Os “Melhores do Ano” foram eleitos e anunciados pela revista Vinho Grandes Escolhas numa cerimónia online que distinguiu o trabalho de excelência de diversas personalidades e iniciativas, que se destacaram na área do Vinho e da Gastronomia nacional durante o ano passado.
Na quinta-feira, dia 4 de março, acabaram de ser revelados os Prémios “Grandes Escolhas”, numa cerimónia on line transmitida em streaming. Num formato diferente do habitual, a revista Vinho Grandes Escolhas anunciou os prémios mais esperados do ano para os apaixonados do vinho em Portugal, os “Melhores do ano de 2020” a partir do Hotel Vila Galé Ópera em Lisboa.
Num evento com vários motivos de interesse, Luís Lopes, Diretor da revista Vinho Grandes Escolhas, teve ainda ocasião de conversar sobre o balanço do ano de 2020 e os desafios do universo vínico no futuro com os convidados Bernardo Gouvêa (Presidente IVV, I.P.), Manuel Pinheiro (Presidente da Comissão Executiva da CVRVV) e Frederico Falcão (Presidente da ViniPortugal).
Dos vinhos provados pela experiente equipa de provadores em Portugal da Revista Vinho Grandes Escolhas, foram anunciados os melhores entre os melhores que estão consagrados no TOP 30 de 2020.
Pelo segundo ano consecutivo, o painel de provadores escolheu ainda o melhor vinho Espumante, Branco, Tinto e Fortificado. Desta seleção foram destacados o Melhor Espumante, Murganheira Vintage Távora Varosa Espumante branco 2011, produzido por Sociedade Agrícola e Comercial do Varosa; o Melhor Branco, Guru NM Douro branco, produzido por Wine & Soul; o Melhor Tinto, Quinta das Bágeiras Pai Abel Bairrada tinto 2015, produzido por Mário Sérgio Alves Nuno e o Melhor Fortificado, Sandeman Porto Vintage 2018, produzido pela Sogrape Vinhos.
A revista destaca e reconhece também o trabalho singular e profissional de empresas, produtores, instituições e profissionais face a 2020, mantendo a atribuição dos 20 Troféus Grandes Escolhas, este ano anunciados em formato online.
A revista Vinho Grandes Escolhas reúne a mais antiga e prestigiada equipa de críticos e jornalistas de vinhos portugueses, considerada uma referência no mundo dos vinhos, e assume-se orgulhosa por poder testemunhar o trabalho de excelência deste sector neste ano de 2020, realizado em condições tão adversas e desafiantes.
TOP 30
1 – Murganheira Vintage Távora Varosa Espumante branco 2011
Produzido por Soc. Agr. Com. do Varosa
Melhor Espumante 2020
2 – Anselmo Mendes Tempo Vinho Verde Monção e Melgaço Alvarinho branco 2016
Produzido por Anselmo Mendes
3 – Deu-la-Deu “Histórico” Vinho Verde Monção e Melgaço Alvarinho branco 2017
Produzido por Adega Regional de Monção
4 – Guru NM Douro branco
Produzido por Wine & Soul
Melhor Branco 2020
5 – Pedra Cancela Intemporal Dão branco 2012
Produzido por Lusovini
6 – Pêra-Manca Alentejo branco 2017
Produzido por Fundação Eugénio de Almeida
7 – Arché Alentejo tinto 2016
Produzido por Herdade do Sobroso
8 – Casa da Passarella Dão tinto 2009
Produzido por Abrigo da Passarela
9 – Chryseia Douro tinto 2018
Produzido por Prats & Symington
10 – Conde Vimioso Vinha do Convento Regional Tejo tinto 2017
Produzido por Falua
11 – Herdade de São Miguel Resumo de 15 Vindimas Regional Alentejano tinto
Produzido por Casa Relvas
12 – Hexagon Regional Peninsula de Setúbal tinto 2015
Produzido por José Maria da Fonseca
13 – Incógnito Regional Alentejano tinto 2013
Produzido por Cortes de Cima
14 – Kompassus Private Collection Bairrada Baga tinto 2013
Produzido por Kompassus Vinhos
15 – Legado Douro tinto 2015
Produzido por Sogrape Vinhos
16 – Luis Pato Vinha Barrosa Bairrada tinto 2017
Produzido por Luís Pato
17 – Maria do Carmo Regional Lisboa Alicante Bouschet tinto 2015
Produzido por Quinta do Gradil
18 – Marmelar Regional Alentejano tinto 2017
Produzido por Casa Agrícola HMR
19 – Pegos Claros Palmela Grande Escolha tinto 2016
Produzido por HPC
20 – Quinta da Gaivosa Vinha de Lordelo Douro tinto 2016
Produzido por Alves de Sousa
21 – Quinta das Bágeiras Pai Abel Bairrada tinto 2015
Produzido por Mário Sérgio Alves Nuno
Melhor Tinto 2020
22 – Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa Douro tinto 2017
Produzido por Quinta do Crasto
23 – Quinta do Noval Douro Reserva tinto 2017
Produzido por Quinta do Noval Vinhos
24 – Quinta do Paral Vinhas Velhas Regional Alentejano tinto 2017
Produzido por Herdade Tinto e Branco
25 – Quinta dos Termos O Testemunho de Virgílio Loureiro Beira Interior Escolha tinto 2015
Produzido por Quinta dos Termos
26 – Quinta Vale D. Maria Vinha do Rio Douro tinto 2017
Produzido por Quinta Vale D. Maria
27 – Taboadella Grande Villae Dão tinto 2018
Produzido por Taboadella
28 – Kopke Porto Colheita 1981
Produzido por Sogevinus
29 – Sandeman Porto Vintage 2018
Produzido por Sogrape Vinhos
Melhor Fortificado 2020
30 – Taylor’s Porto Vintage 2018
Produzido por Quinta & Vineyard Bottlers
20 Troféus Grandes Escolhas
1 – Produtor Revelação: Taboadella – Uma combinação perfeita entre a recuperação da vinha, adega e instalações topo de gama e de design, e uma linha de vinhos espantosos a preços adequadamente equilibrados e até convidativos em cada segmento.
2 – Produtor do Ano: Quinta do Gradil – Destaque pelo trabalho extraordinário na renovação do portefólio e no rebranding das marcas que desenvolveu em 2020.
3 – Viticultura do Ano – Troféu atribuído a Amândio Cruz que mostra no terreno o seu talento e conhecimento, lidando com as muitas variáveis que equilibram rendimento e qualidade, assegurando a sustentabilidade biológica e económica da exploração.
4 – Adega Cooperativa do Ano: Vercoope – Para o crescimento sustentado da qualidade na região dos Vinhos Verdes contribuem igualmente as suas principais Adegas Cooperativas. Entre elas, a maior de todas, a união de cooperativas Vercoope.
5 – Enoturismo do Ano: WOW- World of Wine – O enoturismo associa-se normalmente a uma determinada região vitivinícola. Mas o mundo do vinho é muito mais abrangente, é quase infinito. E agora fica em Vila Nova de Gaia. Chama-se WOW – World of Wine.
6 – Sommelier do Ano: Fernando Ruas – Premiado pelo brilhante trabalho que desenvolve no restaurante Rei dos Leitões na Mealhada.
7 – Enólogo Vinhos Generosos: Domingos Soares Franco – Referência incontornável do Moscatel de Setúbal, tanto na tradição como na inovação.
8 – Enólogo do Ano: Manuel Lobo – Com uma carreira de 20 anos recheada de grandes vinhos, dos quais 15 inteiramente dedicados à Quinta do Crasto, chega gloriosamente em 2020 com o lançamento do tinto Vinha Maria Teresa de 2017, que mereceu um enorme destaque pela crítica especializada.
9 – Senhor Vivo: Anselmo Mendes – Um dos poucos profissionais do vinho que reúne tão grande unanimidade entre os seus pares. As suas qualidades humanas aliam-se a um profundo conhecimento técnico e cultural, granjeando o respeito e admiração de todos.
10 – Garrafeira do Ano: Wines 9297 – Uma oferta variada, interessante e dinâmica, muitas vezes em torno de vinhos raros e de edições limitadas.
11 – Wine Bar do ano: Enoteca 17•56 – Real Companhia Velha (Vila Nova de Gaia). Com mais de 500 vinhos disponíveis para provar ou beber a solo ou em harmonia com várias cozinhas e um ambiente de luxo confortável.
12 – Empresa do Ano: Falua – Nasceu em 1994, em Almeirim, e estabeleceu-se no Tejo pelas mãos de João Portugal Ramos. Hoje nas mãos da Roullier, é uma empresa com uma identidade forte no mercado, conduzida pela qualidade e consistência.
13 – Empresa Vinhos Generosos: Sogevinus – Um projeto de quatro empresas com uma larga história para contar. Em 2020, o grupo teve um desempenho de excelência, desenvolvendo o património no Douro e em Gaia e colocando no mercado um conjunto de vinhos que desafiam o tempo.
14 – Organização Vitivinícola do Ano: CVR Tejo – Conseguiu um crescimento sustentado apesar da crise em 2020, não apenas nos números mas também na visibilidade perante o consumidor.
15 – Singularidade: Adega José Piteira e XXVI Talhas (ex-aequo) – Barro, potes, talhas, tarefas… todo um universo redescoberto no panorama vinícola nacional, com 100% autenticidade fruto de uma herança histórica de milhares de anos. Dentro deste mundo, ambos os premiados produzem vinhos repletos de carácter e perfil gastronómico.
16 – Restaurante do Ano: Narcissus Fernandesii (Marmoris Hotel) – Em Vila Viçosa, no Alentejo profundo, há quem consiga a quadratura do círculo de aliar as mais fortes e profundas raízes gastronómicas tradicionais da região com a criatividade exuberante de um chefe talentoso.
17 – Restaurante Cozinha Tradicional Portuguesa do Ano: Toca da Raposa – Localizado em Ervedosa do Douro é um restaurante tradicional nos sabores, requintado na apresentação e sobretudo uma casa que respeita o Douro vinhateiro.
18 – Restaurante Cozinha do Mundo: JNcQUOI Ásia – Faz parte do grupo Amorim Luxury e representa mais uma frente cosmopolita de grande talante, com uma oferta inédita em Portugal, baseada nos lugares remotos por onde passaram os portugueses, trazendo e deixando influências duradouras.
19 – Prémio David Lopes Ramos: Jornalista Alexandra Prado Coelho – Num ano difícil para o sector da gastronomia, em que restaurantes e chefes fizeram paragens forçadas, a informação e a divulgação de temas relacionados com a alimentação e as suas conexões com a saúde, alterações climáticas e modos de vida assumiram uma maior importância.
20 – Loja Gourmet do Ano: Unique Flavours – Projeto que iniciou com uma Mercearia Gourmet Online em Matosinhos e se tornou num canal privilegiado de divulgação e venda à distância de produtos endógenos onde a qualidade e autenticidade são a imagem de marca.