O último evento da Confraria Viva o Vinho, que aconteceu de 27 a 29 de maio, foi um tanto diferente. Estávamos em férias na Alemanha, com fuso de cinco horas de diferença em relação ao Brasil, e um pouco de dificuldade de acesso à internet.
Logo que chegamos a primeira providência foi comprar uma garrafa de Ribera del Duero para participar do evento, mas no final só a bebemos no aniversário da Renata, em 9 de junho. No dia do evento, fomos a um wine bar, ou weinbar se preferirem a versão em alemão.
O escolhido foi o weinbar Vin Aqua Vin, que tem uma excelente seleção de rótulos de diversos países. Imaginem um lugar com velas, mesas de madeira rústica, belas taças e uma quantidade absurda de rótulos à disposição. Creio que a foto ao lado diz tudo.
Passear no ambiente é como estar em um parque de diversões para adultos.
Buscamos o garçom para uma sugestão e – SURPRESA! –, ele falava um pouco de português, pois tinha morado um período no Brasil. Foi muito engraçado e facilitou a nossa vida, pois comunicar-se em alemão é impossível no nosso caso. O garçom sugeriu com ênfase um belíssimo Tempranillo, o Tamaral Vendímia Seleccionada 2012 Crianza, que estava maravilhoso.
Um belíssimo exemplar de Ribera del Duero. Brilhante, bonito no decanter e na taça. Só de olhar para o vinho você já sabe que vem algo bom. Muito aromático, maduro para um 2012. O paladar persistente, excelente. Um espanhol de deixar você com vontade de beber mais.
O outro exemplar de Ribera del Duero, que havíamos comprado em uma loja no dia do evento, acabamos bebendo somente no dia 9 de junho. Até então, não tivemos oportunidade de fazer qualquer refeição “em casa”, e isso dificultou as coisas. Mas como era aniversário da Renata, o filho dela, que mora em Berlim, resolveu dar uma festa: comprou queijos, pães, patês e nós entramos com os frios e vinhos. Foi uma noite muito divertida que se estendeu madrugada adentro.
O vinho possui nome, sobrenome e origem: Traslascuestas de Carlos Bujanda Fernandez de Pierola Roble Crianza 2010 de Ribera del Duero (tente falar em um único fôlego, ufa!). Mas o que interessa é que era um potente, aromático, saboroso e maravilhoso exemplar. Um vinho que poderia aguardar mais cinco anos na garrafa fácil para ser bebido. Caiu super bem com queijos fortes, presunto de parma e uma das melhores copas que já comi na vida, italiana, cortada bem fininha (em Berlim há lojas de departamento com espaços gourmet de deixar a gente tonta, de tanta coisa gostosa!).
As percepções do grupo
A Tempranillo é a uva predominante da região e foi encontrada em todos os vinhos degustados pelo grupo. De acordo com a percepção dos participantes, os vinhos de Ribera del Duero têm uma cor rubi intensa e aromas frutados que possuem alguma variação de acordo com o produtor – incluindo frutas vermelhas e negras, especiarias, chocolate e até mesmo carvalho.
Na boca, a maioria encontrou acidez e corpo médios, boa persistência e estrutura. Alguns dos vinhos precisaram do decanter ou mesmo de algum tempo aberto na garrafa para acalmarem os taninos e ficarem mais macios. Em geral, os vinhos foram bastante elogiados, o que demonstra que a produção da região de Ribera del Duero tem qualidade, independentemente do preço que se pagou pelo vinho.
Foi uma experiência diferente organizar esse evento à distância e sentimos que não conseguimos dar toda a atenção que costumamos dar durante nossos eventos. Mas acontece, faz parte. O mais importante é não perdermos o ritmo, mantendo a periodicidade. Agradecemos demais a todos que participaram: mesmo sem a nossa presença constante, o grupo entrou no clima e fez o evento acontecer!
E agora: vamos comemorar um ano de Viva o Vinho?
É isso mesmo! Na próxima quarta-feira, dia 22 de junho, o Viva o Vinho completa seu primeiro aniversário. Há um ano lançamos esse site, nossa página no Facebook, Twitter e Instagram. A Confraria veio um pouco depois, em agosto, e é um sucesso – nós nos tornamos um grande grupo de amigos. Em janeiro de 2016 começamos a formar o nosso mailing, para o envio de newsletters periódicas, e agora estamos estruturando nosso perfil no YouTube. Estamos sempre crescendo e querendo fazer mais e melhor pra vocês. (Hey! Se você não participa de algum desses canais, aproveita os links aí pra fazer parte agora mesmo!)
Para comemorar, faremos um evento mega especial, com o tema: 1 ANO DE VIVA O VINHO – TRAGA SUA GARRAFA! É isso mesmo! De 24 a 26 de junho, você escolhe seu melhor vinho e abre em homenagem ao Viva o Vinho. Sem esquecer de brindar, fotografar a garrafa e colocar seus comentários na página do evento, que colocaremos no ar em breve.
Pode ser qualquer vinho, de qualquer uva, de qualquer região. O que vale é comemorar!
Use a hashtag #1anoVivaoVinho.
E dessa vez, você tem um desafio extra: faça uma foto com um brinde ao Viva o Vinho! Teremos um álbum especial no Facebook para essas fotos!
E então, gostaram? Está muito fácil, ninguém tem desculpa para ficar de fora desse evento! Para se animar ainda mais, veja só o time que experimentou os vinhos de Ribera del Duero, suas fotos e opiniões. Mais uma vez, muito obrigada a todos!
Beth Ferreira - Rio de Janeiro (RJ)
Frutado com notas de frutas vermelhas, amora, cassis, chocolate, framboesa, taninos suaves, médio corpo, muito persistente e bem estruturado. Recomendo!
Dalvan Aguiar - Santa Maria (RS)
Olá! Bodega Fuentespina 2011, vinho cor rubi, com media intensidade, aroma frutado com alguma especiaria, em boca taninos marcantes, com final agradavel. #vivaovinho #eventoriberadelduero
Edward J. Figueiredo - Cuiabá (MT)
Esta garrafa apresentou um lado bastante proeminente no carvalho, porém de maneira equilibrada e sem excesso. No primeiro dia acompanhou bruschetta de brie e risoto trifolati, no segundo dia acompanhou um episódio de Daredevil na Netflix. A vinícola é a Bodegas Arzuaga Navarro. O vinho se chama La Planta, vem de 100%% uvas Tempranillo e a safra é a 2013. Saúde!
Harison Araújo - Manhuaçu (MG)
Rubi avermelhado, frutado, bem bacana. A Bodega Protos é uma das mais antigas da D.O. Ribera del Duero e desde sua inauguração se dedica à qualidade, sendo reconhecida como a bodega do ano em 2013, pela Wine & Spirits.
Harison Araújo - Manhuaçu (MG)
Rubi intenso, chocolate, couro, ótimo crianza, 100%%%% tempranillo, 14 meses de barricas. Abadía de Acón está localizada na conhecida região da Denominação de Origem Ribera del Duero. A vinícola, escavada em argila rochosa, é uma das mais profundas de Castillo de la Vega, cidade onde está situada.
Isabel Trigo - Rio de Janeiro (RJ)
Aromas Frutados, álcool na medida. Com rubi intenso, acidez e corpo médios. Recomendo...
Leonardo Barcellos - Passo Fundo (RS)
Já tomamos o nosso! Gostamos bastante. Bem encorpado e com um belo gosto de café... pelo menos foi o que nos mais nos lembrou... evoluiu muito no decanter e quando acabou nos deixou a querer outra garrafa...
Vanessa Barroso - Rio de Janeiro (RJ)
Vinho bastante alcoólico, se deixar respirar um pouco será perfeito. Sabores de frutas negras bastante presente. Vinho macio. Adorei!