O Viva o Vinho completou seu primeiro aniversário no dia 22 de junho e, para fechar o mês com chave de ouro, realizamos o 7º Evento da Confraria Viva o Vinho no último final de semana, de 24 a 26 de junho. O tema, claro, não poderia ser outro: o nosso aniversário! Desta vez, cada um poderia abrir a garrafa que quisesse – de qualquer uva, de qualquer região!
Ficamos muito felizes com a adesão, que foi uma das maiores até agora. Os membros da Confraria gostaram da brincadeira e brindaram o nosso aniversário, abrindo seus melhores vinhos!
Nossa comemoração começou na quarta-feira, dia 22, aniversário do Viva o Vinho, quando abrimos um Château Soleil Promesse 2007, da região de Saint-Emilion, que já estava há um bom tempo na nossa adega. Maduro, com aromas de frutas secas, de cor bem viva, ligeiramente ocre. Na boca, apresentou excelente persistência e uma acidez gostosa, que demonstra sua capacidade de guarda. Realmente um excelente vinho para comemorar uma data especial.
Na sexta-feira, abrimos o evento com um Rioja Bordón Reserva 2009. O vinho surpreende quem espera encontrar algo a caminho da maturidade. Está ainda bem jovem. Brilhante, cor cereja, aromas complexos e um paladar atrevido. Vem com elegância, mas a acidez presente, deliciosa, deixa claro que ele está vivo. Dá até uma beliscada de leve na língua. Com queijo gorgonzola ficou maravilhoso.
Na segunda noite de comemorações, sábado, o Emanuel foi para a cozinha preparar um delicioso risoto de bacalhau. Para acompanhar, escolhemos o português Herdade das Servas Colheita Selecionada 2013. O vinho tem uma cor densa, rubi, brilhante, ressaltando a sua juventude. Os aromas exibem uma certa complexidade, herbáceo, de frutas vermelhas, convidativo. No paladar, houve dois momentos. Logo ao abrir a garrafa estava arisco, pegando na boca. Após 15 minutos na taça, ficou dócil e interessante, além de bastante persistente.
No domingo, fomos almoçar na casa dos meus pais e aí foram mais duas garrafas! A primeira foi um Bouza Tempranillo B15 Parcela Única 2011 – um Tempranillo do Uruguai! Produzido a partir de uma parcela única da propriedade, o vinho passa por 11 meses em barricas americanas e tem produção limitada. Exibe uma maturidade inesperada para um vinho de cinco anos, denso, aromático. Um belíssimo Tempranillo.
Fechando o dia, um 5 Oros Crianza 2010, de Rioja. Nós já tínhamos experimentado esse vinho há um bom tempo. Ele fez parte de um Wine Box do Clube Classic. Na ocasião, ele nos pareceu um tanto ácido demais, mas este estava diferente. Provavelmente por conta do tempo em garrafa. Era um pouco mais leve que o anterior, mas foi uma boa maneira de fechar o almoço.
Agradecemos de coração a participação e todas as mensagens carinhosas que recebemos pelo aniversário do Viva o Vinho. Vejam abaixo os vinhos que nossos amigos abriram e os comentários que fizeram durante o evento de junho da Confraria Viva o Vinho: Parabéns e que fique por muito tempo!!! Vinho Regional Alentejano, muito gostoso!!! Abraços... Parabéns Viva o Vinho, pelo 1º aniversário, estou sempre aprendendo com vocês. O escolhido de hoje foi este português, que na minha simples opinião tem boa acidez com taninos presentes ao paladar. #1anoVivaoVinho Hoje vamos comemorar o 1° aniversário do Viva o Vinho. E um dos vinhos escolhidos foi de uma vinícola que me surpreendeu pela segunda vez Trumpeter da Rutini. Muito bom. Vivaaaa! \"VIVA O VINHO\" ### Finalizando com um carmenere... frutado: morango, framboesa... Bom! PARABÉNS VIVA O VINHO!!! Dia de festa... dia de boas notícias. Para hoje um Reserva Merlot - Vale Central/Chile. Fresco, macio, com taninos presentes e notas frutadas, com toque de especiarias e tosta. Muito bom com essa entrada: Creme de Champignon Paris com lascas de torradas com parmesão. Iniciemos...a noite!!! Olá! Hoje abri este Carménère reserva, cor Rubi com tons de violeta, aromas de frutas negras maduras, páprica, em boca taninos presentes com retrogosto frutado e agradável. Bom com carne e uma macarronada, gostei. Um brinde ao Viva o Vinho #1anovivaovinho Para celebrar o vinho, para celebrar as pessoas, para celebrar a vida! Viva o vinho, viva cada um de nós que fazemos dessa confraria algo substancial e relevante para as nossas vidas. E que venham anos e anos de Viva o Vinho! Parabéns a todos nós! Estou degustando este momento... Jantar com os amigos... e cada um levou um vinho... sem regras... como a comemoração do Viva o Vinho...
A foto escolhida para registrar foi esse português do Douro. Simples... corpo médio... sem grandes aromas, porém equilibrado, com o prato da noite... Açorda... agradou bastante. #1anoVivaoVinho Ontem eu e minha esposa em um jantar na casa de uma amiga, boa conversa, e vinho Casillero del Diablo Carmenere 2014. Vinho maravilhoso para harmonizar com a paella. Vinho estruturado, gastronômico. Hoje é dia de comemorar, me indicaram este vinho. Bom, estruturado, envelhecido em barricas de carvalho. Aroma de cereja e rosas. Final de boca apimentado. Aprovado! #1anovivaovinho O vinho de hoje foi top... bom mesmo, depois de 1h aberto então! Realmente um espetáculo de vinho... uma explosão de sabores de frutas negras, um vinho quase licoroso de tão encorpado. Um dos melhores que já tomei... ainda bem que tem disponível aqui em Passo Fundo! O primeiro brinde do fim de semana. Um artesanal Moscato Giallo de Bento Gonçalves. Parabéns pelo primeiro ano de Viva o Vinho! Cor: Vermelho intenso com reflexos púrpura. Aroma: Muito complexo e intenso; com notas tostadas unidas aos sutis aromas de violeta, caramelo, chocolate amargo e geléia de figo. Paladar: Encorpado, com taninos maduros. Seu começo é doce e o final prolongado com notas de geléia de frutas vermelhas maduras, eucaliptos e tostados. SEPTIMA GRAN RESERVA - Gran Reserva é a máxima expressão do trabalho de viticultura e enologia da Bodega Septima. É um vinho elaborado tendo como base a seleção dos melhores vinhos do ano. É a liberdade de que as porcentagens e variedades que o compõem sejam harmonizadas de forma a buscar o melhor vinho em cada ano.
BODEGA SEPTIMA: Em dezembro de 1999, o Grupo Codorníu materializa seu desejo histórico de estar presente na Argentina, comprando 306 hectares de vinhedos em Luján de Cuyo, província de Mendoza. Em julho de 2000 começa a construir a bodega Septima. Hoje em dia, Septima é uma bodega moderna e com vinhedos plantados aos pés dos Andes, a 1050 m de altura sobre o nível do mar. O nome Septima corresponde a diferentes e curiosos motivos: é a sétima bodega do grupo, é o número da sorte na cultura latina, tem fácil pronúncia e também é o sétimo dia da semana, dia do repouso e do descanso. Vinho perfeitamente recomendado. Muito perfumado e extremamente encorpado. Safra de 2007, esperei até hoje para abri-lo, confesso que um pouco receoso mas estava em perfeitas condições. Esse vinho tem excelente custo beneficio. É siciliano e harmoniza delicadamente com muita coisa boa! Não vou abri-lo hoje mas amanhã, num grupo. Ele merece ser bebido entre amigos!! Salute!! Viva o Vinho!!! Acho que já postei em uns 3 lugares diferentes, mas creio que esse é nosso grupo... rs Muito gostoso esse vinho, com carnes ou macarrão, especialmente gostoso em noites frias como hoje Para comemorar o 1º aniversário do Viva o Vinho, abrimos um ícone nacional!! Finalmente, estou tomando o tão comentado Lote 43! Um vinho complexo, que mesmo sendo decantado, para mim ficou melhor depois de 15\' em taça. Vale a pena! Parabéns!!! #1anovivaovinho
Eduardo Carrano - São Paulo (SP)
Wellington Franco - São Paulo (SP)
Natali Amaro Matos - Miguelópolis (SP)
Erika de Campos - Belo Horizonte (MG)
Erika de Campos - Belo Horizonte (MG)
Dalvan Aguiar - Santa Maria (RS)
Bruno Moraes - Niterói (RJ)
Anne Caroline Gonçalves - Sorocaba (SP)
Rafael Vechiato Freitas
Vanessa Barroso - Rio de Janeiro (RJ)
Vanessa Barroso - Rio de Janeiro (RJ)
Leonardo Barcellos - Passo Fundo (RS)
Leonardo Barcellos - Passo Fundo (RS)
Harison Araújo - Reduto (MG)
Igor Pimentel - Sobral (CE)
Maria Isabel Ferraz Rodriguez
Ligia Chemin Le Talludec - São Paulo (SP)
Marta Loreta Di Iorio Tavares - São Paulo (SP)
E podem começar a se preparar para o próximo evento: será no último final de semana de julho, de 29 a 31, com o tema Vinhos do Chile. A gente facilitou novamente, não? Para este evento, teremos uma surpresa. Aguardem as novidades!