Já parou para pensar quais são as 10 uvas mais populares do mundo? Tarefa difícil! Mas Kym Anderson, da Universidade de Adelaide, aceitou o desafio e mapeou as plantações para chegar neste ranking. Não está super atualizado, uma vez que foi feito em 2011, mas dá para ter uma boa ideia!
Veja a seguir algumas curiosidades sobre essas campeãs mundiais! Você consegue acertar qual a região que mais exportou uvas para o mundo todo?
Cabernet Sauvignon
A origem dessa uva é bastante intuitiva: pelo nome, já percebemos que se trata de uma casta francesa. Sua fama começou com os vinhos da região de Bordeaux, que conta com matérias especiais aqui no Viva o Vinho, como a que falamos sobre as uvas da região. A Cabernet Sauvignon se mostrou bastante adaptável, e hoje cresce no mundo todo, como no Líbano ou na China. Quem diria!
Merlot
Mais uma “filha” de Bordeaux, responsável por vinhos excepcionais, assim como a Cabernet Sauvignon. A Merlot, no entanto, tem uma extravagância própria, que oferece sabores frutados de cereja, combinada com a textura refinada de tanino.
Airén
Essa uva tem raízes espanholas, mais precisamente na região de Castilla – La Mancha. É talvez a menos conhecida entre as uvas mais plantadas do mundo, mas produz vinhos brancos de grande presença.
Tempranillo
De tons vermelhos, essa uva é muito apreciada e valorizada por terras espanholas, principalmente entre as regiões campeãs de Rioja e Ribera del Duero. Os vinhos produzidos com essa casta variam do rosé aos tintos mais potentes.
Chardonnay
Dificilmente alguém não ouviu falar sobre os vinhos brancos produzidos pelas uvas Chardonnay. Também de origem francesa, esses vinhos geralmente passam por um processo de envelhecimento em barris de carvalho, o que traz grande complexidade ao vinho branco mais famoso do mundo, campeão em celebrações.
Syrah
Mais uma uva francesa! No entanto, sua popularidade se firmou mesmo em outros continentes, como o norte americano ou a Oceania! A Austrália adotou essa uva como a mais popular entre seus vinhos. Mas não estranhe se ouvir um nome diferente para essa casta, pois lá eles costumam chamá-la de Shiraz.
Garnacha
A tonalidade vermelha dessa uva é um pouco mais clara e costuma combinar muito bem com Syrah e Monastrell. Embora deixe a desejar no tanino, o equilíbrio é alcançado pela acidez e álcool elevado.
Sauvignon Blanc
Bordeaux divide o berço desta uva com o Vale do Loire, também na França. Recentemente, a Sauvignon Blanc foi identificada com a uva que deu origem à Cabernet Sauvignon. Parece que essa região é realmente um tesouro!
Trebbiano Toscano
A menos conhecida entre as uvas italianas, essa espécie é muito usada para produzir vinagre balsâmico e conhaque francês — por isso as grandes produções.
Pinot Noir
Impossível deixar de falar desta uva, certo? Com a popularidade cada vez mais alta em todo o mundo, a Pinot Noir é responsável por trazer sabores de frutas vermelhas e notas florais. Contudo, geniosa, prefere crescer em ambientes de temperaturas mais baixas. Borgonha, França, Oregon e Nova Zelândia são alguns de seus berços prediletos!
Conseguiu acertar a região? A França, claro!