branco 2015
Samião branco 2017

Vinhos Tintos

A. Henriques tinto 2016
Marquês de Marialva tinto 2014
Nelson Neves Reserva tinto 2013
Quinta do Poço do Lobo tinto 2015
Quinta dos Abibes tinto 2015
São Domingos tinto 2015
Samião tinto 2017

Bairrada Terras de Bem-viver

Bairrada, Terras de Bem-viver

Bairrada Terras de Bem-viver

Terra de bairros e de barros, moldada pela vontade da natureza e pelo romantismo do homem, com um clima temperamental e um terroir autoral, a Bairrada é uma região de Bagas e de pessoas únicas. Um blend acetinado por uma centralidade preciosa na geografia identitária de Portugal. Berço de oiro de espumantes pioneiros e vinhos sentimentais, onde a água é a rainha e o leitão é o rei, de uma história de perdas e conquistas da nossa Portugalidade. Terra do que descansa nas memórias e nas caves e adegas, ou onde se pedala a alto rendimento entre o empreendedorismo científico e industrial e a tradição agrícola. Terra de matas de encantar e de cerâmicas que revestem o mundo. Bairrada, mais que um território, um sentimento Bairradino que se desenha ao longo de oito municípios – Anadia, Águeda, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos –, entre o mar e as serras da Lousã, do Bussaco e do Caramulo. Bairrada, Terras de Bem-viver. 

Na Bairrada acaba de nascer uma marca agregadora e identitária da região, com o objetivo de afirmar a Bairrada como uma centralidade nacional — o centro de bem-viver. Onde Portugal inteiro vai para comer, onde o mundo inteiro vai para bem-viver. Uma marca-região percursora do “empreenturismo”. O desafio da sua criação foi lançado pela Comissão Vitivinícola da Bairrada e pela Rota da Bairrada à Ivity Brand Corp, a prestigiada empresa de criação e gestão de marcas co-fundada por Carlos Coelho e Paulo Rocha.

A marca remete para um monograma de traço curvilíneo baseado no pairing formado pelas letras ‘R’ e ‘B’ e representativo, por sua vez, de ‘R’egião e de ‘B’arro ou ‘B’airro, palavra que dá origem ao nome desta região: Bairrada. Com a assinatura ‘Terras de Bem-viver’, a nova identidade afirma a região no Centro do País, como epicentro do ‘Bem-Viver’.

Esta é uma marca de múltiplos ‘Bem’ – bem-beber, bem-comer, bem-receber, bem-pedalar e bem-estar – representada por uma linguagem muito própria e criada à semelhança do traço curvilíneo do monograma da Bairrada, com uma ilustração específica para cada múltiplo de ‘Bem’. A simbologia integra a garrafa em ‘Terras de bem-beber’, o leitão em ‘Terras de bem-comer’, o copo em ‘Terras de bem-receber’, a bicicleta em ‘Terras de bem-pedalar’ e a fonte em ‘Terras de bem-estar’.

Bairrada Terras de Bem-viver

Uma marca que nasce da cor da terra e que se desmultiplica em tons de grenat-Baga, em azul-termas, em rosa-espumante, em mostarda-vinha e em verde-natureza. Uma marca de apego bairradino à nossa terra bem-amada, que conta histórias de bem-viver, e que bem-inspira o nosso futuro. Uma marca que projeta o futuro da Bairrada, numa melodia visual que faz o pairing entre pessoas e cultura, entre indústria e desporto, entre história e natureza, entre gastronomia e paixão vínica. Uma marca de raiz clássica e de alma jovem, de uma terra de especialidades com garantia, certificada pelas suas diferenças. Da Bairrada é bom, da Bairrada é bem-viver.

Bairrada Terras de Bem-viver

Comentários