A vinificação desperta curiosidade em todos os amantes de vinho e muitos vão mais além do que provas e visitas a adegas. Quando a paixão por esta bebida aperta, os mais dedicados ficam com a ânsia de terem o seu próprio vinho.
Muitos famosos dedicam-se ao mundo empresarial mas a tendência de ter o seu próprio rótulo faz com que cada vez mais celebridades adiram ao mundo do vinho. No entanto, não é fácil começar a produzir esta bebida — para além do investimento financeiro, é necessária dedicação ao negócio que se está a construir e um conhecimento profundo sobre o assunto. Uma decisão fulcral é escolher onde produzir, uma vez que a localização, o clima e terreno são fatores críticos na produção do vinho.
Iremos apresentar alguns famosos que mais investem no vinho e as decisões que tomaram para o seu negócio, quer seja ao comprarem as suas próprias vinícolas ou ao se juntarem com produtores e terem rótulos em seu nome.
Drew Barrymore
Drew Barrymore é atriz, modelo, produtora, empresária e, mais recentemente, acrescenta vinicultora à lista de negócios. Em 2012, em conjunto com o produtor Wilson Daniels, criou a marca de vinhos Barrymore Wines, produzida pela vinícola Carmel Roadque, na região de Monterey, Califórnia, nos sopés do Vale das Salinas. Tendo como uva de eleição a Pinot Grigio, a Barrymore Wines produz três vinhos, todos eles únicos, partilhando, porém, três características — são vivos, secos e frutados.
O Pinot Grigio 2015 de Barrymore ganhou 89 pontos da Wine Enthusiast, um dos rankings mais respeitados no mundo do vinho. Os aromas trazem maçã, limão e pera, enquanto na boca sobressaem o sabor da maçã, com estrutura e acidez no ponto.
Assim, Barrymore alimenta a paixão que tem pelo vinho e partilha-a com amigos, família e com os seus fãs.
Sting
Desde que restaurou o Il Palagio na Toscana, há mais de duas décadas, que Sting se dedica à produção de vinho. Nesta propriedade do século XVI, com 360 hectares, encontram-se os vinhedos do artista e outros cultivos. Sting e a sua mulher, Trudie Styler, orgulham-se da produção orgânica e biodinâmica dos seus vinhos mas, para além da vinícola, o Il Palagio produz azeite orgânico e mel. Todos os vinhos deste produtor têm nomes de músicas e, enquanto estão na adega, descansam ao som das músicas do artista.
O vinho mais conhecido é o tinto Sister Moon, que foi também o primeiro a ser produzido. A Wine Enthusiast avaliou este vinho com 88 pontos. Com aroma a frutos vermelhos e florado, o Sister Moon 2012 é uma mistura de 30% Cabernet Sauvignon, 30% Merlot e 40% Sangiovese, sendo esta última uma das principais castas da Toscana, uma região com muita tradição vinícola.
Antonio Banderas
Desde cedo que Antonio Banderas, um ícone do cinema internacional, se interessou por vinhos e, em 2009, decidiu pôr o seu desejo em prática comprando 50% da vinícola Anta, que mudou o seu nome para Anta Banderas, tornando-se assim co-proprietário. A vinícola localiza-se na região de Ribera del Duero, em Espanha, e tem como filosofia personalizar os vinhos que cria, garantindo uma vinificação saudável e de qualidade. Ao juntar-se aos proprietários de Anta — Frederico e Teodoro Ortega — Antonio Banderas admitiu que escolheu esta vinícola pela qualidade dos vinhos, a região e pelo potencial de expansão internacional.
O vinho tinto Anta A 10 é responsável pela produção de mais de 300 mil garrafas todos os anos. Os vinhedos deste tinto contam já com 10 anos. As castas são 75% Tempranillo, 5% Merlot e 20% Cabernet Sauvignon, produzindo um vinho frutado que combina com carne vermelha, atum grelhado e queijos fortes.
John Legend
John Legend é um apreciador de vinhos há muitos anos. Quando começou a pensar na possibilidade de ter a sua própria marca de vinho, procurou um produtor que criasse vinho de qualidade e fosse inovador.
Por fim, juntou-se ao produtor Jean-Charles Boisset, da Raymond Vineyards, localizada no Vale de Napa. Em 2015 lançou a sua marca de vinhos, LVE (Legend Vineyard Exclusive), atualmente com 5 vinhos no portfólio: dois vinhos rosés, um branco e dois tintos.
O vinho LVE Cabernet Sauvignon recebeu 4.2 pontos no Vivino. É um vinho arrojado e elegante, caracterizado como seco e com aroma a frutos vermelhos e madeira.
Cameron Diaz
A atriz de Hollywood é uma nova adição às celebridades com rótulos de vinhos em seu nome. Cameron focou a produção dos seus vinhos nos valores que se rege no dia a dia — por isso quis criar vinhos orgânicos, veganos e sem aditivos durante todo o processo de vinificação, com especial atenção no tratamento das uvas.
Em 2018, em conjunto com a sua sócia Katherine Power, Cameron Diaz juntou-se com famílias produtoras europeias para criar a marca de vinhos Avaline que tem na sua coleção o Avaline Branco, um vinho branco espanhol seco e fresco, e o Avaline Rosé, um vinho rosé francês leve com aroma de melão.
É comercializado como um vinho “limpo”, sem químicos adicionados, participando assim na crescente procura de produtos mais saudáveis e sustentáveis.
Brad Pitt
O antigo casal Brad Pitt e adquiriu uma propriedade vinícola de 60 milhões de dólares em 2008 —o Château Miraval. A propriedade de quase 500 hectares situa-se na vila de Correns, em França. Brad e Angelina trabalham em conjunto com a família Perrin para produzir diversos vinhos. Mesmo após o divórcio de Bratt Pitt e Angelina Jolie, o negócio não parou: continua a produzir vinhos prestigiados como o novo vinho rosé Château Miraval Côtes Provence 2018, que foi selecionado como um dos top 100 vinhos de 2019 pela Wine Spectator, com uma pontuação de 90 pontos.
Em outubro deste ano irá ser lançado um champanhe rosé — Fleur de Miraval — com 75% Chardonnay e 25% Pinot Noir, combinando os minerais da Chardonnay com a cor e aromas frutados da Pinot Noir. Este lançamento exclusivo é limitado a 1.600 caixas e com certeza será desejado por muitos.
Jay Z
O rapper Jay Z é um super-fã do champanhe Armand de Brignac há muitos anos, até já foram exibidas algumas garrafas da marca em videoclipes de músicas do artista. Em 2014 Jay Z fez uma proposta à empresa francesa Sovereign Brands, dona da marca, tornando-se assim dono da sua marca preferida.
Desde o século XVIII que este champanhe está entre os mais caros, e o preço atualmente não é para muitos. Em 2017 foi lançado o Blanc de Noirs Assemblage Two, a A2, apenas foram produzidas 2 333 garrafas, com preços partir dos 850 dólares. É assim uma bebida marcada pela exclusividade.
O champagne mais popular da marca é o Armand de Brignac NV Gold Brut, que recebeu 91 pontos da Wine Enthusiasts. É uma combinação das castas Chardonnay, Pinot Meunier e Pinot Noir, é um vinho complexo com notas frutadas.
Madonna
Madonna é empresária no ramo do vinho há mais de duas décadas. Em conjunto com o pai e madrasta, Silvio e Joan Ciccione, a artista adquiriu a Ciccone Vineyard and Winery, que se situa em Leelanau Peninsula, Michigan, Estados Unidos. A propriedade, adquirida em 1996, conta com 14 hectares de vinha, com diferentes castas: Pinot Noir, Pinot Grigio, Pinot Blanc, Chardonnay, Dolcetto Cabernet Franc, Gewurztraminer, Riesling e Malbec.
A adega organiza provas de vinhos e eventos regularmente, em 2013 dois vinhos da artista foram premiados com prata e bronze num concurso de vinhos intencional. Em 2019 o vinho branco Ciccone 2005 Madonna Chardonnay recebeu 82 pontos da Wine Enthusiasts.
Pink
A artista Pink surpreendeu todos quando admitiu ser a enóloga da marca Two Wolves. Pink adquiriu uma propriedade de 10 hectares de vinhas orgânicas em 2013, situada em Los Olivos, Santa Barbara na Califórnia e, desde então, tem-se educado no mundo dos vinhos inscrevendo-se até num curso sobre viticultura na Universidade de Los Angeles.
Depois de 5 anos de secretismo, Pink lançou a marca Two Wolves que conta com 3 vinhos: 2015 Cabernet Sauvignon, 2015 Cabernet Franc e 2015 Petit Verdot, sendo todos uma variação das 3 castas que compõem os seus nomes, com preços entre os 60 e 90 dólares.
Após o lançamento Pink confessou que dedicou a maior parte dos últimos 10 anos da sua vida à sua paixão: viticultura e agricultura orgânica.
Estas são apenas algumas das celebridades interessadas na vinicultura. A produção de vinho é um negócio totalmente apaixonante, e existem com certeza muitas outras celebridades curiosas sobre este mundo.
O que acha dos vinhos produzidos por estes famosos? Escapou-nos algum delicioso?