No ano passado, estávamos fazendo uma viagem pelo litoral do Rio de Janeiro e resolvemos passar um dia em Paraty. Há muito tempo eu não ia para lá e achei a cidade charmosa como sempre, e também muito bem cuidada, com todas as casas restauradas. Mas o que mais nos encantou foi a gastronomia da cidade.
Em cada quarteirão, várias opções de restaurantes, todos eles bem apresentados. Queríamos uma experiência diferente, e uma senhora de uma loja nos indicou o Banana da Terra. Ao entrar, a primeira surpresa: em praticamente todas as mesas, o idioma era o inglês. Já tínhamos percebido que a cidade estava repleta de turistas estrangeiros, mas é estranho entrar em um restaurante no Brasil e não se ouvir o português.
As mesas bem arrumadas, com toalhas de linho e taças altas foram a segunda surpresa. Taças altas sempre nos chamam a atenção, pois geralmente são encontradas em restaurantes que valorizam a carta de vinhos. E essa foi a terceira surpresa: mais de 160 opções de rótulos, de todos os países, uvas e preços.
Os pratos são um show à parte. Diferentes, coloridos e muito bem arrumados, traduzem bem a culinária caiçara da chef Ana Bueno. Em 2007, Ana foi reconhecida pela revista VIP como uma das onze melhores chefs que representam a culinária brasileira.
Eu pedi um prato de camarões levemente picantes, flambados na cachaça e acompanhados de arroz negro e juliana de abobrinhas, que estava simplesmente divino. O Emanuel escolheu polvo ao vinho, servido com azeitonas, pimenta de bico e alcaparras para se comer com os olhos. Passamos horas no restaurante, apreciando a comida e o vinho.
O vinho
Para acompanhar nosso almoço, o Emanuel escolheu um excelente Pinot Noir Sul Africano, o Dukesfield Pinot Noir 2010.
Como um bom Pinot Noir, harmonizou perfeitamente com os frutos do mar. Fresco, aromático, leve na medida certa, tinha toda a elegância que os vinhos dessa cepa costumam ter.
Este, em particular, estava muito bom. Um vinho diferenciado, para acompanhar um momento especial.
Dukesfield Pinot Noir 2010
-
Ao abrir a garrafa
-
Na taça
-
A prova
-
Meia hora depois