Concurso realizado pela ViniBraExpo contou com a participação de mais de 1.200 rótulos de toda as regiões do país
Com o objetivo de enaltecer e fomentar a produção de vinhos de qualidade no território brasileiro e colaborar para a expansão dessa cultura, a ViniBraExpo, que aconteceu de 28 a 30 de junho na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, realizou pelo terceiro ano consecutivo, paralelamente ao evento, um concurso para eleger o melhor vinho do Brasil. Para a edição de 2019 a competição foi rebatizada de Wines of Brazil Awards e trouxe algumas mudanças no regulamento que permitiram expandir a competição.
“Nós tivemos em 2017 e 2018, em nossas duas primeiras edições, um concurso totalmente ligado ao evento, um produto exclusivo para as vinícolas expositoras — confesso que nos sentíamos mal por não podermos acolher tantas inscrições. A consolidação da ViniBraExpo como grande evento de referência pelo vinho brasileiro já é uma grande responsabilidade e percebemos que o setor passava a esperar cada vez mais da gente e aceitamos o desafio de ampliar as inscrições”, conta Gustavo Gagliardi Pacheco, um dos idealizadores do evento e diretores do concurso. “O nome Wines of Brazil Awards permitirá uma comunicação mais ampla com os mercados internacionais, posicionando as vinícolas com o devido reconhecimento para além das nossas fronteiras”, completa.
Foram mais de 1.200 rótulos inscritos de 156 vinícolas de todo o país, disputando em cerca de 50 categorias, divididas por tipo, método, casta, faixa de preço e absoluto. As degustações às cegas foram realizadas por um júri composto por sommeliers, educadores, jornalistas e pessoas de notável conhecimento sobre vinhos, em mais de 20 sessões seriadas durante todo o mês de junho na sede da ViniBraExpo, no Rio de Janeiro.
Ao seleto corpo de 12 jurados coube a difícil tarefa de avaliar todas as amostras e atribuir a cada uma a nota de 80 a 100 pontos. Ainda por meio da pontuação, independente da categoria, os vinhos podem receber quatro medalhas: a Platinum, para pontuação igual ou superior a 93 pontos; a Grand Gold, para pontuação igual a 91 ou 92 pontos; Gold, para pontuação de 88 a 90 pontos, e Commended para pontuação de 85 a 87 pontos.
O resultado da competição foi divulgado na noite do dia 26 de junho e trouxe gratas surpresas, com destaque para o Pizzato DNA99 safra 2014, vinho que foi lançado durante o evento, alcançou a marca de 94 pontos e foi eleito o melhor vinho do Brasil. Outros rótulos que também pontuaram acima de 92 pontos foram os Vinhetica Terroir d´Élegance, da Campanha Gaúcha; o Milantino Gran Vino 2008 e o Milantino Gran Reserva 2005, do Vale dos Vinhedos; e, ainda, o paulista Guaspari Vista do Lago Chardonnay 2016, de Espírito Santo do Pinhal.
“Essa questão dos 90 pontos vale uma reflexão. Ao mesmo tempo que temos que trabalhar para romper a questão do preconceito do público geral com o vinho brasileiro, alguns críticos insistem em não valorizar o nosso produto, insistindo em classificá-los na barreira dos 89 pontos. Estamos convictos de que apesar de ser um tabu, pontuar um branco como o Chardonnay Vista do Lago da Guaspari e o Pizzato DNA99 com 94 pts não é favor nenhum, apenas é o que é”, analisa Gustavo.
O evento destacou os bicampeões Aurora Procedências Chardonnay Charmat e Guaspari Vista do Lago Chardonnay, eleitos respectivamente o melhor Brut Charmat e o melhor Branco do Brasil pelo 2º ano consecutivo. Com o nome já consagrado, a Miolo, do Vale dos Vinhedos, conquistou mais de 14 medalhas na competição desse ano e ainda o posto de melhor vinho de sobremesa com o seu Late Harvest 2012. Já a catarinense Suzin levou nada menos do que 7 medalhas. Da região dos Altos Montes, Luiz Argenta Rosé Nature e Viapiana 575 foram imbatíveis entre os espumantes Nature e Extra Brut. Por fim, o Bianco Macerato 2011 da Lidio Carraro, também ficou entre os destaques da premiação.