Tenho um sogro português chamado Antônio. Por uma dessas coincidências da vida, meu pai também era português e se chamava Antônio. Se tem um tipo de vinho que ele gosta muito, além dos portugueses, claro, é um bom Pinot Noir. Por sinal, eu nunca tinha bebido tantos vinhos dessa cepa até conhecê-lo, há pouco mais de dois anos.

Em nossa última visita a Buenos Aires, tive a oportunidade de apreciar um Escorihuela Gascón Cabernet Sauvignon e adorei o vinho. Por isso, comprei um Escorihuela Gascón Pinot Noir 2013 com o objetivo explícito de abri-lo com meu sogro.

Em um dos movimentados almoços de domingo na casa dele, já cheguei anunciando que tomaria um bom vinho comigo. Como bom português, ele tem um certo preconceito com os vinhos argentinos. Muitas brincadeiras depois, abrimos a garrafa. A rolha era muito longa, bonita, o vinho aromático, a cor clara, paladar impecável.

sopahericeHarmonizou muito bem com a sopa árabe de trigo inteiro com frango, que comi pela primeira vez e adorei – depois descobri que se chama Sopa Herice – e com a costelinha de porco assada com batatas. Tudo obra da minha sogra!

Mas o melhor estava por vir. Meu sogro já tinha demonstrado entusiasmo com o nosso site e falou que quando eu fosse à casa dele tomaríamos algo especial para que eu publicasse aqui no Viva o Vinho. Pois bem. Naquele mesmo domingo, ele abriu nada mais, nada menos, que um belíssimo Pêra-Manca Tinto 2010, um vinho acima de todos os padrões de qualidade.

O que falar de um vinho dessa grandeza? É difícil. Eu havia tido uma oportunidade de beber um desses há quase 10 anos, quando ganhei de presente de aniversário. O Pêra-Manca é uma demonstração de como um produtor pode fazer grandes vinhos e manter a qualidade. Algo que não se vê todos os dias, por isso esse vinho merece um post especial.

Por enquanto, vejam o meu Review sobre o Escorihuela Gascón Pinot Noir 2013, que não deixa de ser um ótimo vinho, mesmo quando um ícone montado em um cavalo rouba completamente a cena.

O triste é que eu estava sem minha câmera (como ia adivinhar?) e meu celular não quis colaborar para a foto. Portanto, infelizmente, o registro saiu um pouco prejudicado, mas os vinhos eu garanto que estavam ótimos.

Fotos: Emanuel Alexandre Tavares e Divulgação
Escorihuela Gascón Pinot Noir 2013
  • Ao abrir a garrafa
  • Na taça
  • A prova
  • Meia hora depois
3.5

Minhas Impressões

Muitas brincadeiras depois, abrimos a garrafa. A rolha era muito longa, bonita, o vinho aromático, a cor clara, paladar impecável. Harmonizou muito bem com a sopa árabe de trigo inteiro com frango, que comi pela primeira vez e adorei – depois descobri que se chama Sopa Herice.

Sending
User Review
0 (0 votes)

Comentários